Khalil Gibran
(vitoriars)
Escritor libanês, Gibran Khalil Gibran nasceu em 6 de dezembro de 1883; descendente de um coletor de impostos que bebia e jogava porém do lado materno descendente uma linhagem de intelectuais e religiosos maronitas. Apesar não possuir educação formal, aprendeu inglês, francês e árabe; revelando uma paixão por Leonardo da Vinci aos seis anos.
Aos onze anos emigrou para América, com a família permanecendo somente o patriarca no Líbano, ao chegar estabeleceram em um bairro chinês de Boston numa comunidade de imigrantes libaneses; sua mãe passou a trabalhar como costureira e o irmão mais velho abriu um armazém. Na América passou a freqüentar a escola, teve aulas de desenho e serviu como modelo e desenhista do fotógrafo Fred Holland Day.
O retorno as tradições ocorreu em 1898, quando foi fequentar a escola Al Hikma, em Beirute. Estudou literatura francesa romântica e árabe, seu retorno ocorreu no ano de 1902 via Paris; porém as mazelas da tuberculose e câncer, levaram a permanecer somente Gibran e Mariama, sua irmã caçula.
A carreira como escritor começa em 1905 com lançamento de Almusiqah, seu primeiro livro, seguindo mais artigos e livros com a maioria criticando o Estado e Igreja, até que em 1908, os poemas em prosa, intitulados Al-Arwah AL Mutamarridah, acaba proibido pelo governo sírio e Gibran excomungado pela Igreja Síria.
Em 1910, após dois anos em Paris e estudos de pintura na École des Beaux-Art e na Académie Julien, fazendo uma exposição na última nesse ano.
No retorno aos Estados Unidos da América, viveu em Nova York trabalhando como pintor fazendo exposições regulares. Em 1912, publicou BroKen Wings, uma novela e 1915 aparece com The Perfect World e The Madman,em 1918; seus primeiros trabalhos em inglês.
No ano de 1920, tornou-se um dos fundadores da sociedade literária Arrabitah ou Laço de Pena e em 1923, publica sua obra-prima, O Profeta, com sucesso imediato.
Gibran faleceu em 10 de abril de 1931 vítima de insuficiência hepática e tuberculose incipiente.
Resumos Relacionados
- Cartas De Amor Do Profeta
- Asas Partidas
- The Prophet
- Os Segredos Do Coração (les Secrets Du Coeur)
- Os Mais Belos Pensamentos De Gibran
|
|