Visita Domiciliar
(vitoriars)
Artigo
VALENTE,S.H. et al. Estudo Fenomenológico sobre a visita domiciliária do enfermeiro a família no processo de terminalidade.Rev.Esc.Enferm.USP.2009.ano 43.vol.3:p.655 – 661.
Resumo
Estudo realizado com enfermeiros do Programa de Saúde da Família (PSF) na visita domiciliar (VD) em famílias vivenciando a terminalidade. Expõe de que trata o PSF criado em 1994 como forma de modificar a atenção primária no sistema de saúde; sendo a VD uma ferramenta na prestação da assistência.
Metodologicamente baseou-se na fenomenologia de Martin Heidegger, na análise do discurso dos entrevistados, utilizando sua concepção da ontologia existencialista. Nos resultados destaca a identificação dos enfermeiros com a família, em tal grau de envolvimento que o não conseguir solucionar ou confortar com a assistência prestada leva ao sentimento de frustração em sentido oposto o distanciamento do núcleo familiar durante a VD é apresentado na forma de estratégia por alguns profissionais como escape aos sentimentos.
A tecnologia do ambiente hospitalar foi bastante lembrada como necessária para assistência ao cliente, cabendo uma consideração quanto ao fato de um possível despreparo desses profissionais para lidar com o fenômeno da terminalidade em uma tentativa de prolongar vida e assim uma cura, algo para qual são condicionados em muitos casos desde a graduação, passando desapercebido o sentido humano do cuidar do ser.
Apresenta a criação de novas estratégias dentro do PSF para melhor preparar os profissionais enfermeiros na prestação de serviço domiciliar aos clientes em estado terminal que tem por direito escolher o local de sua finitude.
Resumos Relacionados
- Distanásia E Uti
- Home Care Ou Assistência Domiciliar: Uma Modalidade De Assistência à Saúde
- Convivendo Com O Ser Morrendo
- A Morte Para Estudantes De Enfermagem
- Avaliação Multidisciplinar Do Paciente Geriátrico-pelo Enfermeiro
|
|