As Filhas de Aristeu.
Na Grécia antiga, os gregos ja praticavam a apicultura pelos menos 3000 ano a/C. O mel era utilizado em dias de festas, casamento e comemorações especiais, porque era um elemento sagrado dos deuses. Além do mel, se usava também a própolis na medicina para curar enfermidades, ciatrizar feridas pois, isso ja vinha sendo observado pelos antigos o uso desta substancia nas colméias para mumificar os insetos grandes ou predadores que por acaso viesse atacar a colméia.
Ora, na medida em as abelhas vão morrem, dentro da colméia , as operaria retiram e jogam fora, mas se morre um inseto maior ou outro predador como exemplo, ratos, cobras, lagartos, aí fica impossivel das operarias retirarem, a solução é usar o plano " B ", ou seja , mumificar o intruso para não contaminar a morada das abelhas, utilizando para isso um produto caríssimo no mundo de hoje - a própolis. No mundo moderno , as pessoas direto ou indiretamente usam a propolis em larga escala em qualquer país do mundo, principalmente na europa. Ela é utilizada na colmeias para fechar as frestas em épocas de frio, colaros favos de cria e mel, munificar insetos mortos, na vida moderna é utilizada para fabricar verniz, tintas , acetona, batons, colas, cremes , shampos , na medicina é utilizado como antiflamatorios para gargantas e cicatrizante em forma de gel , creme e pomadas.
Voltando a Grécia. Nos tempos antigos, nossas abelhas eram mantida como inseto sagrado pela as inumeras religiões daquela época , os romanos quando iar para a guerra , usavam capacetes e escudos com um desenho de uma abelha bem na fente, diziam que eram uma proteção especial dos deuses. Na antiga babilonia, as pessoasdiziam que o mel das abelha trazido das nuvens , ja em Alexandria, a idéia era que as abelhas haviam trazido o mel dos planetas e que tinha o poder de curar as feridas dos homens. Na antiga Arcadia, nascera uma criança, diz a historia que ele fora alimentado por duas deusas que usavam com alimento necta de ambrosia e mel misturado com a geleia real, isso , segundo a história , tornaria Aristeu um homem sábio, puro, poderoso e imortal.
Quando adulto, Aristeu fora um grande matemático, pensador, professor , instrutor, filósofo, ensinou as comunidade a plantar e cultivar o solo, instruiu , pela primeira vêz , o uso do esterco de gado nas plantações de uvas e oliveiras. Aristeu também foi músico, escreveu poemas, pintava em hoas vagas.
Seu principal trabalho deixado para a humanidade foi a arte de se criar abelhas. Ele foi considerado o pai das abelhas, pois foi o primeiro homem no mundo a praticar , estudar e domesticar as abelhas, por isso , hoje conhecemos as abelhas como as filhas de Aristeu .
Em uma comunidade de abelhas , existem tres castas: Rainha , Zangão e Operarias. Uma colonia completa deve ter uma média de 80.000 operárias, onde todo trabalho é de exclusividade delas a começar pela limpeza da colméia, isso a contece logo que nascem, qualquer sugeira que apareca no interior , elas tira para fora, oumesmo quando morre uma abelha . Após este período ela passam para a fabriacação da geléia real e alimentam as larvas e a rainha. Depois passam para outro estagio, tranportar água para toda sua familia. Nesta hora , as abelha do sertão sofrem por que a água está muitas vezes longe da colméia. Só lembrando que uma colméia consome por dia 500ml de água . Quanto maior a distancia e o calor , maior o sofrimentos deste queridos insetos.É preciso cuidar das filhas de Aristeu, colocar água proximo das colméias. Por útimo, as operarias em sua fase final, ela trabalham colhedo polen e nectar para fabricação de mel. Uma abelha operária vive 45 a 52 dias, trabalhando dia e noite, só para se ter uma idéia, para se fazer um quilo de cera , ela tem que comsumir 10 kg de mel. Haja sofrimento! Quanto a rainha, essa não trabalha, alimenta se de gelaia real a vida toda e seu trabalho é simplesmento colocar ovos fecundos ou não. Uma rainha nasce ao 15 dias, ´pde viver até 3 anos, porém para uma apicultura convencional , não é viável por que diminui a postura. Uma rainha boa , coloca por dias mais 2500 ovos, isso é muito bom. Quando ela nasce, após cinco dias , ela saí para cruzar com ozangão, aí ela libera um feromônio no ar para chamar atenção dos machos. Quando acontece o cruzamento, o macho infelizmente morre , isso é da bilogia da abelha , é normal. A rainha chega a cruzar com varios machos , até 15. Depois deste periódo,começa então a postura da rainha. É neste momento que oa picultores se sentem felizes , pois as abelhas estão forte, e grande população de operarias.Quando uma rainha morre, as operarias sentem tristeza, um barulho estranho, abelhas estressadas , aprodução diminui, e logo começa nascer bastante zangões. Isso é um mal sinal.
Os zangóes são os machos da colonia, também , como a raniha, não trabalham. Nascem com 24 dias, vivem pouco mais de um mês. Seu unico trabalho é cruzar com a rainha para a produção de óvulos fecundadas. O zangão não tem pai, somente mãe, pois ele é gerado de um óvulo neutro , ou seja , não fecundado, ja pensou ??
Aristeu deixou muitos escritos , que hoje tem sido de grande importancia para os apicultores , pesquisadores, estudente e todos que apreciam a natureza. è imortante a leitura deste artigo e outos ligados ao assunto , para que o leitor possa , de fato sintir se mais avontade.
[email protected]