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Liderança
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Estatísticas mundiais revelam que apenas 2% das pessoas que decidem fazer dieta ou abandonar um vicio são bem sucedidas, as demais 98% desistem pelo caminho. É Fato, poucos realmente tem força de vontade por natureza e mesmos estes as vezes se acomodam.
 Como aumentar a perseverança, motivação comprometimento, autoconfiança, versatilidade, paixão por resultados? Vamos ser honestos, trabalhar estas qualidades em você mesmo já deve ser muito difícil. Um lider tem de trabalhar estas qualidades em outras pessoas subordinadas a ele, não é uma tarefa fácil.
 Antes de aprofundar em conceitos de liderança vamos analisar um case de sucesso. 
Salin Mattar, da Localiza, conseguiu enxergar a 30 anos o que realmente faltava no mercado de locações e hoje é dono da maior locadora do país. Administra uma frota de 30 000 veículos e mais de 320 agências em 238 cidades do país e do exterior. Como ele chegou lá? Com certeza não foi fácil. A localiza foi fundada em 1973, durante o período do primeiro choque do petróleo, com 6 fuscas usados e comprados a crédito. A estratégia desde então adotada foi de qualidade total, bons serviços e diferenciação. Qualquer um pode entrar no site da Localiza e no campo institucional ver esta informação e cada passo importante que a empresa deu. Tomadas de decisões em horas exatas, como  na dívida externa em 1983, como o capital era escasso e o custo elevado, foi adotado a estratégia de franchising.
Em 1990, crise Plano Collor adotaram a estratégia de vender seus carros “seminovos” diretamente aos consumidores finais, a partir de 1991.
Em 1997, adotou a estratégia de capitalizar a empresa, 33,3% das ações geraram US$ 50 milhões. Estes são apenas alguns exemplos de boas tomadas de decisão. Você acredita que tudo isto foi feito somente por Salin Mattar. Com certeza não, o que poucos sabem é que a Localiza  foi uma das primeiras empresas brasileiras a distribuir lucros para seus funcionários , isto também esta no site.
Indo ao assunto, existem algumas características que são fundamentais que um lider desenvolva:
- Poder de persuasão. Um lider tem que saber persuadir seus subordinados. Gosto da palavra persuadir porque é diferente de mandar, característica de um chefe. Para conseguir com que as pessoas façam o que você acreditando que é exatamente o que elas querem fazer. Para isto o fundamental é ganhar a confiança de seus subordinados e a melhor maneira de se conseguir ganhar confiança é liderar pelo exemplo. Mostre que suas idéias dão certo.
- Planejamento. Um líder não age sem pensar. Planeja seus passos. Tem objetivos definidos e sabe quais caminhos que ele e sua equipe tem de percorrer para atingir suas metas. Qualquer falha em processos por falta de planejamento gera desconfiança logo as pessoas não irão te escutar. Um bom planejamento segue as etapas: - Análise completa; Sintese de SWAT (Pontos fracos; Pontos fortes; Oportunidades; Ameaças); Objetivos; Plano para atingir os objetivos (Ações); Levantamento de Custo; Análise Custo X Benefícios; Cronograma de ações; Conclusão. É o mínimo necessário para saber orientar pessoas.
- Bons hábitos. Estes são: -Gestão de tempo; -Gestão de prioridades (Trabalhar o que realmente importa, não perder tempo com detalhes); -Polidez (Usar corretas normas de tratamento e abordagem). Sugestão de estudo, Franklin Covey e os 7 habitos.
- Agilidade. Pensar rápido, para tomar decisões coerentes, mas rápidas. Teoria do quem comeu meu queijo.
- Resiliência. Facilidade em auto-recuperação. Saber sofrer e recuperar-se. Não carregar mágoas e ressentimentos. Não transpassar emoções sem planejamento ou controle.
- Senso ético. Estude ética.
- Senso crítico. Auto criticar-se constantemente. Auto avaliação. Criticar constantemente a eficiência de seus passos e de sua equipe. Aprender a usar sistema de feed-backs em nível mínimo de 180º (Chefe-Subordinado; Subordinado-Chefe). Se possível trabalhe 360º (Um mesmo profissional é avaliado por uma rede de outros profissionais, que pode incluir pares, subordinados e até clientes.).
- Trabalhar eficácia além de resultados. Estude eficácia. Sugestão Peter Drucker, homem de 7 ofícios.
Para ser um líder completo todos esses pontos acima abordados são fundamentais. Tenho certeza de que dedicando seu esforço para treinar esses apontamentos você será um exemplo na empresa que trabalha ou empresaria. Não esqueça então do último e mais importante de todos os pontos:
- Evoluir sempre. Treine, treine, treine. Estude, estude, estude.



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