Cuidados paliativos e crianças
(vitoriars)
Artigo
Floriani CA. Home-based palliative care: challenges in the care of technology-dependent children. J Pediatr (Rio J). 2010;86(1):15-20.
Resumo
Artigo de revisão de literatura sobre o cuidado paliativo no domicílio a crianças; inicia com a história dos hospices, locais preocupados com a prestação de cuidados paliativos citando o Helen House da Inglaterra criado 1982 e o primeiro hospital com serviço de cuidados paliativos na pediatria, o St. Mary’s Hospital em 1985, porém com sua unidade fechada em 1990.
Traz o conceito de cuidados paliativos pediátricos da Association for Children’s Palliative Care (ACT) em conjunto com Royal College of Paediatrics and Child Health, segundo esta: cuidados paliativos para criança e adolescentes são condições de um cuidado total e ativo envolvendo fatores físicos, biológicos e emocionais, melhorando a qualidade de vida do cliente e família.
Faz uma distinção entre os conceitos de “condições limitadoras da vida” e “condições ameaçadoras à vida”, referem-se aquelas onde não existe esperança de cura ocorrendo uma deterioração e maior grau de dependência das crianças com o tempo em contrapartida aquelas condições que existe tratamento, mas que pode ocorrer falha, respectivamente.
As condições limitantes podem ser subdivididas em quatro grupos:
Ø Crianças potencialmente curativas, mas que podem apresentar ao longo de sua evolução necessidade de cuidados paliativos;
Ø Criança com condições crônicas de caráter progressivo onde o uso de tecnologia pode prolongar a vida nesses casos existe uma junção entre cuidados curativos e paliativos;
Ø Crianças com condições que limitam a vida por anos e não existe tratamento curativo, nestes casos são necessários como objetivo primário a implantação de cuidados paliativos e
Ø Crianças com condições severas irreversíveis e não progressivas, neste caso o cuidar deve ser discutido com a família.
Resumos Relacionados
- La Edad De Oro
- Cuidados Maternos E Saúde Mental
- No Espelho...
- "como Escolher, O Pet Ideal, Para Seu Filho".
- Cuidar E Ajudar A Cuidar
|
|