Criatividade ! Fatos e boatos ...
()
O fato é, muito do que se diz e propaga sobre a criatividade não passa de boato. Se perguntasse onde estão os cérebros mais criativos do mundo, certamente a maioria das respostas concentrar-se-iam nos Estados Unidos, no Japão, na Alemanha, na Inglaterra, e todas estariam erradas de acordo com a publicação da revista Mundo Corporativo nº 10 em 2005, pela Deloitte, o Índice Global da Classe Criativa (IGCC) a hegemonia norte-americana sobre o grupo dos melhores e mais brilhantes profissionais do mundo pode estar ameaçada, à medida em que os EUA não estão nem entre os dez primeiros países do mundo na relação entre o número de profissionais de classes criativas e o total de trabalhadores:Posição País % de profissionais na classe criativa:1º Irlanda 33,5%2º Bélgica 30,4%3º Austrália 30,1%4º Holanda 29,5%5º Nova Zelândia 27,1%6º Estônia 26,2%7º Reino Unido 25,7%8º Canadá 25,0%9º Finlândia 24,7%10º Islândia 24,1%11º EUA 23,6%Fonte: Compilação e análise dos professores Richard Florida e Irene Tinagli a partir de dados do Birô de Estatísticas do Trabalho dos EUA e da Organização Internacional do Trabalho. Bastante divulgado nos meios de comunicação em massa é a “pirataria” na Internet atribuída ao crime organizado. Desconhecer esta realidade seria ingenuidade, mas atribuir ao “crime organizado”, é um exagerado boato! Quando não, uma tentativa de manipular a opinião pública para atender aos interesses mercadológicos das indústrias dos segmentos afetados. O fato é que, a Internet foi popularizada e disseminou-se pelos quatro cantos do planeta, com isto copiar uma mídia (filme, videogame, música, etc) lançada no mundo em poucas horas tornou-se brincadeira de criança e passa-tempo de aposentados. Forme a sua própria opinião sobre este assunto, faça uma pequena pesquisa à sua volta para constatar quantas pessoas que você conhece dentro dos seus círculos familiar, de amizade e profissional são possuidoras de computador com acesso à Internet em casa, ou senão freqüentam uma lan house ou em seu ambiente de trabalho, e quantos deles têm instalado em suas máquinas, um gravador de CD, um software de gravação e um software de compartilhamento de dados. Acredito firmemente que, no combate à famigerada pirataria está faltando criatividade para driblar a concorrência da Internet, e neste sentido valem todos os meios para conquistar o consumidor, ávido por novidades. Após a minha caminhada neste final de semana fui tomar café num Cyber, e aproveitar para colocar em dia a minha cultura geral, e quando estava bisbilhotando a sessão de CD’s e DVD’s vi algo que atraiu o meu desejo de consumidor. Era um CD de Cantigas para Danças Circulares, que eu procurava há muito tempo, e seria um CD como outro qualquer se não fosse a sua embalagem “diferenciada” de lata arredondada, e com detalhes e motivos do tema das músicas. Se não bastasse, o preço era convidativo, não titubeei comprei o CD para utilizá-lo em minhas atividades de treinamento e desenvolvimento de pessoas.Eu e minha esposa aos domingos sempre levamos a nossa filha caçula, ou melhor, a rapa do tacho para brincar na praça, e aproveitamos para tomar o café da manhã em alguma padaria, de ambiente agradável, e procuramos diversificar os locais de acordo com a qualidade no atendimento. Mas, em duas das padarias que costumamos fazer a nossa refeição matinal sempre dão um “mimo” para a nossa bebe, “quer conquistar os pais, ganhe os filhos”, geralmente uma bala (que deve ser mole), um pirulito ou um chocolate são os melhores para cativar os pequeninos. Na última oportunidade que estivemos numa dessas padarias, para não perder o costume, e o cliente, o dono da padaria ofereceu uma guloseima qualquer diferente do habitual, ao que a sua consumidora infantil, e não menos exigente, retrucou: - Quero a “bahinha” – que para um bom entendedor de “bebeirês” significa “balinha mole”. Todos rimos da atitude dela. No entanto, serviu de lição para ambos. Dirigi-me ao dono do estabelecimento e lhe disse em tom de brincadeira: - Atendimento de relacionamento...! Meu caro. Em ato contínuo ele confirmou: - É C.R.M (Customer Relationship Management, traduzindo para o português é Gestão do Relacionamento com o Cliente). Ou seja, se ele quiser a nossa fidelidade aos domingos de manhã, deverá manter um estoque de “balinha mole” para oferecer à sua cliente, uma fã dos seus mimos.Esses dias tivemos a oportunidade de acompanhar os noticiários do evento da “Parada Gay”. Entretanto, o que mais chamou a minha atenção foi o movimento financeiro, a infra-estrutura e a logística envolvidos para atender e recepcionar os milhares de visitantes. Diga-se de passagem, foi recorde de visitantes. Obviamente a disputa entre os fornecedores de serviços acirrou-se, camelôs, restaurantes e principalmente os hotéis buscaram de forma criativa maneiras para atrair o maior número de clientes. Em entrevista ao telejornal um gerente afirmou que: - “Para superarmos a concorrência, de preços mais baixos, oferecemos mimos aos nossos hóspedes, com este diferencial conseguimos alavancar bons negócios e fechar excelentes pacotes para o período da festividade”.O fato é um só, desde os pequeninos até os consumidores mais idosos, todos queremos ser mimados por nossos fornecedores de serviço e/ou produto, de forma que nos sintamos tão bem quanto nos sentíamos no colo de nossas mães. Só com a criatividade e a inovação contínuas o empresário formal conseguirá vencer as concorrências dos baixos preços e das práticas desleais do mercado informal.
Resumos Relacionados
- A Empresa De Aquecedores
- Serviços De Freelancer, Como Podemos Trabalhar Em Casa?
- Marketing Na Captação E Fidelização De Clientes
- Http://emprego-e-carreira-online.com.br/trabalho-pela-internet.html
- Melhore Seu Atendimento Ao Cliente.
|
|