Mega Previsões - Realidade ou Disparates?
(Carlos Rossi; ?Mega Arquivo)
Mega Previsões - Realidade ou Disparates?
O final do século 19 foi repleto de sonhos e utopias, o contrário do desfecho do século 20; melancólico, pessimista e meio apocalíptico, mas com a vantagem de não enganar. Não só na Europa, os inventos e descobertas, o progresso e a civilização previam a redenção do homem pela ciência e tecnologia. No Brasil, a chegada da luz elétrica, recém descoberta, foi triunfal. Hoje, vivemos em um estado de crise de processo civilizatório e do próprio homem. De sua incapacidade de superar o instinto de destruição, violência e morte e sua impotência diante ad compulsão a guerras, massacres e genocídio. Espera-se que tal quadro sinistro leve a superação e ao crescimento.
Na Medicina - A cicatrização de feridas cirúrgicas ainda é um processo sem controle preciso. Um dos grandes desafios da medicina é conseguir a cicatrização perfeita, sem a presença de elementos fibrosos. Pesquisas com materiais biocompatíveis vem sendo realizadas paralelamente ás demais descobertas da biotecnologia. Passam-se os séculos e o ser humano continua em sua busca da eterna juventude e imortalidade. Compreender e deter os processos biológicos do envelhecimento ainda é um dos grandes desafios da ciência. A engenharia genética poderá retardar o processo, impedindo a degradação celular. Centros de pesquisas médicas desenvolverão técnicas especiais e órgãos do corpo, a partir de células-tronco, que são estruturas básicas presentes no organismo.
Música - Há 3 séculos, para um músico sobreviver dependia de favores da igreja e da aristocracia, mas a introdução do profissionalismo na primeira metade do século 19, os intérpretes ganharam status. Atualmente, arte é um produto de consumo que segue leis de mercado baseadas na relação oferta-procura. Formatos como o mp3 são o sucesso do momento.
Cinema - O negativo fotográfico continua a ser a forma mais perfeita de preservação da imagem ainda; mas na nova constituição do negativo, há materiais cada dia mais raros, como a prata. A indústria audiovisual tem apostado nas pequenas câmeras numéricas.
Resumos Relacionados
- Medicine In 21st Century
- Ciência & Tecnologia
- Células Tronco
- Biotecnologia
- "folha Do Meio Ambiente"
|
|