Expressão Pessoal - Gestão da Comunicação com o Cliente!
(Luiz Carlos Fernandes Navarro)
Discorro neste excerto algumas dicas para o desenvolvimento das habilidades necessárias para uma boa Gestão da Comunicação com o Cliente, e desta maneira contribuir com o despertar do talento da expressão pessoal. Algumas recomendações sobre a linguagem corporal, as quais podem ser de grande utilidade em seus processos de comunicação com os seus clientes. Preste atenção a elas e boa negociação! A saudação: um bom ponto de partida. Convém ter uma atitude corporal de abertura. Uma vez que este é o primeiro sinal de contato, é importante estar consciente de como se encontra o corpo. Uma forma de abertura imediata consiste em apontar o peito para o da pessoa a quem se está conhecendo ou que se tem interesse em abordar (chamada atitude de coração a coração). Em segundo lugar vem o contato visual. Seja o primeiro a oferecê-lo com um olhar direto nos olhos (contato real). Seja também o primeiro a sorrir. Assim, se ganha a atenção da pessoa. A saudação verbal é o passo seguinte; deve ser de acordo com a formalidade em que se encontra a pessoa (oi, olá, boa tarde) e também dependerá dos costumes locais. Para finalizar a primeira aproximação, é necessário apresentar-se; em seguida vem a sincronização com a linguagem corporal do interlocutor, que é o último passo para se propiciar uma conexão imediata. Evite piscar constantemente, uma vez que isso denota vacilação e insegurança. Contato Visual: em todo momento procure fazer com que seu olhar seja direto e estabeleça contato visual com seus interlocutores; isso revela sinceridade e decisão. Cacoetes: não morda os lábios nem os molhe com a língua, uma vez que esses são sinais de timidez, insegurança, hesitação e indecisão. “Boca fechada não entra mosquito”: mantenha a boca sempre fechada e ambos lábios unidos enquanto escuta seu interlocutor. Isso demonstra calma e segurança em si mesmo. A boca aberta e a mandíbula caída sugerem nervosismo, pressa, assombro e surpresa. Postura elegante: mantenha sempre uma posição apropriada e evite os movimentos constantes e abruptos; estes denotam intranqüilidade, nervosismo, temor e falta de controle. Concentração: mantenha-se atento, porém impassível, enquanto os outros lhe falam. Evite fazer movimentos com seu corpo diante de uma frase que lhe provoque surpresa ou com a qual não esteja de acordo. Faça saber sua opinião no momento oportuno, não antes. O que fazer com as mãos: controle o movimento de suas mãos e mantenha-as visíveis. O recurso da voz: sua voz deve ter um tom moderado, sem hesitações. Uma voz vacilante transmite insegurança e timidez. Geralmente revela que a pessoa não domina o assunto de que está falando ou que seus conceitos não são firmes nem definidos. Se você abaixa o tom de sua voz, com premeditação, para obrigar o público a prestar atenção, está manipulando e demonstrando superioridade. Autocontrole: ao falar, mantenha sempre o controle de si mesmo, ainda que se veja envolvido em uma discussão intensa. Não se esconda: se desejar ganhar a confiança dos ouvintes que tem diante de si, não permita que um objeto se interponha entre vocês, por exemplo, uma escrivaninha. Conquiste pela empatia: procure integrar-se a seus ouvintes e adequar seu vestuário às características sociais e econômicas dos que te cercam (por exemplo, se vai a uma comunidade pobre, não deve se apresentar com roupa formal). Conheça antecipadamente o público: informe-se sobre as características culturais da comunidade aonde vai se apresentar para evitar situações incômodas (por exemplo, se é um homem, deve conhecer o tratamento adequado para com as mulheres casadas). Evite postura de fechamento: procure não cruzar os braços na frente do corpo, uma vez que é uma atitude de franca defesa ou rejeição. Não cubra sua boca com as mãos enquanto fala; isso denota que não se está dizendo a verdade ou que há insegurança de sua parte. Relaxe: procure ter uma postura descontraída.A expressão pessoal vai muito além da linguagem corporal, esta é apenas um dos aspectos importantes para a boa comunicação.
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