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A arte da comunicação.
(Luiz Carlos Fernandes Navarro)

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Comunicação é, numa definição rápida, o processo de troca de informações entre pessoas, empresas e nações. Este processo ocorre em vários níveis permitindo a interação e a retroação de maneira formal ou informal, numa conversa face-a-face, através de gestos com as mãos, a fala, a escrita e a utilização de tecnologia. O ato de comunicar é a materialização do pensamento-sentimento em signos conhecidos pelas partes envolvidas. Estes símbolos são então transmitidos e reinterpretados. Os componentes da comunicação são: o emissor, o receptor, a mensagem, o canal de propagação, o meio de comunicação, a resposta (feedback) e o ambiente onde o processo comunicativo se realiza. Com relação ao ambiente, o processo comunicacional sofre interferência do ruído e a interpretação e compreensão da mensagem está subordinada ao repertório.  Quanto à forma, a Comunicação pode ser verbal, não-verbal e mediada.É inegável que no mundo globalizado o maior patrimônio, de quem quer que seja, é a boa imagem e a melhor forma de obtê-la e mantê-la é aplicar, em sua plenitude, a comunicação como ferramenta de marketing institucional, empresarial e ou pessoal. Desta forma, a comunicação em qualquer âmbito tem que ser persuasiva, a mensagem desejada deverá ser emitida de forma consciente pelo canal apropriado para conseguir o efeito calculado sobre a atitude ou comportamento de um receptor específico.Os modelos de comunicação persuasiva são: O Modelo Retórico é utilizado especialmente para o treinamento de oradores. Tradicionalmente cinco são as partes do estudo da retórica: 1 - Descoberta de argumentos; 2 - Arranjo das idéias; 3 - Descoberta da expressão apropriada para cada idéia; 4 - Memorização do discurso; 5 -Apresentação do discurso para uma audiência. O Modelo Propagandístico, do latim moderno, propaganda quer dizer "para ser espalhado". É um modo específico de se apresentar uma informação, com o objetivo de servir a uma agenda. Mesmo que a mensagem traga informação verdadeira, é possível que esta seja partidária, não apresentando um quadro completo e balanceado do objeto em questão. Seu uso primário advém de contexto político, referindo-se geralmente aos esforços patrocinados por governos e partidos políticos. Uma manipulação semelhante de informações é bem conhecida, a publicidade, mas normalmente não é chamada de propaganda, ao menos no sentido mencionado acima. Modelo de Negociação, o objetivo de todo negociador é ganhar, mas há formas diferentes de ganhar. Eu ganho, você perde, esta forma sempre às custas de uma das partes. Eu ganho, você ganha, ambas as partes atingem os seus interesses através de um acordo. Esta é a forma autêntica. "Eu sempre ganho. Você sempre ganha. Poderia haver coisa mais justa do que isso?". Esta é a negociação eficaz, ou seja, a negociação ganha / ganha. 



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