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Bem-Vindo ao Judaísmo - retorno e conversão
(Maurice Lamm)

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  "E Eu terei compaixão daqueles que não obtiveram compaixão; e Eu direi aos que não são Meu povo: "Tu és Meu povo"; e eles dirão: "Tu és meu Deus". (Pessachim 87b).Contemplar a conversão religiosa com tudo o que acarreta e tomar um caminho radicalmente diferente demonstra seriedade de propósito, desejo, disponibilidade para mudar e corajosa determinação. Estas qualidades definiram precisamente o primeiro judeu, Abrahão, que rompeu com as convicções de sua família e partiu sob as ordens de Deus para uma jornada ao desconhecido, mas que o levou à Terra Prometida. Portanto, a seriedade, o dessejo de mudar e a determinação são traços cruciais à viagem espiritual. Por si só, eles já capacitam o candidato à conversão a explorar a religião e o povo judeu.Deus ama o convertido. Na Bíblia, ele instrui os judeus a fazzeer o mesmo nada menos que trinta e seis vezes - com sucesso apenas parcial. Por que se exige amar os convertidos - algo ainda mais difícil do que a mitsvá de amar o próximo, que já é quase impossível de cumprir?Uma possível resposta, que conecta historicamente os recém chegados aos judeus é a frase bíblica: "Lembrai-vos que fostes estrangeiros no Egito". Esta lembrança de algo que o povo judeu sentiu na própria pele deve provocar uma atitude positiva em relação aos convertidos.Outra possível resposta é expressar a admiração por essa pessoa que tem a integridade de caráter de tomar esta decisão, apesar de seus sentimentos e dos possíveis riscos futuros. Independentemente da motivação original do convertido, o que Deus diz a Seu povo não constitui nem uma sugestão e nem uma cortesia mas, sim um mandamento: "Amai o convertido".Para o judaísmo não há problema teológico em aceitar os convertidos. Os judeus são um povo, não uma raça, e estão de braços abertos para todas as pessoas sinceras e retas, sem qualquer distinção de cor ou crenças anteriores. De fato, conforme a lei judaíca o povo judeu é tecnicamente considerado gói (povo) e não mishpachá (família) - que lida com linhagens de sangue, "admitindo" forasteiros somente por casamento. Quando os não judeus sse convertem ao judaísmo, são considerados iguais aos judeus natos e, como eles, filhos de Abrahão e benê berit (filhos da aliança). São membros do "povo escolhido". Devido ao fato deste resumo ser dirigido também ao candidato à conversão que tem uma orientação não judaica, ele deverá considerar o conceito de Deus como o primeiro de todos os temas a serem abordados. O que se segue, portatno é uma visão geral destes axiomas, necessariamente muito breve e abordando somente os temas principais. Deus é Um.O Monoteísmo, autêntico e inflexível, é uma preposição para os judeus. Através da história, os judeus resistiram, muitas vezes com suas próprias vidas, à diluição, diminuição ou modificação desta idéia sublime. Que fique claro aos que desejam a conversão, que para os judeus Jesus não é o filho de Deus e nem o Messias ou um profeta.Deus é o CriadorNos ensinamentos judaicos, Deus não é uma abstração que reside confortavelmente acima das nuvens, mas um Deus vibrante, sempre envolvido, cuja energia criativa está constantemente em ação no Universo, como o Criador, Juiz e Redentor.Deus é o JuizAlém de ser o criador, o judaísmo proclama que Ele é o Juiz do munod que criou. Não há evento nem momento na história humana que Deus não o presencie como Juiz.Deus como Redentor da HumanidadeDeus intervém na história quando algo precisa ser redimido. Deus ao julgar as nações, não pretende ser vingativo mas redentor - salvar a humanidade dos perigos para sua felicidade e aperfeiçoamento finais.Ele é um Deus PessoalA crença judaíca em um Deus pessoal é baseada na convicção de que o Senhor do Universo, embora inimaginavelmente superior ao ser humano, está próximo e é acessível a ele. Ele é o Deus de cada ser: homem, mulher e criança.Espero que este pequeno resumo possa ajudar aqueles que buscam adotar a religião judaíca. Saiba que o judaismo estará pronto para recebê-lo, mas sob certas condições. Você deveseguir o protocolo da conversão e assumir o compromisso de adequar-se a um futuro religioso, atendendo assim às expectativas do judaísmo, dessa forma seu desejo em se converter será honrado e apreciado.



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