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Gestão parte 1
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INTRODUCTION TO MANAGEMENT AND ORGANIZATIONS
 
QUEM SÃO OS GESTORES?
 
Gestor - Alguém que trabalha com e através de outras pessoas, coordenando as suas actividades em ordem a alcançar os objectivos da organização.
A mudança da natureza das organizações e do próprio trabalho tem modificado as linhas de distinção clara entre os gestores e os não gestores.
A gestão envolve motivação, liderança, controlo e é feita pelo gestor, que colabora com outros que executam.
O gestor é alguém que toma decisões, implicando isto mais espaço, mais autonomia, mas também mais exigência e mais responsabilização.
 
Níveis de Gestão
 
Nas empresas existem diferentes níveis de gestão, pois os gestores também podem ser geridos.

Gestores de Primeira Linha (First Line Managers) – Gerem o trabalho dos não gestores, que estão directamente envolvidos com a produção e criação dos produtos da organização. Exemplo, tendo por base o organigrama em baixo apresentado: o Gestor de Comunicação, o Gestor de Vendas e o Gestor de Produtos.   
Gestores Intermédios (Middle Managers) – Todos os gestores situados entre os gestores de Primeira linha e os gestores de topo. Gerem os gestores de Primeira linha. Exemplo, tendo por base o organigrama em baixo apresentado: o Director de Marketing, o Director de Produção, o Director de Recursos Humanos e o Director Financeiro.
Gestores de Topo (Top Managers) – Responsáveis pelas decisões que envolvem toda a organização e pelo estabelecimento dos planos e dos objectivos para a totalidade da organização. Têm assim a responsabilidade máxima na empresa. Exemplo, tendo por base o organigrama em baixo apresentado: o Director Geral.

Quando uma empresa é dirigida por um Conselho de Administração, e não simplesmente por um Director Geral, é dirigida pelo chamado Board of Directors, sendo o seu elemento que mais dá a cara o C.E.O. ou seja, o Chief Executive Officer.

O QUE É A GESTÃO?
 
Gestão - É o processo de coordenar as actividades de tal forma que elas são desempenhadas de forma eficiente e eficaz, com e através de outras pessoas.
Elementos da definição: Processo, Coordenar, Eficácia e Eficiência.
 
Eficiência
 
Conseguir o máximo de Output (por exemplo produção) com o mínimo de Inputs (no caso, de recursos).
“Doing the things right”
Focaliza-se nos meios. Uma elevada eficiência significa um baixo desperdiço de meios e recursos.
 
Eficácia
 
Consiste em executar as actividades de tal modo que os objectivos sejam alcançados.
“Doing the right things”
Focaliza-se nos fins.
 
Assim, o desafio numa Gestão é portanto que ela seja Eficaz e Eficiente.
 
Processo
 
Representa a sequência de funções ou actividades primárias desempenhadas pelos gestores. Exemplo: A à B à C à D à E
Aqui, os Outputs de A representam os Inputs de B, os Outputs de B representam os Inputs de C, e assim sucessivamente. O output de uma actividade é o input de uma actividade seguinte, implicando uma alteração dos outputs em inputs.
 
Coordenar
 
     Distingue uma posição de gestão de uma que não é.
 
O QUE FAZEM OS GESTORES?
 
Processos e Funções de Gestão
 
     A conceptualização mais útil do trabalho do gestor:

Planeamento – definição de objectivos, a formulação de estratégias para alcançar aqueles objectivos, e o desenvolvimento de planos para integrar e coordenar as actividades.
Organização – determinação das tarefas que devem ser efectuadas, quem as executa, como são agrupadas as tarefas, quem reporta a quem, e onde as decisões são tomadas.
Direcção – dirigir e motivar todas as partes envolvidas e tratar os problemas de comportamento dos empregados.Controlo – consubstancia-se em monitorizar as actividades para assegurar que estão a ser efectuadas conforme planeado, bem como em encontrar as diferenças entre o planeado e o realizado.

Papéis do Gestor
 
Existem categorias específicas no comportamento dos gestores:


Interpessoal – envolvem pessoas e obrigações que são cerimoniais e simbólicas em si.
Informacional – receber, compilar e disseminar informações.
Decisional – envolve a tomada de decisões.


A ênfase que os gestores dão aos diferentes papeis parece depender dos seus níveis na organização.

Os 10 papeis do Gestor:
?  Interpessoal
1 -       Figurativo (funções sociais como representante da organização)
2 -       Líder (interagir com os subordinados, motivando-os e dirigindo-os)
3 -       Relação (estabelecer uma rede de contactos)
?  Informacional
4 -       Receptor (recebe informação quer do interior quer do exterior)
5 -       Disseminador (difundir no interior da empresa informação)
6 -       Transmissor (divulgar para o exterior informação importante)
?  Decisional
7 -        Empreendedor (agente de mudança positivo, tomando decisões de mudança e inovação)
8 -       Solucionador de Distúrbios
9 -       Distribuidor de Recursos
10 -     Negociador 

Aptidões do Gestor
 
Técnicas – conhecimento e expertise num determinado domínio especializado.
Humanas – capacidade de trabalhar bem com outras pessoas tanto individualmente como em grupo.
Conceptuais – capacidade de pensar situações complexas

?  Ver a organização como um todo;
?  Compreender as relações entre as diferentes unidades de gestão;
?  Visualizar a forma como a organização se adequa ao meio envolvente.

Gestão de Sistemas
 
Sistema – um conjunto de partes interdependentes e interelacionadas de tal forma que se produz um conjunto unificado. Este fornece um quadro mais geral e abrangente do que os gestores fazem do que qualquer outra perspectiva fornece.

Sistema Fechado – não é influenciado e não interactua com o seu meio envolvente.
           
Sistema Aberto – interactua com o seu meio. As organizações recolhem inputs no meio envolvente, transformam/processam os inputs em outputs, e distribuem os outputs no meio envolvente. 



Resumos Relacionados


- Gestão Parte 2

- Gestão Parte 3

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- Comportamento Organizacional

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