Gestão parte 1
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INTRODUCTION TO MANAGEMENT AND ORGANIZATIONS
QUEM SÃO OS GESTORES?
Gestor - Alguém que trabalha com e através de outras pessoas, coordenando as suas actividades em ordem a alcançar os objectivos da organização.
A mudança da natureza das organizações e do próprio trabalho tem modificado as linhas de distinção clara entre os gestores e os não gestores.
A gestão envolve motivação, liderança, controlo e é feita pelo gestor, que colabora com outros que executam.
O gestor é alguém que toma decisões, implicando isto mais espaço, mais autonomia, mas também mais exigência e mais responsabilização.
Níveis de Gestão
Nas empresas existem diferentes níveis de gestão, pois os gestores também podem ser geridos.
Gestores de Primeira Linha (First Line Managers) – Gerem o trabalho dos não gestores, que estão directamente envolvidos com a produção e criação dos produtos da organização. Exemplo, tendo por base o organigrama em baixo apresentado: o Gestor de Comunicação, o Gestor de Vendas e o Gestor de Produtos.
Gestores Intermédios (Middle Managers) – Todos os gestores situados entre os gestores de Primeira linha e os gestores de topo. Gerem os gestores de Primeira linha. Exemplo, tendo por base o organigrama em baixo apresentado: o Director de Marketing, o Director de Produção, o Director de Recursos Humanos e o Director Financeiro.
Gestores de Topo (Top Managers) – Responsáveis pelas decisões que envolvem toda a organização e pelo estabelecimento dos planos e dos objectivos para a totalidade da organização. Têm assim a responsabilidade máxima na empresa. Exemplo, tendo por base o organigrama em baixo apresentado: o Director Geral.
Quando uma empresa é dirigida por um Conselho de Administração, e não simplesmente por um Director Geral, é dirigida pelo chamado Board of Directors, sendo o seu elemento que mais dá a cara o C.E.O. ou seja, o Chief Executive Officer.
O QUE É A GESTÃO?
Gestão - É o processo de coordenar as actividades de tal forma que elas são desempenhadas de forma eficiente e eficaz, com e através de outras pessoas.
Elementos da definição: Processo, Coordenar, Eficácia e Eficiência.
Eficiência
Conseguir o máximo de Output (por exemplo produção) com o mínimo de Inputs (no caso, de recursos).
“Doing the things right”
Focaliza-se nos meios. Uma elevada eficiência significa um baixo desperdiço de meios e recursos.
Eficácia
Consiste em executar as actividades de tal modo que os objectivos sejam alcançados.
“Doing the right things”
Focaliza-se nos fins.
Assim, o desafio numa Gestão é portanto que ela seja Eficaz e Eficiente.
Processo
Representa a sequência de funções ou actividades primárias desempenhadas pelos gestores. Exemplo: A à B à C à D à E
Aqui, os Outputs de A representam os Inputs de B, os Outputs de B representam os Inputs de C, e assim sucessivamente. O output de uma actividade é o input de uma actividade seguinte, implicando uma alteração dos outputs em inputs.
Coordenar
Distingue uma posição de gestão de uma que não é.
O QUE FAZEM OS GESTORES?
Processos e Funções de Gestão
A conceptualização mais útil do trabalho do gestor:
Planeamento – definição de objectivos, a formulação de estratégias para alcançar aqueles objectivos, e o desenvolvimento de planos para integrar e coordenar as actividades.
Organização – determinação das tarefas que devem ser efectuadas, quem as executa, como são agrupadas as tarefas, quem reporta a quem, e onde as decisões são tomadas.
Direcção – dirigir e motivar todas as partes envolvidas e tratar os problemas de comportamento dos empregados.Controlo – consubstancia-se em monitorizar as actividades para assegurar que estão a ser efectuadas conforme planeado, bem como em encontrar as diferenças entre o planeado e o realizado.
Papéis do Gestor
Existem categorias específicas no comportamento dos gestores:
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Interpessoal – envolvem pessoas e obrigações que são cerimoniais e simbólicas em si.
Informacional – receber, compilar e disseminar informações.
Decisional – envolve a tomada de decisões.
A ênfase que os gestores dão aos diferentes papeis parece depender dos seus níveis na organização.
Os 10 papeis do Gestor:
? Interpessoal
1 - Figurativo (funções sociais como representante da organização)
2 - Líder (interagir com os subordinados, motivando-os e dirigindo-os)
3 - Relação (estabelecer uma rede de contactos)
? Informacional
4 - Receptor (recebe informação quer do interior quer do exterior)
5 - Disseminador (difundir no interior da empresa informação)
6 - Transmissor (divulgar para o exterior informação importante)
? Decisional
7 - Empreendedor (agente de mudança positivo, tomando decisões de mudança e inovação)
8 - Solucionador de Distúrbios
9 - Distribuidor de Recursos
10 - Negociador
Aptidões do Gestor
Técnicas – conhecimento e expertise num determinado domínio especializado.
Humanas – capacidade de trabalhar bem com outras pessoas tanto individualmente como em grupo.
Conceptuais – capacidade de pensar situações complexas
? Ver a organização como um todo;
? Compreender as relações entre as diferentes unidades de gestão;
? Visualizar a forma como a organização se adequa ao meio envolvente.
Gestão de Sistemas
Sistema – um conjunto de partes interdependentes e interelacionadas de tal forma que se produz um conjunto unificado. Este fornece um quadro mais geral e abrangente do que os gestores fazem do que qualquer outra perspectiva fornece.
Sistema Fechado – não é influenciado e não interactua com o seu meio envolvente.
Sistema Aberto – interactua com o seu meio. As organizações recolhem inputs no meio envolvente, transformam/processam os inputs em outputs, e distribuem os outputs no meio envolvente.
Resumos Relacionados
- Gestão Parte 2
- Gestão Parte 3
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- Comportamento Organizacional
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