BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Gestão parte 2
()

Publicidade
O QUE É UMA ORGANIZAÇÃO?

 
Organização - É um agrupamento deliberado de pessoas em ordem a alcançar um objectivo específico.

Características das organizações:

 É um agrupamento deliberado de pessoas em ordem a alcançar um objectivo específico.

Cada organização tem um propósito distinto;
Cada organização é composta de pessoas;
Todas as organizações desenvolvem uma estrutura deliberada.

As organizações de hoje têm adoptado:


Flexibilidade na estrutura do trabalho;
Comunicações abertas;
Maiores respostas às mudanças.

 
PORQUE ESTUDAR GESTÃO?
 
A Universalidade da Gestão
 
            A gestão é necessária em todos os tipos e tamanhos de organizações. E em todas as áreas e níveis organizacionais.
            As funções de gestão devem ser efectuadas em todas as organizações de todo o mundo.
 
Desafios de um Gestor
 
            Trabalho árduo. Lidar com personalidade diferenciadas. E procurar motivar os colaboradores num ambiente de incerteza.
 
Realidade do Trabalho
 
            Se queremos ser um gestor temos de desenvolver e construir certas características (as de um gestor). Muitas pessoas trabalham para um gestor. E algumas pessoas têm responsabilidade de gestão.
 
Recompensa de um Gestor
 
            Criar um ambiente que permita que cada um dê o melhor no trabalho. Dar oportunidade para pensar criativamente e usar a imaginação. Ajudar outros a encontrar significado e realização. Conhecer e trabalhar com uma variedade de pessoas.
MANAGEMENT YESTERDAY AND TODAY
 
LIGAÇÕES DA GESTÃO COM OUTRAS DISCIPLINAS
 
Disciplinas que influenciam a gestão:
?  Antropologia – trabalha com culturas e ambientes sociais.
?  Economia – preocupa-se com alocação de recursos escassos.
?  Filosofia – examina a natureza das coisas.
?  Ciência Política – efeito do ambiento político nos indivíduos e nos grupos.
?  Psicologia – procura medir, explicar e mudar o comportamento humano.
?  Sociologia – estuda as pessoas em relação com outras pessoas.
 
BACKGROUND HISTÓRICO DA GESTÃO
 
            As organizações têm existido há milhares de anos. Sendo que algumas das provas da existência das práticas de gestão são, por exemplo, a capacidade de criar as Pirâmides Egípcias ou a construção da Grande Muralha da China.
            Com os exemplos anteriores é evidente que as práticas de Gestão remontam desde há longos anos, foi no entanto no final do século XX que se registaram certos eventos significativos que viriam a alterar o estudo e práticas da Gestão. Alguns dos eventos mais significativos foram a publicação por Adam Smith do livro “Wealth of Nations”, onde este defende a divisão do trabalho (pois, segundo ele, a repartição do trabalho em tarefas elementares e repetitivas permitiria aumentar a produtividade) e/ou a Revolução Industrial, onde se assiste à substituição da energia humana por energia mecânica, sendo que as organizações maiores passariam a requerer uma gestão formal.
SCIENTIFIC MANAGEMENT
 
            A utilização do método científico visa determinar a “one best way” para a realização de um trabalho.
 
F. W. Taylor
 
            Taylor, o pai da “Gestão Científica”, usa o método científico para definir a “one best way” de efectuar um trabalho e para seleccionar os trabalhadores, com o intuito de melhorar a produtividade e a eficiência do trabalho manual.
            Motion and Time Study: procede-se à divisão do trabalho nas suas partes elementares, atribuindo cada parte/tarefa a cada trabalhador, com o objectivo de efectuar cada parte do trabalho de forma mais eficiente. Através de um estudo dos tempos e movimentos procura-se a forma ideal para a execução das tarefas.
            A filosofia da gestão de Taylor pode sintetizar-se em 4 princípios:


Aplicação do método científico para encontrar a “one best way” de realizar o trabalho;
Selecção, de forma científica, dos trabalhadores que melhor desempenharão a tarefa;
Treino, educação e desenvolvimento dos trabalhadores de modo a melhor desempenharem as tarefas;
Interacção amigável e cooperação entre os gestores e os trabalhadores, mas com uma separação clara dos deveres entre uns e outros.

Como os Gestores de hoje utilizam a Gestão Científica
 
As linhas definidas por Taylor e outros pensadores que visavam melhorar a eficiência da produção, continuam a usar-se ainda hoje. Ao analisar uma tarefa, os actuais gestores ao terem em conta a relação entre o tempo e os movimentos que ela necessita, e ao tentarem não só eliminar as acções desnecessárias, como também contratar os melhores profissionais para as executar, bem como incentivar a produção, estão assim a utilizar princípios científicos de gestão.



Resumos Relacionados


- Gestão Empresarial - Conceito De Gestão

- Políticas E EstratÉgias Atuais: GestÃo De Pessoas

- Gestão Parte 1

- Manual De Comportamento Organizacional E Gestão: Capítulo 2

- Monografia Sistemas De Gestão Em Saude E Segurança Dos Trabalhadores



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia