Sucesso Pessoal & Profissional
(LeilaBCouto e Richard Carlson; Ph. D.)
"Fazer o que gosta, sinônimo de felicidade"! Frase clichê. Esqueça...
Nem sempre é possível fazer na nossa vida, só o que se gosta. Temos responsabilidades que vão além dessa frasezinha clássica.
Então, vamos à lógica! Richard Carlson dá a receita:
Muitos de nós gastam uma enorme quantidade de tempo e energia, envolvidos em obrigações e no Trabalho. E não é só isso. É uma gama de situações perambulando em nosso pensamento: Chefe chato, perseguições, pessoas que se fazem de "amiguinhos"; mas, na realidade, desejam sua queda, críticas, burocracias, competição agressiva, prazos e expectativas. É muito!!! O que seria prazeroso, torna-se incômodo e exaustivo. Mas, não se renda. Embora o dia a dia seja mesmo intrinsicamente estressante, aprenda aqui, como se defender e dar a volta por cima.
Toda carga advinda, das questões citadas ou, outras inusitadas, são extrínsecas. Ou seja, de "fora prá dentro". Então, faz-se necessário usar de "razão".
Analise o que, de fato, destas situações podem acrescentar algo ao seu conhecimento. Ao seu crescimento pessoal e profissional. Seja um artista pra si mesmo. Filtre o que é útil. Não absorva o que é ruim.
O pensamento absorve "n" sentimentos, sem fazer distinção entre alegria ou tristeza, raiva ou bem-estar e a tantos outros "duetos" de sentimentos humano. É o seu consciente agindo. E, rapidamente, manda informações ao seu cérebro, que faz questão de acumular e guardar tudinho.
Respire fundo e pense: "Se isso não me faz bem, vai para o ralo".
Em paz e de bem com a vida, aja em prol de suas obrigações com total liderança de si mesmo.
É fascinante examinar a maneira diplomática como algumas pessoas lidam com situações adversas.
Algumas questões são corriqueiras, mas outras bem sérias, como: ser roubado, ser despedido, ter que mudar de cidade por qualquer motivo, separação conjugal, etc. Sair dessas situações requer equilíbrio. A chave que abre outras portas.
Esse "equilíbrio" não é privilégio de poucos. É livre arbítrio e extensivo a qualquer um.
É o que eu chamo de "MBA" da Psicologia, e acrescento técnicas cognoscitivas ao ideal de Richard Carlson.
A razão é o "cavalo" e os sentimentos "a carroça". O oposto, não funciona.
Imagine, por um momento, quanta energia é desperdiçada quando se fica estressado.
Então: Respire fundo. Isso oxigena o cérebro e traz a "razão".
Imagine-se tranquilo. Tudo o mais, flui por acréscimo. Acredite! É a lei do menor esforço.
Quando nos desvencilhamos de preocupações e tensões, tendemos a produzir muito mais em menor tempo. E começamos a enxergar que estavamos agindo negativamente e de uma forma bem automática. E observamos também, que pessoas estressadas, não produzem. E tudo o que fazem, não sai bem feito. E o que é pior: Estão sempre em busca de um culpado para transferir sua própria falha.
Aliás, só não falha, quem não trabalha. Mas quando você falhar (se falhar). Assuma! E com muita tranquilidade e responsabilidade. Diga "a quem possa interessar": "É verdade; errei mesmo, mas isso não vai se repetir". Porque é de erros que se faz o acerto. Seja humilde. Ser nobre, não é ser melhor do que o outro; ser nobre é ser melhor do que você era antes.
Comece então a mudar o ponto de vista em relação ao seu cotidiano e embarque nessa aventura que é viver. Sinta-se feliz pelo que é e como você pode ser. Pense grande e seja sensato.
Administre as adversidades. Elas não vão desaparecer. O que muda, é o seu ponto de vista e atitude pessoal.
Quando caminhar, não tenha pressa de chegar. Vá num curso normal. Observe seu caminho. Desfrute da paisagem. Das pessoas que passam por você. Das nuvens no céu... Tudo isso é vida. Imagine se você andasse sozinho pelas ruas e não houvesse ninguém. Só você com um mundo só seu. Seria interessante, a priori, mas a depressão viria na sequência. Dois quarteirões bastariam.
Então, precisamos das pessoas, mas não precisamos colocar as pessoas e situações no nosso consciente. Esse universo, chamado consciência, é uno. Você deve sentir a felicidade una. O seu ego é você e precisa ser cuidado e amado.
Alguns confundem o ego com "meu mundo e nada mais". E se tornam egoístas e egocêntricos.
Na verdade, Ego significa "eu". É a sua "persona". Sua forma de pensar e agir.
Não tenha medo de ser altruísta. A melhor foma de somar é dividindo.
Quando for tomar banho, abuse das essências aromáticas. Ou simplesmente deixe seu pensamento negativo correr com a água pelo ralo.
Faça relaxamento, esquecendo por instantes de tudo que o cerca. Esqueça seu Status Quo. Esqueça até mesmo, de necessidades e obrigações. Permita-se num "stand by".
Quando for dormir, lembre-se de relaxar e pensar nas boas coisas. Coisas que você deseja ou que aconteceram. Tudo que pensamos vinte minutos antes de sermos vencidos pelo sono, é absorvido pelo nosso inconsciente. E ruminamos a noite inteira o que pensávamos antes de dormir. Muitos casais se separam, não em virtude das brigas, mas sim pela falta de perdão, antes de dormir.
Então, mude sua voz interior e seja bem feliz.
Prosperidade e Felicidade vem de você. O resto, vem por acréscimo. Pense nisso!!!
By LeilaBCouto
Resumos Relacionados
- A FÉ Remove Montanhas
- Algumas Frases Sábias De Aristóteles
- Você Sabe Por Onde Você Está Indo?
- Porque ás Vezes Somos Tão Curiosos????
- Conselhos Para Se Ter Uma Vida Bem Sucedida
|
|