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A influência da televisão no desenvolvimento sócio-emocional dos adole
(Gilberto)

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O presente estudo, realizado em quatro escolas de Ensino Básico do Distrito de Beja, contou com uma amostra de 90 alunos de idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos.
Este trabalho, de caráter exploratório, teve como principal objetivo compreender a influência do consumo televisivo no desenvolvimento sócio-emocional de adolescentes entre os 12 e os 15 anos. Neste sentido procurou-se analisar a relação existente entre o consumo televisivo e o desenvolvimento sócio-emocional na adolescência.
Na recolha de dados foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas, construído e testado no decurso deste estudo.
Os resultados obtidos foram divididos em três itens:
• Resultados gerais relacionados com a posse de equipamento e visionamento televisivo - Registrou um consumo televisivo elevado por parte de todos os inquiridos, sendo que este varia de acordo com um conjunto de aspectos, nomeadamente: disponibilidade de tempo livre, leque alternativo de atividades, idade, gênero ou mesmo a estação do ano. Constatou-se ainda que os jovens vêem televisão, maioritariamente na companhia da família, pelo que assistem à mesma programação que os adultos.
• Resultados gerais sobre as preferências televisivas dos alunos - Os resultados apontam para a eleição de programas destinados à sua faixa etária. As telenovelas são, sem dúvida, o tipo de programa com maior audiência entre os inquiridos, pelo que o entretenimento assume a principal função televisiva. Todos os jovens têm atores preferidos que, na sua maioria, compõem o elenco de determinadas séries televisivas atuais.. Tentando perceber o que os jovens valorizam numa personagem, foi possível constatarmos a importância da beleza física e dos valores morais. A maioria dos inquiridos referiu ainda não se identificar com o seu ator/atriz preferido, embora considerem na sua generalidade, que os jovens tendem a imitar o comportamento dos seus atores preferidos.
• Resultados relacionados com a postura parental face ao consumo televisivo e Educação para os Media - Obtivemos dados que nos permitem referir que os pais exercem uma atitude pouco mediadora face ao consumo televisivo dos filhos, pelo que não limitam o número de horas ou o tipo de programação a que os jovens podem assistir. Os alunos consideraram que é importante a “escola educar para o uso responsável da televisão”, apesar de não parecerem muito esclarecidos quanto ao seu uso enquanto recurso ao serviço da educação. Contudo, foi opinião generalizada que a televisão é um bom recurso a ser utilizado na sala de aula.
Os resultados alcançados sugerem ainda que a televisão exerça uma forte influência no desenvolvimento sócio-emocional dos adolescentes, nomeadamente quanto a:
• Importância da influência da televisão no âmbito da modelagem no grupo de pares;
• Crescente procura pela autonomia, demonstrando por um lado o progressivo afastamento face à família e, por outro, o surgimento de preocupações de caráter moral e reivindicativo, o que se traduz na individualização do consumo televisivo;
• Importância dos atributos físicos, tais como a beleza, na “apreciação” das personagens televisivas.



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