Alusões desconexas e eclesiais
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Alusões desconexas e eclesiais
jbcampos
Deus muda o nome de Sarai
15 – Disse Deus mais a Abraão: A Sarai tua mulher não chamarás mais pelo nome de Sarai, mas Sara será o seu nome.
16 – Porque eu a hei de abençoar, e te hei de dar a ti dela um filho; e a abençoarei, e será mãe das nações; reis de povos sairão dela.
17 – Então caiu Abraão sobre o seu rosto, e riu-se, e disse no seu coração: A um homem de cem anos há de nascer um filho? E conceberá Sara na idade de noventa anos?
18 – E disse Abraão a Deus: Oxalá que viva Ismael diante do teu rosto!
19 – E disse Deus: Na verdade, Sara tua mulher te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei o meu concerto, por concerto perpétuo para a sua semente depois dele.
20 – E quanto a Ismael, também te tenho ouvido; eis aqui o tenho abençoado, e fá-lo-ei frutificar, e fá-lo-ei multiplicar muitissimamente; doze príncipes gerará, e dele farei uma grande nação.
21 – O meu concerto, porém, estabelecerei com Isaque, o qual Sara te dará neste tempo determinado, no ano seguinte.
22 – E acabou de falar com ele, e subiu Deus de Abraão.
Não achamos muito normal nos dias atuais, alguém com cem anos gerar um filho, mas para o homem é sempre possível, conquanto, viva razoavelmente saudável até essa idade. Mas, para a geração de Abraão, onde se vivia próximo dos mil anos, cem anos então: nada significaria para gerar um filho. O que seria apenas 10 por cento de sua vida, um pouco mais, talvez... Pela média de vida atual, vamos jogar alto, 80 anos, representaria 8, vamos dobrar para 16 anos de idade para se gerar filhos, o que se tornaria viável. Encontramos certa dicotomia às nossas idéias de hoje.
- Por que essa admiração em gerar filhos, com idade relativamente jovem para o padrão da época, ou muito jovem mesmo?
Novamente vêm eles; explicando isto e mais aquilo, porém, replicamos: Dentro das Escrituras Sagradas, não temos respostas convincentes a certas perguntas, já que, anteriormente Adão com cento e trinta anos gerou a Sete, e depois dessa idade gerou filhas e filhos e, foram os dias de Adão novecentos e trinta anos. Sete, com cento e cinco anos gerou a Enos. E vai por aí afora. E, retornamos à pergunta: Então por que a admiração, pelo nascimento de Isaque? Mais uma vez Deus faz concessão a Isaque, com relação a Ismael, dizendo que faria concerto com Isaque e não com Ismael. Deus aqui, também consentia com a escravatura e, se nos parece que, não tinha nada de áureo (Lei Áurea). Sendo que; várias vezes ouvimos falar, ou melhor: lemos sobre a compra de filhos de outras tribos e referia-se também à circuncisão destes escravos.
Obs: Citamos a idade de Adão, porém, poderíamos citar a de Noé e a de outros precursores mais próximos de Abraão.
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