A mulher das revistas
(Rosely Sayão)
A psicóloga Rosely Sayão tenta responder à pergunta “que mulher consegue se encaixar no perfil de leitoras traçado pelas revistas femininas?”. Após acompanhar por dois meses diversas revistas dirigidas ao público feminino, sua resposta é trabalhada em “A mulher das revistas” (Folha de São Paulo. 26 de julho de 2007) e sua observação inicial é a de que tal mulher necessariamente se depara com dilemas editoriais em que é exposta a um círculo vicioso de dietas e mensagens apologéticas ao corpo magro, ao mesmo tempo em que tem de se deparar com receitas bastante engordativas. A oferta é também ostensiva de outros tipos de receitas, tais como inumeráveis formas de se vestir de modo apropriado para uma entrevista de emprego ou para a sedução de um homem, dicas para a fonte da juventude, renovação do visual, entre outras. E mesmo com tal bombardeio de demandas e desejos, essas mesmas mulheres devem ser práticas, realistas e bem objetivas. Sayão lança a hipótese de que essas revistas, com seus guias amorosos e de relacionamento familiar, reforçam o imaginário de que as mulheres precisam ter conhecimento dessas dicas de como viver porque não querem perder tempo precioso refletindo sobre a questão. Também insinua que há uma mensagem subliminar de que a mulher gasta a maior parte de seu tempo pensando em sexo, em como seduzir, em como ser e parecer sensual, em como dar e ter prazer e em como superar "a outra" de seu par na cama, reforçando o estereótipo de objeto sexual. Em tom de denúncia, alega que essa linha editorial é cópia do que acontece no mercado editorial feminino norte-americano, inclusive com seus testes objetivos para a mulher descobrir se conhece os homens, se é ciumenta, se mostra segurança, se está pronta para um relacionamento, se dá tudo de si para subir na vida, se sabe poupar, etc. Rosely Sayão conclui com a impressão de que, em geral, essas revistas não respeitam a inteligência de suas leitoras.
Resumos Relacionados
- Mulher Pelada é Cultura?
- Vaidade Masculina - Coisa De Macho.
- A Mulher E A Mídia. A Coisificação Do Feminino
- Revistas Gratuitas-transporte Gratuito
- A Imagem Da Mulher Na Revista Nova
|
|