BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Observação do Professor de Educação Física
()

Publicidade
OBJETIVO
 
                        Temos como objetivo, através da disciplina de Movimento III com o Professor Paulo Nascimento do Curso de Educação Física da Unijui no Município de Ijuí, nós propôs observarmos  uma aula de educação física no Ensino Médio e após fazermos uma análise conforme a proposta metodológica da disciplina.
 
            INFORMAÇÕES GERAIS
 
                        O Estudo de Observação foi realizado no dia 7 de maio de 2010 no Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo no período da manhã no horário entre 10:00 ás 11:45 com o Segundo ano do Ensino Médio no qual foi ministrado pela Professora de Educação Física Dilce, contanto com a participação de 24 alunos sendo 13 meninas e 11 meninos. As aulas foram ministradas em um ginásio coberto com as laterais abertas e nas arquibancadas de outro ginásio que não tem qualquer cobertura, no qual o tempo colaborou para a realização das atividades.
 
            ESTRUTURA DA AULA
 
                        A aula foi dividida em quatro fases, sendo:
Alongamento e aquecimento – de uma metodologia básica, sem muita exigência dos grupos musculares.
Habilidades do vôlei – mais precisamento o toque.
Jogo Formal – os alunos jogaram o vôlei utilizando-se das regras oficiais.
Volta à calma, com realização de alongamentos mais leves do que o início das aulas.
 
            DESENVOLVIMENTO DA AULA
 
                        Quanto ao alongamento e ao aquecimento foi trabalhada levemente onde os músculos foram praticamente todos atingidos, não se trabalhou especificamente com o objetivo da aula proposta que seria o toque do vôlei.
 
                        O trabalho de toque foi realizado individualmente e em dupla, no individual foi realizado toque com os dedos voltados para cima e em dupla voltado diretamente para o colega,
 
 houve troca na movimentação em dupla, no sentido em passar para frente, para trás e para os lados direito e esquerdo.
 
                        O jogo formal foi misto, ou seja, meninas e meninos juntos onde as regras oficiais foram respeitadas, percebendo-se que havia rotação 6x1 em ambos os lados. Foram realizados três times, no qual os que não estavam jogando estavam jogando o famoso Poker, como mostra a foto mais adiante, inclusive eu e a professora estávamos tentando aprender como se joga, claro que era dinheiro de mentira, sendo realizado como forma de divertimento, lazer. Percebíamos que todos os alunos já sabiam jogar, um ou outro que não sabia, mas estava ali para aprender, já que este jogo está se tornando, segundo os alunos, um jogo popular dentro do ambiente escolar.
 
                        Na última fase da aula foi realizado apenas o movimentos de caminhada ao redor da quadra e movimentação no chão no sentido de relaxar toda a musculatura.
            ANÁLISE
 
                        Percebemos que os alunos que estão no segundo ano do Ensino Médio estão adquirindo de uma forma adequada para formação do esporte vôlei no ambiente escolar, proporcionando conhecimento e prática e não competição. Vimos que a professora é bastante acessível no que diz respeito na realização de práticas que não correspondem à sua aula, buscando inclusive aprender.
 
                        A sua metodologia aplicada durante o toque do vôlei estaria direcionado para o Método Analítico, ou seja, para o lado técnico da movimentação e não criando uma forma de situação de jogo que estaria, então, relacionado ao Método Global.
 
                        Podemos perceber também na realização do exercício de toque que a maior dificuldade dos alunos encontrada foi na execução de toque para trás, em outros sentidos era mais fácil por parte deles. Mas no geral conseguiram executar as tarefas apresentadas pela professora no processo de ensino aprendizagem do toque.



Resumos Relacionados


- Caminhos Para A Inclusão

- A Humanidade Nao Sabe Mais Escrever

- Salas De Aula Virtuais Sem Professor

- Relatório

- O Futebol De Seis “quadrados” Nas Aulas De Educação Física



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia