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Gestão parte 4
(rodrifinanceiro)

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TENDÊNCIAS E QUESTÕES ACTUAIS
 
Globalização
 
Todas as organizações fazem face às oportunidades e desafios de operar no mercado global.
- A gestão e as organizações não estão condicionadas pelas fronteiras nacionais, e o mundo transformou-se numa aldeia global;
- Diversidade da força de trabalho em termos de homogeneidade de raças, etnias, género e idades (desafio do gestor está em adequar a empresa às diferentes pessoas com diferentes mentalidades, estilos e raças);
- A força de trabalho está a envelhecer;
- Asiáticos e Hispânicos são uma parte cada vez maior da força de trabalho.
 
Entrepreneurship
 
É um processo pelo qual um indivíduo ou grupo de indivíduos conjugam os seus esforços e meios de uma forma organizada na procura de oportunidades para criar valor e para crescer, apoiando-se na introdução de novas formas de satisfazer as novas necessidades de mercado, ou seja, através da Inovação.
Os três importantes temas da definição de “Entrepreneurship” são:
- Procura de Oportunidades – capitalizando na mudança do contexto externo para criar valor;
- Inovação;
- Crescimento – não há contentamento em permanecer pequeno.
Convém salientar que o “Entrepreneurship” continuará a ser importante em todas as sociedades, influenciando quer organizações lucrativas quer não lucrativas.
 
Gerir num mundo E-Business

- E-Commerce – qualquer forma de troca ou transacção comercial na qual as partes interactuam electronicamente.
- E-Business – termo que descreve a forma em que uma organização faz o seu trabalho usando ligações electrónicas (Internet-Based). Pode incluir E-Commerce.
- Intranet – um sistema de comunicação organizacional interno que usa tecnologia à Internet e é acessível só por empregados da organização.

Necessidade de Inovação e Flexibilidade
 
Sem um constante fluxo de novas ideias, uma organização é conduzia à obsolescência ou ainda pior.
A organização deve ser flexível para acomodar a mudança às necessidades dos clientes, para enfrentar o aparecimento de novos competidores e para estar preparada perante a mudança de empregados de projecto para projecto.

Gestão da Qualidade
 
Durante os últimos 20 anos do século XX, deu-se na gestão uma revolução da qualidade, denominada de Total Quality Management (TQM). Esta revolução foi inspirada por peritos de qualidade, e teve inicialmente mais sucesso no Japão do que no Ocidente, contudo a Europa e os E.U.A. rapidamente levaram a sério estas novas ideias.
A Total Quality Management está na base dos programas de gestão de qualidade actuais, e engloba a constante melhoria na resposta às necessidades e expectativas dos consumidores, empregados e até fornecedores.
Um exemplo típico é, o seguinte: nos anos 70, muitas industrias automóveis Norte-americanas tentaram reduzir altamente os seus custos, para aumentar a produtividade, descurando a qualidade. Isto fez com que os consumidores não comprassem estes carros, optando antes pelos veículos japoneses de elevada qualidade, e foi então que foram implementados os princípios da TQM nas empresas americanas.
           
What is TQM?
- Intense focus on the costumer;
- Concern for continual improvement;
- Process-focused;
- Improvement in the quality of everything the organization does;
- Accurate measurement (measure every critical variable in the organization, to identify problems, trace them and eliminate their causes);
- Empowerment of employees.
 
Learning Organizations and Knowledge Management 
 
Num mundo altamente globalizado, onde a informação, a inovação e a tecnologia propagam em larga escala, as organizações deverão ser “A Learning Organization”.
Learning Organization, é uma organização que possui a capacidade de continuamente aprender, adaptar-se e mudar-se, acompanhando sempre a evolução e a mudança.
É, também, igualmente importante a implementação de “Knowledge Management”, onde se cultiva uma constante aprendizagem, sendo que os membros da organização deverão sistematicamente reunir informação e partilha-la com os outros membros da organização de modo a melhorar a performance.



Resumos Relacionados


- Gestão Da Qualidade Total / Total Quality Managment / Os Estagios Da Qualidade Total

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- Performance E Produtividade

- Gestão Empresarial - Conceito De Gestão

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