Um CERTO CAPITÃO RODRIGO(Érico Veríssimo) 
(Érico Veríssimo)
  
Um certo capitão Rodrigo:
 
 O capitão Rodrigo chegou a cidade de Santa Fé de uma forma muito estranha.Ninguem sabia de onde viera e o que tinha ido fazer naquela cidade.Mal chegou e logo se desentendeu com Juvenal.Seu jeito atrevido e marrento começou a incomodar o povo da tão pacata cidade.O coronel ,alegando não ser a vila um lugar pra ele, pede que vai embora.Rodrigo,nem sabia direito se queria ficar ou não,mas, como foi tão desafiado e por se apaixonar pela filha de Pedro Terra,Bibliana,ele resolve ficar, enfrentar o povo, conquistar Bibliana e se casar com ela.
   Bibliana,já tinha um pretendente, Bento Amaral.Só que a moça não tinha nenhum interesse nele.Seu pai é que fazia gosto da união da filha com o  rapaz.
   Durante uma festa,Rodrigo se desentende com Bento,por causa de Bibliana.Os dois marcam um duelo em uma Coxilha e Rodrigo é baleado por um capanga de Bento.
   O capitão Rodrigo se recupera e se casa com Bibliana.Do casamento,nascem dois filhos,Anita e Bolivar.
   Rodrigo começa a se entediar do casamento,já nao acha Bibliana tao atraente quanto antes,embora ainda a amasse.Entra,então pro mundo dos jogos,e passa a trabalhar menos.
 Se envolve com outras mulheres,sendo uma delas imigrante italiana,que depois se casa ,vai embora e deixa Rodrigo revoltado.
   Numa noite,quando estava jogando,recebe um recado que sua filha,Anita,está mal.Embora quisesse ir,tinha bebido um pouco e nao conseguia desgrudar da mesa do jogo.Quando chega em casa,encontra a menina morta e chora arrependido
    Se inicia a Revolução Farroupilha e Rodrigo morre na guerra. 
 
  
 
Resumos Relacionados
 
  
- Um Certo Capitão Rodrigo
  
  
- Continente - (1949)  
  
  
- Um Certo Capitão Rodrigo
  
  
- O Continente
  
  
- O Tempo E O Vento - O Continente
  
 
 
 | 
     |