BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Indústria Cultural: o meio é a mensagem
(Teixeira Coelho)

Publicidade
McLuhan nos fornece um ponto de vista para se entender os veículos de comunicação. Ele é um autor muito criticado, pois, suas obras são permeadas pelos defeitos de que é acusada por muitos a grande Indústria Cultural. No entanto, ele se defende dizendo que o que produz não são nada mais do que expressão as coisas do seu tempo, com todas as suas contradições. Se estas contradições existem nos produtos culturais, são inerentes às exigências do que é contemporâneo em matéria de cultura. Segundo esse autor, “o meio é a mensagem”. Nós, depois de séculos preocupados com o conteúdo das mensagens de um livro ou um quadro, hoje constatamos que os meios revelam mais sobre as mensagem do que o conteúdo delas. Ele considera tanto meios tradicionais, como rádio e tv, como os meios físicos, tipo de carro, roupa, estrutura da cidade, marcas. A industrialização, por exemplo, teria para ele, como mensagem, as mudanças de padrão provocadas por ela, que são novas concepções na maneira de se fazer as coisas. Cidades inteiras continuam mudando a aparência e o funcionamento em torno das estruturas tecnológicas, transformações que se orientam de acordo com a mensagem dessas novas estruturações. Segundo McLuhan, os conteúdos vinculados não servem de referência para se julgar um meio. Assim, não adiantaria, por exemplo, estudar toda a mensagem da programação oferecida por uma TV para se descobrir sobre ela estruturalmente. O fato mais importante, a raíz dessa questão, seria, neste exemplo, partir do princípio da mensagem já embutida neste meio de comunicação: o surgimento da TV possibilita um alcance de produção industrial com uma massificação estética tão intensa que é capaz nivelar o comportamento de sociedades inteiras, suas atitudes e preferências, em apenas algumas dúzias de ideologias e produtos.



Resumos Relacionados


- Teoria De Mchulan: Meios De Comunicação Quentes E Frios

- Usos E Abusos Da Linguagem

- O Que é Comunicação

- Definição Do Processo De Comunicação

- Processo De Comunicação



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia