Teoria de McHulan: meios de comunicação quentes e frios
(Teixeira Coelho)
Segundo a teoria de McLuhan, meios de comunicação frios são aqueles que possuem baixa definição de sinal, e quentes o contrário. O rádio seria um meio quente em relação ao telefone, pois ele apresenta um sinal que propicia uma qualidade mais clara e presente para o ouvinte. Cinema, quente, e TV (imagem feita com pontos), frio. O autor defende que os meios quentes promovem que o telespectador ou ouvinte participem menos, pois a quantidade de dados que chega a eles é suficiente para que entendam, não exigindo que se esforcem para aprender. Enquanto nos meios frios, a baixa definição exigiria que a audiência se esforçasse mais para entender a mensagem que se quer passar. Extendendo o pensamento de McLuhan, o livro seria menos participativo que um diálogo. A TV mais participativa que o cinema. “Se a TV fosse tão participativa, os críticos não acusariam sua audiência de ser tão passiva”, alguns podem argumentar. O fato é que Mcluhan se refere à participação no sentido de complementação das informações na mente da audiência, sem a ligação física entre as partes. Os termos quente e frio, na ótica do autor, estão relacionados com a participação no sentido de que a audiência completa o pensamento através dos indícios que a mensagem da TV fornece para completar a informação. Quando o Chacrinha gritava “Teresinha”, a platéia já sabia que tinha que gritar “Uh, Uh.” Essa resposta padrão da platéia não tinha nada a ver com participação, e isto demonstra somente o grau de condicionamento a que o público está acostumado. Esses conceitos são importantes para o entendimento de que não é possível acreditar que a TV possa transformar o mundo em uma cultura homogênea onde todos participem. É possível um nivelamento mundial dos valores aceito por todos, o que está longe de ser uma participação. Quando isto acontecer, estaremos lidando com a submissão da audiência aos valores padronizados já impostos pela indústria cultural. E não se sabe nem mesmo até que ponto isso será bom ou ruim para a maioria das pessoas.
Resumos Relacionados
- Indústria Cultural: O Meio é A Mensagem
- Ganchos De Como Agarrar O Leitor!
- Audiência Pública
- A Compreensão Da Média
- Curso De Direito Processual Do Trabalho
|
|