Tributo
(Benute Santos)
Assim como tributo designa uma honraia destinada a uma personalidade que, de alguma forma, se destaca em alguma esfera da sociedade, irônicamente significa também, ônus.
Há ônus salutares como, por exemplo, o ato de se educar os filhos. Entretanto, quando os tributos sobrecarregam o orçamento, vêm à mente do cidadão, os vultuosos tributos impostos pelo município, pelo Estado e pela União. Os impostos são integralmente pagos, mas não há educação e outros benfícios para todos.
Tanto a pessoa física, como a jurídica, é preciso que trabalhe em média 158 dias, para pagamento de tributos, multas, taxas diversas, impostos, pedágios e outros.
É preciso que se faça uma reforma tributária com a urgência possível, pois o sistema atual favorece a infomalidade, sonegações e pirataria.
O Banco Mundial considera o sistema brasileiro, o pior do mundo. Falta capital de giro para as empresas.
A cobrança de tributos é prerrogativa do Estado e das prefeituras. A visão política é de somente aumentar a receita.
Algumas prefeituras efetuam até mesmo, algumas cobranças indevidas.
Lamentavelmente, não é possível render tributo a políticos que, entre outras coisas absurdas, sugerem a obrigatoriedade do uso de cadeirinhas para crianças nos veículos. Para cada idade seria preciso um tipo de cadeira. Para quem propôs o uso do kit, pouco importa o que fará uma família de classe média com três filhos de idade próxima, para evitar a aplicação de multa e consequentes endividamentos.
Resumos Relacionados
- Planejamento Tributário, Questão De Sobrevivência.
- A Justiça Tributária Da Cpmf
- Abaixo-assinado Contra A Cpmf
- Entenda Quais São E Para Que Servem Os Impostos
- Tributos Extrafiscais
|
|