Sua voz é normal ? VOZ NORMAL E DISFONIA
(behalu)
Conceito de Voz Normal e Disfonia
São conceitos negociáveis, pois a própria palavra normal, já cria resistência. Podemos apenas definir padrões gerais de qualidade vocal:
- precisa ser agradável, presença de certa qualidade musical e ausência de ruído, ou atonalidade.
- a freqüência deve ser adequada, ou seja, apropriada ao sexo e a idade do falante.
- a intensidade deve ser apropriada, não pode ser tão fraca e nem tão forte a ponto de chama atenção indesejada sobre ela.
- a flexibilidade deve ser adequada, ou seja , no uso de variações de intensidade e freqüência que auxiliem nas ênfases.
Aronson(1990) sugere 3 perguntas para julgar a normalidade de uma voz. 1) A voz é adequada para oferecer ao ouvinte inteligibilidade de fala?. 2) Suas propriedades acústicas são esteticamente aceitáveis? 3) A voz preenche as demandas profissionais e sociais do falante
Como a definição de voz normal é uma definição que gera polêmica, Behlau, sugere a utilização do termo voz adaptada em todas as situações nas quais a produção de voz é de qualidade aceitável na sociedade, não interfere na inteligibilidade da fala, permite desenvolvimento profissional do indivíduo, apresenta freqüência, intensidade, modulação e projeção apropriadas para o sexo e idade do falante, e que transmita intensidade emocional do discurso.
Se pensarmos agora, em voz infantil, essa problemática do conceito de voz normal complica-se ainda mais, partindo o princípio que a voz infantil apresenta um discreto grau de nasalidade, soprosidade e rouquidão. Behlau propõe a utilização do termo voz esperada, quando nos referimos a voz infantil, pelas próprias características do crescimento e maturação da laringe.
Quando nos referimos a voz profissional o termo voz adaptada parece ser insuficiente, podendo usar o termo voz preferida que contempla questões culturais de modismo. Como exemplo podemos citar a voz preferida do cantor de ópera é da qualidade clara com vibrato moderado, a voz preferida do operador de telemarketing é de qualidade limpa, sem rouquidão e com modulação variada mas não excessiva.
Alterações de voz que não podem ser aceitas como marcadores sociais, culturais e emocionais, são chamados de disfonia. Disfonia é um distúrbio da comunicação oral, onde a voz não consegue cumprir o seu papel básico de transmissão da mensagem verbal e emocional de um indivíduo. “Uma disfonia representa toda e qualquer dificuldade ou alteração na emissão vocal que impede a produção da voz natural” Behlau 1995.
A disfonia pode-se apresentar de várias formas como:
- desvios na qualidade vocal
- esforço para falar
- fadiga vocal
- perda de potência vocal
- variações descontroladas da freqüência fundamental
- falta de volume e projeção
- perda da eficiência vocal
- baixa resistência vocal
- sensações desagradáveis à emissão.
estudando pra prova da mara.
Resumos Relacionados
- Problemas Vocais - As Disfonias
- Fonoaudiologia E Canto - Disfonia Funcional (8 De 12)
- A Voz Do Idoso
- Fonoaudiologia E Canto - Tipos De Disfonias (9 De 12)
- Avaliação De Voz
|
|