Gestão parte 6 
(rodrifinanceiro)
  
Gestão das Relações com Stakeholders
  
 Quem são os Stakeholders?
  
 São entidades que são afectadas pelas decisões e acções da organização. Este conceito inclui grupos internos e externos, que podem eventualmente influenciar a organização. Os stakeholders podem ser traduzidos como os “interessados no funcionamento da empresa”, e temos como exemplo os accionistas. 
 Organizational Stakeholders:
 - Customers
 - Social and Political Action Groups
 - Competitors
 - Trade and Industry Associations
 - Governments
 - Media
 - Suppliers
 - Communities
 - Shareholders
 - Unions (Sindicatos)
 - Employees
  
 Porque é que a Relação com os Stakeholders é importante?
  
 Porque quanto mais segura é esta relação, mais influência têm os gestores sobre os resultados da gestão. É a “right thing” a fazer, pois a organização depende destes grupos externos como fonte de obtenção de inputs e de colocação dos seus outputs.
  
 Como se pode Gerir as Relações com os Stakeholders?
  
 Existem 4 passos para se gerirem as relações com os stakeholders:
 - Identificar os stakeholders.
 - Determinar as preocupações e interesses reais e potenciais de cada grupo de stakeholders.
 - Determinar se o stakeholder é crítico para a tomada de decisões e acções da organização.
 - Determinar o foco da gestão da relação com o stakeholder.
  
 A forma de gerir o stakeholder depende da sua importância e do grau de incerteza do meio ambiente.
 
 RESPONSABILIDADE SOCIAL E A ÉTICA NOS NEGÓCIOS
  
 Responsabilidade Social
  
 Entende-se por responsabilidade social da empresa, a preocupação que esta deve ter com a protecção social e com a realização de acções que promovam e melhorem o desenvolvimento social.
 Existem duas visões da Responsabilidade Social da Empresa: 
 - Visão Clássica
 - Visão Contemporânea 
 
 A Visão Clássica diz que “as empresas existem para dar lucros”, e que isto socialmente chega, pois com os lucros elas pagarão impostos e irão criar postos de trabalho. Portanto, chega cumprir a lei e as normas sociais, e nada mais. Encontra-se muito esta visão nas teorias de natureza mais liberais, e ela tem o seu expoente máximo no senhor Milton Friedman.
 
 A Visão Contemporânea diz que as empresas devem ter em atenção que dependem da sociedade em geral, e dependem desta sociedade em termos de mercados, devendo preocupar-se com a promoção de actividades de cariz social. A revista Fortune, que todos os anos revela o nome das 500 maiores empresas do mundo, enaltece os feitos sociais anuais feitos pelas mesmas.
  
 Áreas de Responsabilidade Social
  
 Fundamentalmente podem considerar-se quatro áreas onde a responsabilidade social é mais discutida e levanta também mais preocupações. São estas:
 - Consumidor (segurança dos produtos, preços justos, informação sobre as características dos produtos, assistência técnica, etc.)
 - Empregados (segurança no trabalho, salários, indiscriminação, desenvolvimento dos trabalhadores, etc.)
 - Ambiente (higiene, segurança, maior recurso a embalagens bio degradáveis ou recicláveis, tratamento especial de produtos perigosos, etc.)
 - Sociedade em Geral
 
 1º Nível / Função Económica (lucro, produção, satisfação das necessidades, emprego, estimular o crescimento)
 2º Nível / Respostas às Alterações das Exigências Sociais (segurança no trabalho, controlo da poluição, educação do consumidor, conservação e uso eficiente dos recursos)  
 3º Nível / Apoio das Empresas à Prossecução dos Objectivos da Sociedade (acção social voluntária) 
  
 Ética nos Negócios
  
 A ética tem a ver com os comportamentos e a tomada de decisões tendo como pano de fundo o conceito de moralidade aplicado aos negócios. A ética na gestão empresarial preocupa-se, acima de tudo, com a verdade e justiça, e tem a ver fundamentalmente com:
 - As Expectativas da Sociedade (dependem da cultura e valores morais)
 - A Concorrência Leal
 - A Publicidade (veracidade desta)
 - As Relações Públicas (informando sobre os negócios da empresa)
 - A Responsabilidade Social
 - A autonomia do Consumidor (ausência de acções que limitem a liberdade do consumidor)
 - O Comportamento da Empresa
 
 A TOMADA DE DECISÕES: A ESSÊNCIA DO TRABALHO DO GESTOR
  
 PROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES
  
 Decisões, consiste na escolha entre duas ou mais alternativas, sendo que todos os gestores e membros de uma organização tomam decisões.
 No entanto, o processo de tomada de decisões é um processo pensado, e não um simples acto de escolha entre várias alternativas, compreendendo 8 passos.
  
 1 –Identificar o Problema
 O processo de tomada de decisão inicia-se com a existência de um problema, ou seja, a discrepância entre um estado existente e um desejado. O problema deve ser tal que exerça pressão no gestor para actuar. E o gestor apenas caracterizará uma situação como um problema se este tiver recursos e autoridade necessários para agir.
  
 2 –Identificar o Critério de Decisão
 É necessário identificar o critério de decisão, isto é, o que é relevante na tomada de uma decisão.
  
 3 –Alocar Ponderadores aos Critérios
 Os critérios de decisão identificados no passo 2 não possuem todos a mesma importância, como tal deve dar-se pesos aos critérios para lhes dar prioridade apropriada na decisão.
  
 4 –Desenvolver Alternativas
 Consiste em listar as alternativas variáveis que possam resolver o problema sem, no entanto, as avaliar.
  
 5 –Analisar Alternativas
 Cada alternativa é avaliada de acordo com os critérios.
  
 6 –Seleccionar uma Alternativa
 Escolher a melhor alternativa das que forem consideradas.
  
 7 –Implementar a Alternativa
 Apesar do processo de escolha estar concluído no passo 6 a decisão pode ainda falhar se a implementação não for a mais adequada. 
 Implementação consiste em conduzir a decisão àqueles que são afectados por ela, conseguindo o seu envolvimento para ela. Convêm salientar que a participação no processo de tomada de decisão das pessoas que vão ser afectadas por essa decisão, leva a que aceitem de forma melhor esta.
  
 8 –Avaliar a Eficácia da Decisão
 Determinar se o problema está resolvido. 
 
  
 
Resumos Relacionados
 
  
- Analise De Decisão
  
  
- Início Do Processo De Decisão Empresarial Em Pesquisa Operacional
  
  
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- Introdução A Administração - Processo Organizacional  
  
  
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