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Gestão parte 6
(rodrifinanceiro)

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Gestão das Relações com Stakeholders
 
Quem são os Stakeholders?
 
São entidades que são afectadas pelas decisões e acções da organização. Este conceito inclui grupos internos e externos, que podem eventualmente influenciar a organização. Os stakeholders podem ser traduzidos como os “interessados no funcionamento da empresa”, e temos como exemplo os accionistas.
Organizational Stakeholders:
- Customers
- Social and Political Action Groups
- Competitors
- Trade and Industry Associations
- Governments
- Media
- Suppliers
- Communities
- Shareholders
- Unions (Sindicatos)
- Employees
 
Porque é que a Relação com os Stakeholders é importante?
 
Porque quanto mais segura é esta relação, mais influência têm os gestores sobre os resultados da gestão. É a “right thing” a fazer, pois a organização depende destes grupos externos como fonte de obtenção de inputs e de colocação dos seus outputs.
 
Como se pode Gerir as Relações com os Stakeholders?
 
Existem 4 passos para se gerirem as relações com os stakeholders:
- Identificar os stakeholders.
- Determinar as preocupações e interesses reais e potenciais de cada grupo de stakeholders.
- Determinar se o stakeholder é crítico para a tomada de decisões e acções da organização.
- Determinar o foco da gestão da relação com o stakeholder.
 
A forma de gerir o stakeholder depende da sua importância e do grau de incerteza do meio ambiente.

RESPONSABILIDADE SOCIAL E A ÉTICA NOS NEGÓCIOS
 
Responsabilidade Social
 
Entende-se por responsabilidade social da empresa, a preocupação que esta deve ter com a protecção social e com a realização de acções que promovam e melhorem o desenvolvimento social.
Existem duas visões da Responsabilidade Social da Empresa: 
- Visão Clássica
- Visão Contemporânea

A Visão Clássica diz que “as empresas existem para dar lucros”, e que isto socialmente chega, pois com os lucros elas pagarão impostos e irão criar postos de trabalho. Portanto, chega cumprir a lei e as normas sociais, e nada mais. Encontra-se muito esta visão nas teorias de natureza mais liberais, e ela tem o seu expoente máximo no senhor Milton Friedman.

A Visão Contemporânea diz que as empresas devem ter em atenção que dependem da sociedade em geral, e dependem desta sociedade em termos de mercados, devendo preocupar-se com a promoção de actividades de cariz social. A revista Fortune, que todos os anos revela o nome das 500 maiores empresas do mundo, enaltece os feitos sociais anuais feitos pelas mesmas.
 
Áreas de Responsabilidade Social
 
Fundamentalmente podem considerar-se quatro áreas onde a responsabilidade social é mais discutida e levanta também mais preocupações. São estas:
- Consumidor (segurança dos produtos, preços justos, informação sobre as características dos produtos, assistência técnica, etc.)
- Empregados (segurança no trabalho, salários, indiscriminação, desenvolvimento dos trabalhadores, etc.)
- Ambiente (higiene, segurança, maior recurso a embalagens bio degradáveis ou recicláveis, tratamento especial de produtos perigosos, etc.)
- Sociedade em Geral

1º Nível / Função Económica (lucro, produção, satisfação das necessidades, emprego, estimular o crescimento)
2º Nível / Respostas às Alterações das Exigências Sociais (segurança no trabalho, controlo da poluição, educação do consumidor, conservação e uso eficiente dos recursos)
3º Nível / Apoio das Empresas à Prossecução dos Objectivos da Sociedade (acção social voluntária)
 
Ética nos Negócios
 
A ética tem a ver com os comportamentos e a tomada de decisões tendo como pano de fundo o conceito de moralidade aplicado aos negócios. A ética na gestão empresarial preocupa-se, acima de tudo, com a verdade e justiça, e tem a ver fundamentalmente com:
- As Expectativas da Sociedade (dependem da cultura e valores morais)
- A Concorrência Leal
- A Publicidade (veracidade desta)
- As Relações Públicas (informando sobre os negócios da empresa)
- A Responsabilidade Social
- A autonomia do Consumidor (ausência de acções que limitem a liberdade do consumidor)
- O Comportamento da Empresa

A TOMADA DE DECISÕES: A ESSÊNCIA DO TRABALHO DO GESTOR
 
PROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES
 
Decisões, consiste na escolha entre duas ou mais alternativas, sendo que todos os gestores e membros de uma organização tomam decisões.
No entanto, o processo de tomada de decisões é um processo pensado, e não um simples acto de escolha entre várias alternativas, compreendendo 8 passos.
 
1 –Identificar o Problema
O processo de tomada de decisão inicia-se com a existência de um problema, ou seja, a discrepância entre um estado existente e um desejado. O problema deve ser tal que exerça pressão no gestor para actuar. E o gestor apenas caracterizará uma situação como um problema se este tiver recursos e autoridade necessários para agir.
 
2 –Identificar o Critério de Decisão
É necessário identificar o critério de decisão, isto é, o que é relevante na tomada de uma decisão.
 
3 –Alocar Ponderadores aos Critérios
Os critérios de decisão identificados no passo 2 não possuem todos a mesma importância, como tal deve dar-se pesos aos critérios para lhes dar prioridade apropriada na decisão.
 
4 –Desenvolver Alternativas
Consiste em listar as alternativas variáveis que possam resolver o problema sem, no entanto, as avaliar.
 
5 –Analisar Alternativas
Cada alternativa é avaliada de acordo com os critérios.
 
6 –Seleccionar uma Alternativa
Escolher a melhor alternativa das que forem consideradas.
 
7 –Implementar a Alternativa
Apesar do processo de escolha estar concluído no passo 6 a decisão pode ainda falhar se a implementação não for a mais adequada.
Implementação consiste em conduzir a decisão àqueles que são afectados por ela, conseguindo o seu envolvimento para ela. Convêm salientar que a participação no processo de tomada de decisão das pessoas que vão ser afectadas por essa decisão, leva a que aceitem de forma melhor esta.
 
8 –Avaliar a Eficácia da Decisão
Determinar se o problema está resolvido.



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