BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


A Informática na Educação
()

Publicidade
A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
    A Informática aplicada a Educação tem dimensões mais profundas que não aparecem a primeira vista.
Enfrentar essa nova realidade significa ter como perspectiva cidadãos abertos e conscientes, que saibam tomar decisões e trabalhar em equipe. Cidadãos que tenham capacidade de aprender a aprender e de utilizar a tecnologia para a busca, a seleção, a análise e a articulação entre informações, dessa forma, construir e reconstruir continuamente os conhecimentos, utilizando-se de todos os meios disponíveis, em especial dos recursos contidos no computador. Pessoas que atuem em sua realidade tendo em vista a construção de uma sociedade mais humana e menos desigual.
    Para isso não basta modernizar o sistema educacional, nem apenas adotar novos programas, métodos e estratégias de ensino - é preciso entender-lhes a transitoriedade, sendo necessário organização política e competência.
    O desafio diante do qual os educadores se encontram é o de definir o espaço e a competência do uso do computador para realizar e construir os grandes objetivos da Educação.
    É sempre importante frisar que o uso do computador na escola só é eficaz quando norteado por adequado projeto pedagógico. O computador só faz amplificar os processos já existentes.
    Neste sentido, se a escola é boa, pode ficar melhor; mas se a escola é ruim, certamente ficará pior ainda, pois o computador amplifica os erros e os acertos de quem o usam.
    O computador constitui uma excelente fonte de pesquisa para os temas dos projetos que se pretende realizar em uma escola. Funciona como troca de e-mail entre os alunos, entre outras escolas e entre professores. Pode ser usado como banco de dados, com informações da escola no geral.
    É importante destacar que os recursos gráficos do computador permitem a ampliação constante do material e a reformatação para a divulgação dos resultados, favorecendo a construção modular de trabalhos, simulações, acréscimos constantes no trabalho, criação de gráficos, folders, transparência, mix de imagem, movimento texto e som.
    Na criação e viabilização de projetos, o computador é instrumento de trabalho e de construção de conhecimento. Espaço por excelência de encontro de disciplinas, de conteúdos e de pessoas.
    A introdução dos computadores no processo ensino-aprendizagem não é conseqüência de um modismo. A resolução do Governo de aplicar a Informática no processo educacional brasileiro resulta da necessidade de minimizar alguns dos problemas do nosso sistema de ensino. o computador surge como um meio auxiliar alternativo de ensino, um recurso a mais para a diminuição das carências, visando diminuir os índices de evasão e repetência nas escolas.
    No entanto, o acesso à Informática na educação deve ser visto não apenas como uma solução ou direito, mas como parte de um projeto coletivo que prevê a democratização de acessos a tecnologias desenvolvidas por essa mesma sociedade.
    A tarefa de melhorar nosso sistema educacional, dinâmico e complexo, exige atuação em múltiplas dimensões e decisões fundamentadas, seguras e criativas. De um lado, há melhorias institucionais, que atingem instalações físicas e recursos materiais e humanos, tornando as escolas e organizações educacionais mais adequadas para o desempenho dos papéis que lhes cabem. De outro, há melhorias nas condições de atendimento às novas gerações, traduzidas por adequação nos currículos e nos recursos para seu desenvolvimento, num nível tal que provoquem ganhos substanciais na aprendizagem dos estudantes.
  
Os Professores e a Informática
 
    Diante dessa nova situação, é importante que o professor possa refletir sobre essa nova realidade, repensar sua prática e construir novas formas de ação que permitam não só lidar, com essa nova realidade, como também construí-la. Para que isso ocorra, o professor tem que ir para o Laboratório de Informática dar sua aula e não deixar uma terceira pessoa fazer isso por ele.
Segundo Gouveia:
    “O professor será mais importante do que nunca, pois ele precisa se apropriar dessa tecnologia e introduzi-la na sala de aula, no seu dia-a-dia, da mesma forma que um professor, que um dia, introduziu o primeiro livro numa escola e teve de começar a lidar de modo diferente com o conhecimento – sem deixar as outras tecnologias de comunicação de lado. Continuaremos a ensinar e a aprender pela palavra, pelo gesto, pela emoção, pela afetividade, pelos textos lidos e escritos, pela televisão, mas agora também pelo computador, pela informação em tempo real, pela tela em camadas, em janelas que vão se aprofundando às nossas vistas...” (GOUVEIA, p, ano).
 
    Más, para o professor apropriar-se dessa tecnologia, devemos segundo Fróes:
“mobilizar o corpo docente da escola e se preparar para o uso do Laboratório de Informática na sua prática diária de ensino-aprendizagem. Não se trata, portanto, de fazer do professor um especialista em Informática, mas de criar condições para que se aproprie, dentro do processo de construção de sua competência, da utilização gradativa dos referidos recursos informatizados: somente uma tala apropriação da utilização da tecnologia pelos educadores poderá gerar novas possibilidades de sua utilização educacional.” (FRÓES, p. , ano).
 
    Se um dos seus objetivos do uso do computador no ensino for o de ser um agente transformador, o professor deve ser capacitado para assumir o papel de facilitador da construção do conhecimento pelo aluno e não um mero transmissor de informações.
    Mas o professor deve ser constantemente estimulado a modificar sua ação pedagógica. Aí entra a figura do coordenador de Informática, que está constantemente sugerindo, incentivando e mobilizando o professor. Não basta haver um laboratório equipado e software à disposição do professor; precisa haver o facilitador que gerencie o processo pedagógico.



Resumos Relacionados


- O Educador Diante Da InserÇÃo Da InformÁtica Na EducaÇÃo

- O Papel Do Educador Na Introdução Da Informática Na Escola

- Era Digital Na Educação

- Www.educatecno.com

- Http://teses.eps.ufsc.br/resumo.asp?3147



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia