Tendinete e Contusão
()
Tendinite
O homem moderno chega ao 3º milênio e junto com ele vem as novas tecnologias, que otimizam o tempo e o espaço.
O trabalho do homem passa pelo mesmo processo e acaba se tornando extremamente repetitivo no que diz respeito aos movimentos corporais.
O esforço repetitivo é todo aquele feito inúmeras vezes ao dia: é a dona de casa que lava, passa, cozinha; é o mecânico que usa alicates e chaves de fenda; é o motorista que dirige horas ao dia; e é a digitação que hoje é usada por todos nós, independente da profissão, sexo, idade, raça ou nível sócio-econômico.
Este esforço repetitivo é, hoje em dia, uma das maiores causas de falta ao trabalho e conseqüente afastamento por acidente de trabalho e auxílio doença.
Os tendões são acometidos, principalmente os dos membros superiores, e sofrem um processo de doença dos mesmos, que são as tendinopatias.
Esses tendões se inflamam, aumentam de espessura, sua bainha (que é o invólucro protetor) se espessa e enche-se de líquido.
As tendinites acometem todas as articulações onde existam tendões, e pode se confundir com Artrites reumáticas, gotosas e até piogênicas.
A tendinite é a doença do homem moderno e do 3º milênio, sendo que nem as crianças escapam, com seus vídeo games e jogos de computador.
Esta é ainda uma doença sem solução definitiva, pois depende da ergonometria das instalações modernas e da boa vontade dos seres humanos. Mas não há motivos para desânimo, a medicina evoluiu rapidamente e com a descoberta do Genoma, um dia ainda conseguiremos fortalecer ou até mudar as células dos tendões e músculos, produzindo seres mais fortes, conforme sua profissão ou esporte.
Contusão
Contusão é a lesão decorrente de um traumatismo sobre qualquer região do organismo, sem que ocorra rompimento do tecido cutâneo.
A contusão se deve a uma ação local do agente traumático. Geralmente este agente traumático é sólido e a lesão será tanto mais grave quanto maior for a velocidade de impacto. O mesmo vale para a contusão que se dá pelo choque do corpo contra um agente parado. A duração da batida é importante, porque quanto mais prolongada causará lesões mais profundas e extensas. Outro fator de importância na produção da contusão é a resistência do tecido atingido, a qual está relacionada à sua elasticidade.
Por exemplo, se a contusão se dá em local onde a pele está sobre o osso, à lesão é maior; já, se há músculos entre a pele e o osso, a lesão será mais amena para uma contusão de mesma intensidade.
É muito comum o aparecimento de um hematoma, ou seja, o acumulo de sangue no local da lesão, após a contusão, e que se deve à ruptura de vasos sangüíneos.
Logo após a contusão, o indivíduo sente dor, que será mais ou menos intensa conforme a inervação da região. Se a batida for muito intensa, a parte central da área afetada pode apresentar-se indolor pela destruição de filetes nervosos. A mancha, inicialmente arroxeada, no local contundido, chamada de equimose, vai se transformando em azulada ou esverdeada, para, em alguns dias, tornar-se amarelada. Isto se da pela alteração do sangue que extravasou na hemorragia e que vai sendo reabsorvido lentamente. Pode-se formar, também, líquido entre a pele e o tecido mais profundo, dando um aspecto de ondulação, com mobilidade da pele no local atingido. O sangue extravasado, por ser um bom meio de cultura, pode infectar a lesão, sendo, portanto, muito importante a observação da evolução da hemorragia.
Resumos Relacionados
- O Que é Granuloma?
- Trauma De Testículos E Escroto
- Radiologia
- Trauma De Torax
- Combatendo A Lesão Por Esforço Repetitivo.
|
|