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Psicologia Cognitiva - Compreendendo o problema
(Margaret W. Matlin)

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Todos os problemas possuem 3 componentes: o estado inicial(o estado presente), o estado meta (o que se quer alcançar) e os obstáculos (o que impede de alcançar). Para se resolver um problema, descobriu-se que a tentativa de ensaio e erro é raramente usada.. Geralmente os itens para se resolver um problema são: as exigências para compreensão do problema, importância de prestar atenção, métodos de representar o problema, a cognição situada.
As exigências de compreender o problema, segundo Greeno, envolvem questões de coerência, correspondência e relação com os conhecimentos básicos. A representação coerente é aquela que todas as partes do problema fazem sentido; a correspondência envolve uma certa ligação entre a representação interna da pessoa e o material que está sendo compreendido, se o que vai ser entendido do problema de fato corresponde para a sua resolução; quanto aos conhecimentos básicos, seria necessário determinados conhecimentos para poder dominar o problema de acordo com os conhecimentos básicos de uma pessoa (exemplo: ler um artigo sem entender o vocabulário presente naquele texto)
É importante mencionar que para resolução de problemas, há outras atividades cognitivas envolvidas tais como: memória, atenção e tomada de decisões. A atenção envolve a pessoa em descobrir quais são as informações importantes e quais não são, focalizando então a parte apropriada do problema.
Ao representar um problema, é feita uma organização das informações tidas como relevante, de forma a reduzir o esforço na limitada memória de trabalho, para isso usamos símbolos, matrizes, diagramas e imagens visuais. Os símbolos são associações de elementos separados para representar os elementos do problema, por exemplo, letras representando números. Para a representação dos símbolos é importante satisfazer às 3 exigências de Greeno (coerências, correspondência e relação com o conhecimento básico). Uma situação normal é que pode ser usados esquemas anteriores para resolver um novo problema e também simplificar as sentenças a partir dos símbolos.
A matriz é um mapa que mostra todas as combinações possíveis de itens, é importante para controlar os itens quando o problema é complexo e as informações são categóricas. Os diagramas têm sua utilidade ao montar um objeto, uma vez que são úteis para representar uma grande quantidade de informações, representando informações de forma concreta, liberando assim espaço mental na memória de trabalho para outras atividades de resolução de problemas e além de dominar com pouco esforço essa estrutura. Um exemplo de diagrama pode ser um gráfico.
Outra forma de representação de problemas são as imagens visuais, sua vantagem é ser irracional e concreta, serve como símbolo para uma teoria ainda não completamente desenvolvida. envolve questões ligadas às representações imagéticas.
O último item para resolver um problema, mencionado no primeiro páragafo, é a cognição situada, o contexto em que determinado problema será resolvido. Essa abordagem enfatizam as formas de como os solucionadores operam no seu contexto natural, isso acontece por reunir informações úteis a partir de contextos ricos em estímulos da vida cotidiana, o que ajuda a compreender um problema de maneira mais rápida e completa. Por causa de contextos específicos, uma habilidade pode não ser usada em um momento relacionado a mesma habilidade é demonstrada em outro momento específico



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