Gestao parte 7
(rodrifinanceiro)
GESTOR COMO DECISOR
Decisão Racional
Parte-se do princípio que os gestores assumem fazer decisões racionais. Sendo que decisões racionais, são decisões consistentes maximizando o valor das escolhas dentro de limites especificados. Assumpções da racionalidade, o decisor deve:
- Ser objectivo e lógico;
- Definir cuidadosamente um problema;
- Ter objectivos claros;
- Seleccionar a alternativa que maximiza a probabilidade de alcançar o objectivo;
- Tomar a melhor decisão para os interesses económicos da organização
Racionalidade Limitada
Os gestores têm sempre em vista uma decisão Racional, contudo nem sempre é possível ao gestor reunir todas as assumpções da racionalidade, como tal, eles utilizam (em muitos casos) uma racionalidade limitada (ou seja, produzem decisões racionais limitadas).
Racionalidade Limitada é um comportamento racional dentro dos parâmetros de um processo simplificado de tomada de decisão, que é limitado pela capacidade do indivíduo de processar informação.
Como, em muitos casos, não é possível analisar toda a informação e todas as alternativas as decisões são tomadas baseando-se em alternativas que são satisfatórias. Assim, Satisfaz consiste em aceitar soluções que são “Good Enough”.
Todavia, existe o fenómeno Escalada de Envolvimento que convêm ter em conta. Que significa, o envolvimento crescente numa decisão anterior que pode ter estado inicialmente errada, ou seja, o indivíduo não admite que a decisão inicial estava errada e continua a realizar o seu trabalho e a tomar novas decisões tendo por base a primeira decisão que estava errada.
Papel da Intuição
A tomada de decisões intuitiva, consiste no processo de tomada de decisões na base do julgamento com peso do subconsciente e na experiência acumulada.
A decisão intuitiva não se baseia numa análise sistemática ou total do problema, e complementa geralmente uma análise racional.
Condições na Tomada de Decisões
Certeza – os resultados de cada alternativa são conhecidos, é uma situação mais idealística que realista.
Risco – possibilidade de estimar o resultado obtido de cada alternativa (valor esperado).
Incerteza – os resultados de cada alternativa não são conhecidos e é impossível estimá-los.
Tipos de Problemas e Decisões
Problemas Bem Estruturados e Decisões Programadas
Problemas Bem Estruturados são problemas lineares, familiares e facilmente definidos. Como resposta a este tipo de problemas o gestor utiliza Decisões Programadas, ou seja, uma decisão repetitiva facilmente aplicável ao problema em causa.
Através da decisão programada, será reduzido o número de alternativas para a solução do problema, facilitando a eficiência organizacional. Estas decisões programadas levam aplicação de um procedimento, regra ou política.
Procedimento – série de passos interrelacionados e sequenciais usados para responder a um problema estruturado, a única dificuldade reside em identificar o problema pois uma vez identificado o procedimento é aplicado.
Regra – declaração explícita do que fazer ou não fazer.
Política – orientação ou parâmetros para a tomada de decisões, contém termos ambíguos ficando a interpretação por conta do decisor
Problemas Não Estruturados e Decisões Não Programadas
Problemas Não Estruturados, são problemas novos para os quais a informação é ambígua e incompleta. Para fazer face a estes problemas existem as Decisões Não Programadas, que produzem uma resposta customizada e única. Estes são mais frequente entre os gestores de nível mais elevado.
Convém salientar, que são poucas as decisões na vida real que são totalmente programadas ou não programadas, pois estes constituem casos extremos, sendo que as decisões se situam, essencialmente, algures entre estas.
Estilos Na Tomada de Decisões
Existem duas dimensões que definem a perspectiva de tomada de decisões:
- Forma de pensamento – que vai de Racional a Intuitivo
- Tolerância para a ambiguidade – está relacionada com o número de alternativas tomadas em simultâneo, bem como a sua consistência, o seu ordenamento.
Existem quatro estilos na tomada de decisões:
- Directivo – Rápido, eficiente e lógico
- Analítico – Cuidadoso e capaz de se adaptar ou enfrentar novas situações
- Conceptual – Capacidade de encontrar soluções criativas
- Comportamental – Procura aceitação das decisões.
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