Gestão parte 8
(rodrifinanceiro)
FUNDAMENTOS DO PLANEAMENTO
O QUE É O PLANEAMENTO?
Envolve a definição dos objectivos da organização, estabelecendo a estratégia global (que pode ser definida como o conjunto de caminhos seguidos pela empresa para alcançar os objectivos), e o desenvolvimento de planos para integrar e coordenar as actividades da organização.
Existem 2 tipos de Planeamento:
- Planeamento Informal – não é escrito, e tem como características uma reduzida partilha dos objectivos, e o facto de ser genérico e com ausência de continuidade.
- Planeamento Formal – É escrito. Tem como características o facto de definir objectivos específicos, e programas de acção para alcançar esses mesmos objectivos.
PORQUE OS GESTORES PLANEIAM?
Propósitos do Planeamento
O planeamento é a função de gestão que estabelece as bases para todas as outras funções de gestão.
O planeamento estabelece a coordenação de esforços, pois fornece uma direcção aos gestores e não-gestores. O planeamento reduz, também, a incerteza pois leva os gestores a olhar mais em frente e tentar antecipar a mudança.
Por outro lado, o planeamento reduz a sobreposição de actividades e fixa os objectivos e as formas de os alcançar.
Planeamento e Performance
Em termos gerais, o planeamento formal é associado a:
- Lucros elevados
- Elevada rentabilidade dos activos
A qualidade do processo do planeamento e a adequada implementação dos planos provavelmente contribui para uma mais elevada performance.
A relação planeamento / performance é influenciada pelo horizonte temporal do planeamento.
COMO PLANEIAM OS GESTORES?
O Papel dos Objectivos e dos Planos do Planeamento
Objectivos são resultados desejados, fornecem direcção a todas as decisões de gestão e representam os critérios que permitem medir ou avaliar o que foi efectivamente realizado.
Planos são a forma como os objectivos vão ser alcançados (inclui alocação de recursos, programação de actividades e todas as outras acções necessárias para atingir os objectivos).
Tipos de Objectivos
Todas as organizações têm múltiplos objectivos, e não se pode dizer que existem apenas objectivos financeiros.
Objectivos Estratégicos – Envolvem toda a organização ou cada uma das suas áreas de negócios, a médio e longo prazo.
Objectivos Tácticos – Situam-se a nível intermédio da organização. Ex: Marketing ou Comunicação com horizonte de médio e curto prazo.
Objectivos Operacionais – Definem-se ao nível de gestão da primeira linha e com horizonte de curto prazo.
Nota: Médio e longo prazo é algo que se tem de fazer hoje para se atingir num horizonte temporal de 5 anos.
Tipos de Planos
Planos Estratégicos - Aplicam-se a toda a organização e a cada uma das suas áreas de negócios, a médio e longo prazo. Estabelece os objectivos estratégicos e procura posicionar a organização em termos do seu “environment”.
Planos Tácticos e Operacionais - Especificam os detalhes de como os objectivos tácticos e operacionais serão alcançados. Na prática, os planos práticos e operacionais estão juntos nas empresas, daí se falarem em apenas dois tipos de planos. Estes cobrem um horizontal temporal de curto prazo.
Planos Direccionais – Planos flexíveis que definem “guidelines” gerais, focalizados sem limitar os cursos de acção.
Planos Específicos – Detalhados definindo com pormenor os cursos de acção.
Planos de Uso Único – Desenhados para satisfazer as necessidades de uma situação única.
Planos de Continuidade – Fornecem orientação para actividades repetitivas, e incluem políticas, procedimentos e regras.
GESTÃO ESTRATÉGICA
IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESTRATÉGICA
O Que é a Gestão Estratégica?
É um conjunto de decisões de gestão e de acções que determinam a performance a médio e longo prazo de uma organização.
THE STRATEGIC MANAGEMENT PROCESS
A Abordagem da Estratégia
1 – Identificar a Missão e Objectivos
Missão é a declaração do propósito de uma organização. Este é importante quer nas organizações lucrativas, quer nas organizações não lucrativas.
Objectivos, o que a empresa pretende alcançar.
2 – Analisar o “Environment”
Uma estratégia bem sucedida está alinhada com o meio envolvente. Sendo que é necessário os gestores examinarem tanto o meio envolvente específico como o geral. E determinar que tendências e mudanças estão a ocorrer no meio ambiente.
3 – Identificar as Oportunidades e Ameaças
Oportunidade é uma tendência positiva no meio envolvente. Por contraste, Ameaça é uma tendência negativa no meio envolvente.
4 – Analisar os Recursos e Capacidades da Organização
Neste passo examina-se o interior da organização. Isto leva os gestores a reconhecer que em qualquer organização (independentemente do seu grau de sucesso) os recursos e capacidades disponíveis constrangem uma organização.
A análise interna fornece importante informação acerca dos recursos e capacidades da organização. Caso existe uma capacidade ou recurso único e excepcional que diferencia a empresa dos concorrentes, diz-se que estamos perante uma Competência Central. Ou seja, esta é a arma competitiva de maior valor acrescentado para a organização.
5 – Identificar os Trunfos (Strengths) e as Fraquezas (Weaknesses)
Strengths, são actividades que a empresa faz bem ou, então, quaisquer recursos únicos, que possibilitam uma vantagem particular face à concorrência.
Weaknesses, actividades que a organização não faz bem ou, então, necessidade de recursos que não possui.
Convém ter em conta que a cultura da organização tem as suas forças e fraquezas Ora vejamos, numa Cultura Forte, os novos empregados identificam facilmente as competências centrais de uma organização, em contrapartida pode servir como uma barreira à mudança. As culturas, também, influenciam as preferências dos gestores por certas estratégias.
SWOT Analysis, análise dos Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats. Baseado no SWOT Analysis os gestores podem identificar um nicho estratégico que a organização poderá explorar.
continuação na parte 9
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