Gestão parte 8 
(rodrifinanceiro)
  
FUNDAMENTOS DO PLANEAMENTO
  
 O QUE É O PLANEAMENTO?
  
 Envolve a definição dos objectivos da organização, estabelecendo a estratégia global (que pode ser definida como o conjunto de caminhos seguidos pela empresa para alcançar os objectivos), e o desenvolvimento de planos para integrar e coordenar as actividades da organização.
 
 Existem 2 tipos de Planeamento:
 - Planeamento Informal – não é escrito, e tem como características uma reduzida partilha dos objectivos, e o facto de ser genérico e com ausência de continuidade.
 - Planeamento Formal – É escrito. Tem como características o facto de definir objectivos específicos, e programas de acção para alcançar esses mesmos objectivos.
  
 PORQUE OS GESTORES PLANEIAM?
  
 Propósitos do Planeamento
  
 O planeamento é a função de gestão que estabelece as bases para todas as outras funções de gestão.
 O planeamento estabelece a coordenação de esforços, pois fornece uma direcção aos gestores e não-gestores. O planeamento reduz, também, a incerteza pois leva os gestores a olhar mais em frente e tentar antecipar a mudança.
 Por outro lado, o planeamento reduz a sobreposição de actividades e fixa os objectivos e as formas de os alcançar.
  
 Planeamento e Performance
  
 Em termos gerais, o planeamento formal é associado a:
 - Lucros elevados
 - Elevada rentabilidade dos activos 
 A qualidade do processo do planeamento e a adequada implementação dos planos provavelmente contribui para uma mais elevada performance.
 A relação planeamento / performance é influenciada pelo horizonte temporal do planeamento.
  
 COMO PLANEIAM OS GESTORES?
  
 O Papel dos Objectivos e dos Planos do Planeamento
  
 Objectivos são resultados desejados, fornecem direcção a todas as decisões de gestão e representam os critérios que permitem medir ou avaliar o que foi efectivamente realizado.
 Planos são a forma como os objectivos vão ser alcançados (inclui alocação de recursos, programação de actividades e todas as outras acções necessárias para atingir os objectivos).
  
 Tipos de Objectivos
  
 Todas as organizações têm múltiplos objectivos, e não se pode dizer que existem apenas objectivos financeiros.
 Objectivos Estratégicos – Envolvem toda a organização ou cada uma das suas áreas de negócios, a médio e longo prazo.
 Objectivos Tácticos – Situam-se a nível intermédio da organização. Ex: Marketing ou Comunicação com horizonte de médio e curto prazo.
 Objectivos Operacionais – Definem-se ao nível de gestão da primeira linha e com horizonte de curto prazo.
  
 Nota: Médio e longo prazo é algo que se tem de fazer hoje para se atingir num horizonte temporal de 5 anos.
  
 Tipos de Planos
  
 Planos Estratégicos - Aplicam-se a toda a organização e a cada uma das suas áreas de negócios, a médio e longo prazo. Estabelece os objectivos estratégicos e procura posicionar a organização em termos do seu “environment”.
 Planos Tácticos e Operacionais - Especificam os detalhes de como os objectivos tácticos e operacionais serão alcançados. Na prática, os planos práticos e operacionais estão juntos nas empresas, daí se falarem em apenas dois tipos de planos. Estes cobrem um horizontal temporal de curto prazo.
 Planos Direccionais – Planos flexíveis que definem “guidelines” gerais, focalizados sem limitar os cursos de acção.
 Planos Específicos – Detalhados definindo com pormenor os cursos de acção.  
 Planos de Uso Único – Desenhados para satisfazer as necessidades de uma situação única.
 Planos de Continuidade – Fornecem orientação para actividades repetitivas, e incluem políticas, procedimentos e regras.
 
 GESTÃO ESTRATÉGICA
  
 IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESTRATÉGICA
  
 O Que é a Gestão Estratégica?
 É um conjunto de decisões de gestão e de acções que determinam a performance a médio e longo prazo de uma organização.
  
 THE STRATEGIC MANAGEMENT PROCESS
 
 A Abordagem da Estratégia
 
 1 – Identificar a Missão e Objectivos
 Missão é a declaração do propósito de uma organização. Este é importante quer nas organizações lucrativas, quer nas organizações não lucrativas.
 Objectivos, o que a empresa pretende alcançar.
  
 2 – Analisar o “Environment”
 Uma estratégia bem sucedida está alinhada com o meio envolvente. Sendo que é necessário os gestores examinarem tanto o meio envolvente específico como o geral. E determinar que tendências e mudanças estão a ocorrer no meio ambiente.
  
 3 – Identificar as Oportunidades e Ameaças
 Oportunidade é uma tendência positiva no meio envolvente. Por contraste, Ameaça é uma tendência negativa no meio envolvente.
  
 4 – Analisar os Recursos e Capacidades da Organização
  
 Neste passo examina-se o interior da organização. Isto leva os gestores a reconhecer que em qualquer organização (independentemente do seu grau de sucesso) os recursos e capacidades disponíveis constrangem uma organização.
 A análise interna fornece importante informação acerca dos recursos e capacidades da organização. Caso existe uma capacidade ou recurso único e excepcional que diferencia a empresa dos concorrentes, diz-se que estamos perante uma Competência Central. Ou seja, esta é a arma competitiva de maior valor acrescentado para a organização.
  
 5 – Identificar os Trunfos (Strengths) e as Fraquezas (Weaknesses) 
  
 Strengths, são actividades que a empresa faz bem ou, então, quaisquer recursos únicos, que possibilitam uma vantagem particular face à concorrência.
 Weaknesses, actividades que a organização não faz bem ou, então, necessidade de recursos que não possui.
 Convém ter em conta que a cultura da organização tem as suas forças e fraquezas Ora vejamos, numa Cultura Forte, os novos empregados identificam facilmente as competências centrais de uma organização, em contrapartida pode servir como uma barreira à mudança. As culturas, também, influenciam as preferências dos gestores por certas estratégias.
 SWOT Analysis, análise dos Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats. Baseado no SWOT Analysis os gestores podem identificar um nicho estratégico que a organização poderá explorar.
 
 continuação na parte 9 
 
  
 
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