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Gestao parte 10
(rodrifinanceiro)

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Matriz BCG

STAR
 
Nestes casos a empresa tem uma situação de liderança. Negócios com uma elevada taxa de crescimento. São os negócios com mais futuro para a empresa, no entanto, para a empresa crescer e ter vendas nestes negócios é necessário um investimento (em activos). 
Em qualquer negócio existe uma relação vendas/activos, ou seja, vendas capital investido. Assim, um negócio mais intensivo em capital significa um negócio onde existem grandes investimentos.
Deste modo, para a empresa Crescer necessita de Investimentos, e para investir necessita de um Financiamento.  
 
CASH COW
 
Nesta situação, os negócios atingiram a fase de maturidade ou, eventualmente, de declínio. Verificando-se um investimento de substituição (pois, não existe esforço de expansão apenas de manutenção).
Em termos de Índice Concorrencial a empresa tem uma situação de liderança, logo o negócio gera mais Cash Flow. Contudo, este Cash Flow não é necessário para crescer, e como a empresa apenas pretende a manutenção, existe uma situação de superavit financeiro.
 
QUESTION ou CHILD
 
Negócios em fase de crescimento mas com fraca quota de mercado. Existe um fraco Cash Flow, assim, é necessário recorrer-se em larga escala ao financiamento. Gerando uma situação de relativo desequilíbrio financeiro, deficit financeiro.
 
DOG
 
Estes negócios não geram grandes fundos, podendo constituir um sério problema para a empresa, pois ocorrerá com grande probabilidade prejuízos para a empresa e é extremamente difícil passar de “Dog” para “Cash Cow”.
Estes negócios poderão eventualmente ter um certo equilíbrio, contudo estão sempre dependentes do líder.
 
Relação entre os Vários Negócios
 
Os Negócios do tipo “Cash Cow” deverão sustentar, com o seu superavit fiannceiro, os negócios do tipo “Question” (pois são negócios com um relativo desequilíbrio financeiro a necessitar de financiamento), com o objectivo de tornar estes em negócios do tipo “Star”.

A principal insuficiência do Modelo BCG consiste em nem sempre se poder identificar e relacionar devidamente o Índice concorrencial com Cash Flow.
 
Estratégia de Negócio (Business Level Strategy)
 
Cada negócio tem a sua componente SWOT (TOFA), sendo que a empresa deverá determinar como actuar em cada um dos seus negócios.
 
Matriz de Michael Porter (estratégias genéricas para um negócio)

Alvo Amplo
Existe um alvo amplo quando existam duas situações:
- Cobertura Geográfica do mercado, sendo que esta deverá ser total.
- Gama de Produtos Completa, conjunto de linha de produtos (conjunto de produtos próximos entre si).
 
Alvo Estreito
Quando não se verifique umas das seguintes condições:
- Cobertura Geográfica do mercado.
- Gama de Produtos Completa
 
Vantagem Competitiva pelo Custo
Tem por objectivo fazer bens padrão (standard), procurando produzi-los a um custo competitivo, e coloca-los no mercado a preços vantajosos (competitivos). Estes produtos visam, portanto, um cliente padrão.
           
Vantagem Competitiva pela Diferenciação
São bens com características únicas, ou seja bens singulares e inovadores. Estes bens pressupõem custos maiores e como tal preços maiores, são no entanto bens de maior qualidade e de imagem de marca mais forte. Este tipo de produtos visa clientes que queiram a diferenciação.
 
Pequenos Conceitos
Dimensões e Vertentes da Qualidade:
- Características Genéricas
- Características Diferenciadoras
- Fiabilidade
- Durabilidade
- Conformidade
- Estética
- Serviço
Segmento de Mercado é uma parte do mercado, composta por clientes homogéneos.

O Mercado é constituído pelos conjuntos dos segmentos de mercado.

Tecnologia de Produto é aquela que permite a criação de novos produtos ou serviços
Tecnologia de Processo é a que permite fazer melhor, não coisas novas, mas sim daquilo que já existe.
 
Dominação ou Liderança pelo Custo (Overall Cost Leadership)
A empresa pretende normalmente conseguir a maior quota de mercado possível, partindo do princípio que o cliente de rendimentos médios deseja um produto estandardizado. Os clientes são relativamente homogéneos, tendo um comportamento semelhante. São a maioria no mercado.
A estratégia de dominação pelo custo engloba um conjunto de características que a definem, entre as quais se destacam as seguintes:
- Produtos e serviços relativamente estandardizados; (características genéricas)
- Preço extremamente competitivo, o que implica um;
- Custo competitivo;
- Obtenção de economias de escala, onde o custo médio unitário dos produtos decresce à medida que as quantidades produzidas aumentam;
- Capacidade de distribuição. É necessário ter acesso a bons canais de distribuição. Não adianta no entanto ter bons canais de distribuição, se a empresa não tiver boa capacidade logística;Tecnologia de Processo.

O preço dos bens estandardizados constitui o referencial, normalmente o preço mais baixo do mercado. À diferença registada entre o preço do Bem Padrão e o preço do bem diferenciado, chama-se Prémio de Preço.
Uma grande fatia dos consumidores quer um bem padrão, assim normalmente ganha a empresa que consegue vender aos preços mais baixos. (Porque haverá o consumidor comprar de entre 2 bens que o satisfazem igualmente, o mais caro?)
As empresas com esta estratégia procuram assim ganhar pouco por unidade, mas vender em grande quantidade.
 
Rentabilidade dos Capitais Próprios (Return of Equity)
A rentabilidade dos capitais próprios é a taxa de aumento do capital próprio da empresa. Daqui se obtém duas importantes expressões:
RCP = (Resultado Líquido do Exercício / Total Capital Próprio) * 100
RCP = (RLE / Vendas) * (Vendas / Capital Próprio) * 100



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