Como SE CONSTRÓI UM SIGNIFICADO - BAFANA-BAFANA
(MARISE JALOWITZKI)
Ao ouvir o significado atribuído a BAFANA-BAFANA como sendo"meninos travessos", "meninos alegres", lembrei que já ouvira a referência a BAFANA - A Deusa Anciã da mitologia etrusca e adotada por Roma e, mais tarde, Itália.
O resultado da pesquisa foi muito agradável, pois mostra como todos os significados, ao longo dos séculos e milênios, podem ir se transformando, mudança que pode auxiliar na formação de cada um, seus códigos para dissipar medos e arquétipos negativos. Qual o adulto de hoje que não se assustou, quando criança, com as terríveis histórias de bruxas más e suas vassouras? Pois fica o convite para ler a história de BEFANA, ou BAFANA e de seu esposo BEFANO ou BAFANO. A construção da palavra remonta a Belo (Bel) e Alegre (Fani - latim). ( Leia o artigo na íntegra no link inscrito em Referência.)
O artigo traz subtítulos relevantes, como a origem do mito do casal, algumas referências sobre o legado dos etruscos (de onde surgiu a lenda de Bafana), a atuação do sincretismo operado pela Igreja Católica como forma de absorver crenças e atrair seus adeptos, análises sobre o papel da mulher nas histórias contadas, o convívio com as diferenças impostas pelas heranças culturais e a necessidade de revisão de nossos conceitos arraigados. Por fim, o convite para o livre exercício da Alegria e da Espontaneidade!
Boa Leitura!
Transcrição de pequeno trecho incial:
A construção da história da humanidade é feita sobre significados. Alguém emite uma opinião, dá um jeito de propalar essa opinião, quantos mais seguem essa opinião, a reafirmam. Na reafirmação ela torna-se uma "verdade". Cada verdade tem seus seguidores. A verdade é aceita como lei, como dogma é consagrada e passa a ser assim cultuada pelo tempo afora. Até vir um novo significado e iniciar um novo ciclo de propagação - propaganda em ação - receber novos adeptos e mudar o seu significado - signo-sinal-interpretação. Tudo é processo: início, meio, fim. Recomeço. Início, meio e fim. Recomeço. Sucessivamente.
Refletir e mudar para um estilo de vida mais ameno, está em nossas mãos.
BAFANA-BAFANA, assim, soa como um convite a um grito de ALEGRIA-ALEGRIA!!!
Resumos Relacionados
- Mandela: Luta Pela Liberdade
- Termos Relacionados Com A Semântica
- Desconstrução – Teoria Da Critica Literária De Jacques Derrida
- Pensamento E Linguagem (pensamento E Significado)
- São Valentim - Santo AntÔnio - Revendo Conceitos
|
|