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Formação Psicológica do Professor
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De acordo com o pensamento de  Mauri e Solé (2004), pode-se pensar na formação psicológica do professor a partir de um contexto que envolve  uma certa complexidade. Segundo as autoras, torna-se necessário uma reflexão global acerca do sentido e da projeção da formação docente e ao mesmo tempo, analisando as contribuições que podem ser dadas pela psicologia no que diz respeito ao atendimento das demandas sociais inclusas no cotidiano escola no ato de lidar com o corpo discente.
    Sabe-se que a Psicologia dispõe de uma pluralidade de elementos que precisam ser colocadas à disposição do professor, em sua formação, para o enfrentamento eficaz das situações colocadas na educação. Em outras palavras, a personalidade do professor expressa seu pensamento na ministração da aula, sendo que, “O pensamento do professor é, antes de tudo uma construção constante, que resulta da interação entre conhecimento e experiências” ( MAURI e SOLÉ  2004, p. 408).
    A formação psicológica do professor, implica na conscientização acerca das variedades e diversidades presentes no “mundo” do aluno, pois, são grandes as diferenças a serem percebidas e trabalhadas na sala de aula. Cabe aos professores, motivarem a aprendizagem de cada aluno, tomando como ponto de partida, o reconhecimento e a valorização pelas diferentes personalidades e variações que cada aluno possui.
   Neste sentido, destaca-se a grande importância de se articular a Psicologia à Educação, no sentido de que a formação profissional do educador, deve ter como elemento imprescindível, uma dimensão de auto-observação, de reflexão sobre o próprio desempenho, que possa contribuir para uma formação profissional equilibrada e que favoreça ao processo ensino-aprendizagem. Vale salientar que tudo isto implica numa formação teórica-prática de qualidade, onde se possa estabelecer uma relação eficaz entre a teoria psicológica vista no curso de formação e a prática a ser realizada na sala de aula.
    Os docentes de todas as áreas do conhecimento, precisam ter em mente o seguinte aspecto: se pretendem participar da formação de profissionais críticos, reflexivos e autônomos, devem está bastante preparado psicologicamente para atender as demandas educacionais e particulares de cada aluno, pois isto exige muito preparo, que pode ser adquirido nos próprios cursos de formação.
    Conforme afirma a autora, o núcleo inicial e básico de conhecimentos psicológicos que um docente deve possuir pode ser configurado a partir das disciplinas estudadas nos cursos de formação e, no contexto da  formação psicológica, as disciplinas de Psicologia na Educação, devem ser muito bem trabalhadas e valorizadas por alunos e professores nos centros de formação docente.
    Nada de executar “teorias-receita”, os professores agindo desta forma, só poderão alienar-se de suas condições pensantes, convertendo-se em meros objetos, formando  crianças e jovens sem autonomia sem reconhecerem a questão da cidadania, temas bastantes discutidos nos tempos atuais.
    Pode-se afirmar que os conteúdos da formação psicológica do professor devem estar organizados em torno da representação dos processos educativos e das metas a serem alcançadas. Neste sentido, trata-se de saber lidar com as dificuldades e distúrbios que os alunos apresentam na sala de aula, mantendo um bom relacionamento entre professor e alunos, sejam eles crianças, jovens ou adultos, motivando a ação de equipe e a convivência no grupo, dando lugar a valorização dos sentimentos entre ambos, uma vez que isto fortalece os vínculos de amizades e minimiza os transtornos existentes na sala de aula.
       Portanto, pensar uma Psicologia Educacional mais concreta também requer que se reconheça as variações da vida humana. Se a escola foi instituída para realizar a transmissão/assimilação dos conhecimentos, não se deve esquecer de que o homem intelectual é também afetivo, social, cultural, sexual, lúdico, estético, econômico e biológico.
REFERÊNCIA
 
MAURÍ, Maria Teresa & SOLÉ, Isabel. A formação Psicológica do Professor: Um instrumento para análise e Planejamento do Ensino. In: Desenvolvimento psicológico da educação, 2ª ed. Porto Alegre : Artmed, 2004.



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