Olhai os lírios do campo
(Érico Veríssimo)
Olhai os lírios do campo:
Érico Veríssimo
O livro retrata os conflitos interiores de Eugênio Fontes,médico,vindo de família pobre e que luta para ser algúem,subir na vida e dar uma condição de vida melhor para sua família.
A narrativa começa com Olívia no hospital e Eugênio,recebendo uma telefonema de que o grande amor de sua vida estava morrendo.Sem saber o que fazer,fica desorientado por alguns instantes.Era Casado com Eunice,moça rica e fútil.Ir até o hospital iria compromete-lo.o que os outros iriam pensar dele?Mas...não podia abandonar,Olívia...Não,não podia..Pede para o motorista tirar o carro,se dirige para Eunice que se encontrava sentada,lendo e diz que vai sair pois houve um problema com Ernesto.
Na viagem de carro,enquanto se dirigia para cidade,Eugênio vai relembrando todos os acontecimentos de sua vida.Sua infância pobre...as humilhções que passara no internato onde estudara..Olívia...
Um dia,no colégio,as crianças corriam atrás dele,gritando em coro:"TÁ COM A CALÇA FURADA.TÁ COM A CALÇA FURADA-DÁ.CALÇA FURADA..."Eugênio,nunca se sentiu tão humilhado.Nos esportes,era um fracasso e os colegas zombavam dele o chamando de "maricas".Não andava metido em grupos. E isso era mais um motivo para ser chamado de"'maricas".Buscava refugio nos livros.Lia muito e com isso se destacou entre os primeiros atraindo inimizades e invejosos.
Genoca(seu apelido)se esforçava para amar seu pai,seu Ângelo,mas só conseguia sentir pena dele.Ele tinha o jeito humilde,pacato,resignado,aceitava tudo o que os outros diziam...Era um homem calado,murcho e envelhecido antes dos quarenta.Tinha uma cara inexpressiva,dois olhos achagados e um ar de resignação quase bovino.Mais tossia do que falava e quando falava era pra se queixar da vida.Queixava-se,porém.sem amargura,sem raiva.Eugênio tinha pena do pai,porque ele tossia,suspirava e lamentava e porque se chamava.Ângelo e seu nome o fazia lembrar da história de uma lição de seu livro de leitura,onde um agricultor,com o mesmo nome de seu pai,saiu para o lugarejo levando mantimentos e foi saqueado e morre.Essa história fazia com que Eugênio,tivesse mais ainda pena de seu pai
Eugênio,se sentia melhor na companhia da mãe,D,Alzira.Havia no seu rosto alguns traços seus.Amando-a não estaria tambem se amando?
Sempre que acontecia alguma coisa desagradável.ela dizia:"É O DESTINO".Graças a mãe é que Eugênio pode se dar o luxo de estudar no internato.Era um colégio de primeira classe.D.Alzira lavava toda a roupa branca do"COLUMBIA COLLEGE".
Uma noite,no internato,teve uma crise de pânico por causa de uma tempestade e nesse mesmo assiste o assassinato de um professor,Mark Tearle.
Com muito sacrífício,Eugênio se forma em medicina.No dia de sua formatura,reconhece em Olívia,sua colega de turma,uma mulher interessante e com ela desabafa,suas inquietações e confessa não ter vocação para medicina,por não ter sangue frio.
Olívia era a única mulher da turma de medicina.Se formou com sacrifício.Trabalhava num laboratório de análises clínicas.Seu salário mal dava para se sustentar e pagar seus estudos.
Um ano antes de sua formatura,seu pai morre,vítima de angina no peito.
Eugênio,conheceu Olívia no terceiro ano da Faculdade,mas foi só no fim do quarto ano que estreitaram amizade.
Eles passam a trabalhar juntos,no hospital.Genoca faz uma opração mal sucedida,fica frustrado e questiona a existência de Deus.Olívia e sua mãe o consolam.
Inicia a Revolução de 30
Olívia parte para tabalhar na Itália.Eugênio conhece Eunice,filha de D.r Cintra,moça frívola,esnobe,irônica.Fora criada sem mãe e aos cuidados dum pai que queria apenas ve-la instruída e admirada.Tinha a voz esquisitamente frágil.Um certo quê de infantil..Não queria ter filhos,pois achava que iria ficar deformada.Eugênio se casa com ela,mesmo sem amor,embora sentisse um desejo de posse por ela,uma forte atração física,mas era Olívia quem ele amava.Casou-se ganhou nome,fama,prestígio,mas continuava com as mesmas inquietações de sempre e sua vida continuava vazia,sem sentido..Depois ele escreve uma carta para Olívia contando tudo.Olívia volta,eles se encontram,conversam e tem uma noite de amor.Ela parte de novo para Itália e Eugênio,se torna amante de Izabel,esposa de seu amigo,Felipe e mãe de Dora.
Ele se sente muito mal com toda essa situação.Felipe...seu amigo.Dora,uma moça que ele admirava e que gostava muito.Não queria magoa-la.
Eugênio rompe seu casamento com Eunice e termina com Izabel,que custa a aceitar.
Dora engravida e Simao,seu namorado,pede que Eugênio faça o aborto.Ele se recusa.Dora faz o aborto com outra pessoa e morre.Eugênio se sente culpado.
Olívia lhe escreve cartas e fala sabendo que vai morrer e diz que Eugênio vai continuar na filha,que tiveram juntos,Ana Maria e que nasceria um novo Eugênio,transformado,moldado que nem barro
Olívia morre e Eugênio decide lutar por ela e por Ana Maria.Queria...mudar...nascer de novo e era em Ana Maria que a lembrança de Olívia se fazia mais presente.A menina tinha os ohos sérios e profundos como os da mãe,a carinha redonda,os olhos redondos,graúdos,vivos,o nariz redondo,uma franja de chinesinha,preta e lustrosa.Herdara de Olívia ima expressão de suave serenidade e um certo ar de serenidade e um certo caráter humano,que impunha uma cera peculiaridade,rara e inesquecível.
Havia em Eugênio uma parte boa e pura que estava apenas esperando uma oportunidade para dominá-lo e era Olívia que estava dando a ele,aos poucos essa oportunidade.
Depois que Olívia morre,Eugênio,vai morar com Ana Maria,na casa de D.Frida,que era uma senhora que quando ficou enferma,Olívia a acolheu e ela morrendo de amores por Olívia passou a considera-la menbro da família e lhe deu duas salas independentes e toda a liberdade.
Em uma das cartas que Olívia escreveu,ela fala a respeito do amor exagerado pelo dinheiro,não que fosse contra,pelo contrário,achava bom poder viver bem,mas falava do amor exagerado pelo dinheiro e cita um trecho bíblico:"OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO;ELES NÃO TECEM,NEM FIAM,MAS NEM SALOMÃO,EM TODA SUA GLÓRIA SE VESTIU COMO ELES"
O livro termina com a inauguração do "Megatério",construído por Filipe,um arranha-cèu,um edifício mais alto da America do sul,com 30 andares e Eugênio,no parque com Ana Maria,dando comida aos marrecos e pensando em fazer algum trabalho para ajudar as crianças abandonadas.
Resumos Relacionados
- Olhai Os Lírios Do Campo
- Olhai Os Lirios Do Campo
- Olhai Os Lirios Do Campo
- Olhai Os Lírios Do Campo
- Olhai Os Lírios Do Campo
|
|