Satélite alemão vai mapear a Terra em 3D
(Paula Rothman)
Satélite alemão vai mapear a Terra em 3D
Lançado hoje no Cazaquistão, o TanDEM-X será usado para mapear as elevações da Terra em 3D.
Este é o segundo satélite de observação lançado pela Alemanha.
O primeiro, o TerraSAR-X, no espaço desde 2007, também será utilizado nesta que é considerada uma missão-chave da Agência Espacial Alemã, pois dela resultará o primeiro modelo 3D padronizado da Terra e suas elevações.
Pesando mais de 1,3 toneladas, com cinco metros de comprimento, o TanDEM-X orbitará o planeta a 514 km de altitude, vasculhando os mais de 150 milhões de km2 da superfície diversas vezes.
O radar do satélite emite microondas que são refletidas pela superfície da Terra e recebidas de volta pelo radar. A distância entre o satélite e a superfície é calculada pelo tempo que o sinal leva para retornar. As imagens são feitas de duas posições diferentes para criar perspectiva, uma forma de registro similar à maneira que os humanos usam seus dois olhos para gerar imagens 3D. Os dois “olhos radares” estão nos satélites TanDEM-X e TerraSAR-X.
Em três anos de projeto, os dados gerados devem ser equivalentes ao armazenamento de 200 mil DVDS.
A empreitada da Agência Espacial Alemã custará, no total, 165 milhões de euros, dos quais 125 milhões sairão de seu próprio bolso. O restante será pago pela Infoterra GmbH (subsidiária da Astrium), empresa responsável pela comercialização dos dados obtidos. Essa parceria público-privado permitirá que consumidores do mundo todo adquiram as informações em 3D – desde governos a empresas privadas.
Resumos Relacionados
- Definição De Navegação Por Satélite
- A Lua
- Caronte (satélite)
- Quantos Satélites Estão Em órbita Da Terra?
- Megamix – Astronomia
|
|