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Cultura ORGANIZACIONAL
(SINVALINE PINHEIRO)

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RESUMOEste artigo procura compreender a influência da cultura organizacional nas empresas e também no cotidiano das pessoas, analisando os efeitos negativos e positivos. Analisa-se de forma geral os assuntos que abordam sobre a cultura organizacional, os conceitos e as variantes de acordo com a atualidade. A pesquisa bibliográfica é com autores que estudaram sobre cultura organizacional definindo sua influência no mundo moderno.Palavras-chaves: Cultura organizacional – cultura – importância - influênciaCULTURA ORGANIZACIONALCada organização tem característica própria surgidas através das estratégias adotadas por seus dirigentes. Estas podem levar a desdobramentos internos de alteração nos sistemas de coordenação. Sabendo que a cultura muda do mesmo jeito que se forma o processo.Cultura organizacional é um conjunto de valores existentes na empresa com valores moldados conforme as necessidades tendo como base seus valores. Portanto pode-se dizer que cultura organizacional é o retrato do modo de como a empresa se desenvolve, como conduz seus negócios e como administra seus clientes internos e externos, incluindo os funcionários.Identifica-se a cultura de uma organização através dos hábitos de seus colaboradores, que podem ser pessoas com os mesmos objetivos, pensamentos, crenças e valores.Segundo Infestas Gil (1991) cultura organizacional se tornou um conceito imprescindível para compreensão das estruturas empresariais, desde a qualidade de vida no trabalho, a identidade , ou seja, ”um conjunto de caracteristicas que a individualiza e a tona única perante qualquer outra”. Para este autor ela assume como um sistema de valores que se mostram através de rituais, mitos, hábitos e crenças comuns numa instituição, padronizando normas de comportamento. “Uma cultura construída ao longo do tempo, um sistema de valores compartilhados pelos membros de uma organização e que a difere de uma para a outra.”(Robbins, 2002)IMPORTÂNCIAExistem muitas contradições entre cultura e mudança organizacional, então aprender a mudar é o mesmo que aprender a apreender o que e onde dever ser feito, usando instrumentos e técnicas adequadas, acima de tudo está a importância no sentido de aprender a mudar, segundo o autor João Bilhim (1996),Assim é necessário superar as barreiras e mudar os comportamentos quebrando paradigmas e dando lugar a outros de uma nova realidade, preparando para novos desafios através de processo contínuo de aprendizagem para atender ás nova demandas do mercado,.A cultura produz a otimização dos resultados organizacionais, produzindo também comportamentos funcionais para o alcance das metas e ainda permite o desenvolvimento da identidade externa servindo como mecanismo de controle social, definindo a realidade, segundo Weick (1995) Diante do avanço da tecnologia e das mudanças do cenário globalizado e a competição entre as organizações esta devem se planejar principalmente na política de mudança cultural, estudando a cultura organizacional em seu ambiente analisando sua influência sobre o comportamento dos funcionários e colaboradores.O comprometimento nasce com o processo de mudança cultural, entendendo tudo como uma nova maneira de fazer as coisas.A cultura organizacional das empresas é comparada com as características de personalidade das pessoas, como se fosse a personalidade da empresa. Por isso é importante conhecer as características e seus elementos de formação. A cultura organizacional é formada por fatores de origem de seus fundadores. As crenças, os valores e as experiências são os primeiros fatores para formação da cultura, que são complementados pelos costumes étnicos e éticos.A competitividade é um fator essencial na formação da cultura organizacional, todos esses fatores criam a gestão predominante que resulta no comportamento organizacional. Resumindo pode se concluir que o convívio e o aprendizado cultural faz com que funcionários de uma organização se envolvam de forma progressiva e portanto quanto mais cultura compartilhada, maior será sua influência nos pensamentos e sentimentos de todos.A cultura organizacional pode modelar as formas de gestão e o comportamento e trazer valores essenciais à empresa como o compromisso com o trabalho dentro de um clima de harmonia. Por isso é importante para a empresa ter uma cultura organizacional forte e alinhada com todos os trabalhadores, alinhados no que a empresa acredita, onde quer chegar. Os funcionários precisam acreditar na empresa ou seja, serem alinhados à sua cultura..BIBLIOGRAFIAINFESTAS GIL, Angel (1991). Sociologia de la Empresa. Salamanca, Amarú Ediciones. BILHIM, João Abreu de Faria (1996). Teoria Organizacional – Estruturas e Pessoas. Lisboa, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.WEICK, Peter L. Sensemaking in organizations. London: Sage, 1995. p. 1- 82www.revista.fundap.sp.gov.br/KAHALE, FLÁVIA. A pesquisa de clima organizacional. Instituto MVC, 2004.



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