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História do Jeans
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Do árduo ao índigo

    Levi Strauss, um vendedor de lonas, judeu alemão, em plena corrida mineradora americana, especificamente, no ano de 1853, foi o criador, das hoje, tão populares calça jeans. Estas, usadas no decorrer de 158 anos por mineradores, operários, soldados, rebeldes, e hoje, por todos, sem distinção de classe social ou idade.
    Nos primórdios da criação, a matéria-prima utilizada era tão rígida quanto o trablaho exercido nas minas. Foi então, que Strauss passou a utilizar o denim, tecido tão resistente quanto, porém, flexível e, posteriormente, colorido a partir de uma planta denominada Indigus, com o familiar índigo.
    Na década de 30, o jeans passa a popularizar-se e na década de 1950 vestiu ícons vanguardistas, tais como: James Dean, Marlon Brando e Elvis Presley. Depois vieram os Beatles, Bob Dylan e Jimi Hendrix, imagnes intrinsecamente relacionadas ao Rock and Roll.
    Na passarela, o jeans foi visto pela primeira ves na década de 70, com apresentação de Calvin Klein. Este, inicialmente criticado por aqueles que não imaginavam o que o artigo se tornaria.
    A partir de 1980, através do desejo de ousar e criar, o jeans se consolida-se. E nas lavanderias, toques mil foram criados e aprimorados, através do amaciamento e do pioneiro stone wash, modificando através do uso de pedras no processo, o efeito do tecido. Assim, de acordo com o gosto do freguês, podem-se se encontrar calças diversificadas e aparerentemente usadas, desbotadas, entre outras, e até mesmo, animalescas.
    Entretanto, ainda hoje, quem imaginaria que um produto remoto e rústico como tal, vem sendo aprimorado através de transformação incessante, atravessando o século XX, passando de artigo viril e de atrito à artigo popular e até mesmo de luxo. Tecido simplório e expressivo, concebido a partir do cruzamento entre fios de trama e urdume, resistente ao tempo, tendências e modismos, propagando a essencial individualidade e comportamento presentes nas calças jeans.
    Nos produtos brasileiros, veem-se peças leves e anatômicas, usadas por ditadoras de tendências internacionais. Hoje, sim senhor, o país é também o maior produtor de tecido de denim do Mundo, além de fornecedor das grifes mundialmente desejadas.
    As características evidentes no jeans remetem àquilo que cada indivíduo deseja comunicar.



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