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Biomecânica
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Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Física Escolar (1997) fazem menção à Biomecânica como conteúdo que deve ser abordado de maneira simplificada no 2º ciclo do ensino fundamental, devendo ser aprofundado no final do ensino médio. No entanto, este documento não oferece referências suficientes que orientem o professor quanto a uma possível interação entre estas duas áreas, tratando-as como universos distintos do conhecimento, quase sem interseções possíveis no âmbito da prática escolar. Diante disto, propõe-se a discussão da concepção de Biomecânica apresentada na proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para a Educação Física Escolar e, a partir daí, uma reavaliação do papel dos conhecimentos derivados da Biomecânica no contexto escolar. O pressuposto para a presente discussão é o de que as aulas de Educação Física proporcionam um conjunto de vivências motoras que podem ser aproveitadas para a assimilação de conceitos abstratos acerca do movimento humano, contribuindo consideravelmente para a estruturação de uma aprendizagem que leve à autonomia do indivíduo quanto à sua prática de atividades físicas.
O corpo humano é um dos principais objetos de estudo do homem. A busca por compreender o seu funcionamento contrapõe-se à sua complexidade, levando cientistas e estudiosos a aprofundar cada vez mais os seus estudos.
Dentro deste âmbito se encontra a Biomecânica, que é uma disciplina derivada das ciências naturais que se preocupa com a análise física dos sistemas biológicos, examinando, entre outros, os efeitos das forças mecânicas sobre o corpo humano em movimentos cotidianos, de trabalho e de esporte.
No século XX ocorreram grandes avanços tecnológicos que se refletiram nos métodos experimentais usados em praticamente todas as áreas de atuação científica, incluindo a Biomecânica, ocasionando um grande avanço nas técnicas de medição, armazenamento e processamento de dados, fatos estes que contribuíram para o estudo e melhor compreensão do movimento humano.
Para muitos profissionais que estão relacionados à área de educação física a biomecânica ainda esta muito longe de seu âmbito de trabalho. Porem dentro de uma visão crítica e consciente do movimento, a biomecânica se coloca como um instrumento importante. Dentro dessas duas disciplinas o objetivo central é procurar construir um elo, que facilite os conceitos mecânicos e procurar expor a biomecânica como conteúdo da Educação Física escolar nas seguintes dimensões: conceitual, procedimental e atitudinal. Os conceitos de movimento linear e angular e assim como os contidos nas três leis de Newton serão apresentados seguidos de exemplos simples, aplicação em movimentos específicos, terminando com aplicação nos movimentos em geral.



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