BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


A INÚTIL MÍDIA QUE MASSACRA E IMBECILIZA
(NELSON PASCARELLI FILHO)

Publicidade
"A mídia não é apenas a mensagem. A mídia é uma massagem. Estamos constantemente sendo acariciados, manipulados, ajustados, realinhados, e manobrados."(Joey Skaggs) Alguém, regido pelas densas amarras do lucro e das estratégias do poder sem limites, inventou as “24 horas de notícias” sem parar! Como se o cidadão comum precisasse disto...Informação rápida, precisa, atualizada e vinda de fonte segura, dá poder para se tomar decisões acertadas.O mercado financeiro, a Política, Ciência e os Aparelhos Ideológicos de Repressão do Estado necessitam de concatenar eficazmente com o ágil poder da informação, pois é através dele que se fortalecerá e manterá o status quo: mais do mesmo, velhos e conhecidos tentáculos do autoritarismo.Em tempos de esporte globalizado, como as Olimpíadas e a Copa do Mundo, a mídia 24 horas fabrica notícias rasas com teor medíocre que subestima a inteligência do espectador. Se o jogador marca um gol, faz-se uma matéria sobre a origem do nome dele, quais doenças que ele teve na infância, se roia as unhas, apelidos na adolescência, se apertava suas espinhas... Quanta inutilidade! Mas é preciso estar online 24 horas! Não importa como, o recheio é um detalhe e a embalagem é tudo!“Um caminhão tomba no interior de um vilarejo chinês, chovia forte, muitos feridos”. Com todo respeito ao sofrimento humano, mas o que um brasileiro fará com essa notícia? Que utilidade ela tem para o cotidiano da classe média que procura pagar as contas em dia? Nenhuma! Notícias que não servem para o cidadão tomar decisões acertadas, apenas efetivam a insanidade de quem as gerou.Insanidade porque essa mídia tão “on-line” visa ser pretensiosamente onipresente, onisciente e onipotente, mas que é parco semideus digital e manco, mera falácia hi-tec tão retórica, lixo-pseudo-informativo-não-reciclável!É preciso lembrar ao telespectador e ao internauta que ele tem o direito à inteligência e que pode e deve romper com essa verve rápida e hipnótica, que com o rótulo de informação, inunda-lhe a mente com abundante vômito de inutilidades.A mídia onipresente nunca ri de si, apenas debocha de quem paga a conta. Para Saber MaisFilmesO Quarto Poder. Costa-Gavras. EUA. 1997.Cidadão Kane. Orson Welles. EUA. 1941.LivroA Mídia e seus Truques. Nilton Hernandes. Contexto. 2006. Contato para Cursos: [email protected] mais: www.pascarellisciensead.com.br



Resumos Relacionados


- Políticas Educacionais De Uso Das Mídias Na Escola Básica

- O Globo

- Jornal De Notícias

- O Segundo Deus

- Mídia Sem Máscara



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia