Marketing Interno - How to light their fire - Parte 1
(Drake; Gulman e Roberts)
O Marketing Interno (M.I.) pode ajudar a criar empregados motivados através da prática de quatro tipos de comportamentos, denominados e comportamentos “E”: energizing, enabling, empowerment e ensuring. Drake, Gulman e Roberts (2005) sustêm que existem dois tipos de M.I.: um que engloba os processos de partilha de informação em curso e reconhecimento das contribuições dos empregados e uma iniciativa, a curto prazo, que auxilia no alcance de um objectivo particular. O primeiro tipo de M.I. descrito consiste na base para uma cultura saudável, em que o empregado opera tendo em conta a premissa de que esta actuação deve ser realizada tendo em atenção os restantes trabalhadores e o cliente externo. O segundo tipo de M.I. descreve-se como iniciativas, a curto prazo, tomadas com o objectivo de implementar um novo programa, adaptar à mudança, ultrapassar adversidades, entre outras. Sendo assim, é possível dizer que tudo começa com a cultura, que é o reflexo da filosofia, história e crenças partilhadas de uma organização. A cultura afecta inevitavelmente, o facto de os empregados aceitarem, ou não, a mudança, por exemplo, o que significa que se existir um desalinhamento com a cultura, os empregados poderão adoptar comportamentos resistentes à mudança. Desta forma, o M.I. comunica a visão da cultura da organização, auxilia no fortalecimento de uma cultura de marca que seja, já, poderosa e orienta os empregados para um determinado curso de acção. Assim, quando a cultura é comunicada os empregados apercebem-se de que os gestores aderem às crenças da organização e de que acreditam que os empregados desempenham um papel fundamental na organização.
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