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Resumo de "Memórias de um Sargento de Milícias" - Parte II
(Torrel Bombacea)

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Síntese do enredo - Parte II (CONTINUAÇÃO DA PARTE I: http://pt.shvoong.com/books/romance/2021492-resumo-memórias-um-sargento-milícias/)

Andando sem rumo, Leonardo encontra um grupo de jovens. Dentre eles está Tomás da Sé, que havia sido coroinha como ele, e Vidinha, mulata de vinte anos, cantora de modinhas. Leonardo passa a viver com os novos amigos. Na nova casa, moram duas mulheres viúvas e seus filhos: três moços e três moças. Uma das moças era amante de Tomás, dois primos disputavam Vidinha, que passa a ter um relacionamento amoroso com Leonardo. Os primos enciumados apresentam uma queixa ao Major Vidigal, alegando que Leonardo se aproveitava da ingenuidade de duas senhoras viúvas. Cria-se uma armadilha: numa "patuscada", ou seja, numa folia ou festa animada, Leonardo é preso pelo major e seus granadeiros sob o pretexto de vadiagem. Durante o caminho, Leonardo engana o major e corre pelas ruas do Rio de Janeiro sem ser alcançado pelos policiais. Enquanto tudo isso acontece, a comadre consegue arrumar um emprego no serviço real para Leonardo. Nesse emprego, Leonardo também cria confusões, envolve-se com a mulher de um toma-largura (criado do Paço Imperial). Desse episódio, Leonardo sai surrado pelo marido traído e é levado para a cadeia.
Após algum tempo, o toma-largura apaixona-se por Vidinha; esta já esquecera o namorado que fora preso. Enquanto isso, Leonardo torna-se soldado e passa a auxiliar nas batidas policiais de Vidigal. Em uma dessas diligências, Leonardo é incumbido de prender um bicheiro, Teotônio. No entanto, Leonardo facilita a fuga do contraventor e Vidigal, enfurecido com a traição, prende Leonardo. A madrinha, sabendo da prisão do afilhado, procura D. Maria e Maria Regalada, ex-amante de Vidigal, para que interceda a favor de Leonardo. Vidigal cede aos apelos das mulheres e liberta Leonardo. Nesse momento da narrativa, Luisinha já havia casado com José Manuel, que a submete constantemente a maus tratos. D. Maria, percebendo a infelicidade da sobrinha e o caráter interesseiro de José Manuel, prepara uma ação judicial contra ele. Essa discussão judicial não se realiza, pois inesperadamente José Manuel morre por uma espécie de derrame cerebral (apoplexia). Luisinha não sofre com a morte do marido e, já durante o velório, Leonardo volta a se interessar pela viúva, que parecia a ele mais desenvolta e bonita do que em épocas anteriores.
Após a morte de José Manuel, a comadre e D. Maria arranjam o casamento de Leonardo com Luisinha. Leonardo é promovido a sargento de milícias, casa-se com Luisinha e recebe uma carta do pai, que lhe devolvia a herança intacta que recebera do padrinho. A história encerra-se com um breve relato sobre a morte de D. Maria e de Leonardo-Pataca.
O final feliz para Leonardo reforça a sina proclamada pela madrinha "... para ele, não havia fortuna que não se transformasse em desdita, e desdita de que não lhe resultasse fortuna".

Algumas características do romance "Memórias de um Sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida:

- Ao contrário das obras típicas do Romantismo, em "Memórias de um Sargento de Milícias" os personagens não são idealizados.
- Justamente por não serem idealizados, os personagens podem cometer atos reprováveis. Assim, eles transitam entre o lícito e o ilícito - não há uma distinção clara entre o que é certo e o que é errado.
- Esse trânsito do lícito para o ilícito e vice-versa quebra o maniqueísmo romântico típico das outras obras desse período, como "Senhora", de José de Alencar, ou "A Moreninha", de Joaquim Manuel de Macedo. Ou seja, não há heróis e vilões - mesmo os personagens bons são capazes de atos ruins, e os personagens ruins são capazes de atos bons.
- O narrador muitas vezes interage com o leitor, conversando com ele, ironizando/debochando os personagens, e expressando juízos de valor.
- Estilo coloquial, mais próximo da linguagem falada.
- Retrato das classes populares da sociedade fluminese do século XIX, e não da alta sociedade.
- Este romance aproxima-se de algumas tendências realistas.
- Personagens tipificados, sem aprofundamento psicológico.
- Final feliz.
- Soluções fantasiosas para os problemas do enredo, recurso muito empregado nas obras românticas.
- Retrato do malandro (Leonardo), que é o herói da história.

Personagens:

Leonardo-Pataca: pai do herói da história - Leonardo. Vem de Lisboa, onde era mascate e torna-se oficial de justiça no Rio de Janeiro.
Leonardo: personagem principal da narrativa. É o anti-herói: vadio, malandro, mentiroso, vingativo, esperto.
Luisinha: sobrinha de D. Maria. Moça sem atrativos, apática, submissa, que se casa com Leonardo.
Compadre: barbeiro, adota Leonardo quando este é expulso de casa.
Comadre: madrinha de Leonardo. É parteira e protetora do herói.
Major Vidigal: é chefe de polícia, representa o poder policial.
D. Maria: dedica-se a lutar por questões judiciais, é rica e cria a sobrinha Luisinha.
Vidinha: toca viola e canta modinhas, é namoradeira, tem um breve caso amoroso com Leonardo.
José Manuel: homem aproveitador, violento, que se casa com Luisinha.



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