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Gestao parte 13
(rodrifinanceiro)

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COMUNICAÇÃO NA GESTÃO E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
 
O QUE É A COMUNICAÇÃO
 
Consiste na transferência e compreensão de um significado. Ora se a informação não for transmitida não ocorre sequer comunicação.
Tudo o que um gestor faz envolve comunicação. Sendo que uma Comunicação Efectiva não significa igual concordância das partes. No entanto, Comunicação Não Efectiva é a base para muitos problemas de gestão.
Comunicação Interpessoal à ocorre entre duas ou mais pessoas.
Comunicação Organizacional à Todos os padrões, redes e sistemas de comunicação na organização.
 
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
 
Elementos do Processo
 
Fonte da Informação – o emissor toma a iniciativa de comunicar.
Mensagem – expressa o propósito da comunicação.
Codificação – converter a mensagem (ou informação) em forma simbólica, afectada pela cultura organizacional, pelos técnicos, atitudes e conhecimento do emissor.
Canal – meio de transmissão da mensagem.
Descodificação – retraduzir os símbolos na mensagem, afecta pelas características do receptor.
Ruído – perturbações que interferem com a transmissão, recepção ou feedback da mensagem. A própria mensagem e o canal podem distorcer a comunicação. E o feedback também é sujeito às mesmas fontes de ruído.

Métodos de Comunicação Interpessoal
Existe uma ampla variedade de métodos de comunicação. E a escolha de um método deve reflectir:
- As necessidades do emissor
- As necessidades do receptor
- Os atributos da mensagem
- Os atributos do canal
 
Comunicação Não Verbal
Esta é uma comunicação sem palavras, e envolve:
- Linguagem Corporal – gestos, expressões faciais e outros movimentos do corpo que transmitem um significado.
- Entoação Verbal – ênfase que alguém dá às palavras ou frases que transmitem um dado significado.
Convém ter em conta que toda a comunicação oral é acompanhada por uma mensagem não verbal. Sendo que a comunicação não verbal tem um grande impacto.
 
Barreiras à Comunicação Interpessoal
Filtragem à a manipulação deliberada da informação de maneira a torná-la mais favorável ao receptor. Por exemplo, a comunicação ascendente é condensada pelos emissores para evitarem o excesso de informação nos receptores de “top-level”.
A extensão da filtragem é afectada por o número de níveis verticais na organização e pela cultura da organização.
Percepção Selectiva à o que as pessoas vêem e ouvem é influenciado pelas suas atitudes, background e experiência.
Emoções à a interpretação da mensagem é afectada pela forma como o receptor se sente (as emoções extremas não possibilitam a comunicação adequada).
Excesso de Informação à quando a informação disponível excede a capacidade de processamento. Esta gera frequentemente queixas dos executivos.
Defensibilidade à comportamento resultante de um sentimento de ameaça, esta dificulta uma comunicação efectiva.
Linguagem à o significado das palavras difere entre as pessoas com background diversos. Como por exemplo o Jargão, ou seja, uma terminologia especializada usada num grupo. Mesmo aqueles que falam a mesma linguagem podem usá-la muito diferentemente.
Cultura Nacional à conjunto dos valores culturais que afectam a forma como as pessoas comunicam (o individualismo versus o colectivo).
 
Formas de Ultrapassar as Barreiras à Comunicação Interpessoal
Usar Feedback à o gestor deverá colocar questões sobre a mensagem para determinar se ela foi percebida e entendida.
Simplificar a Linguagem à os gestores deverão estruturar as suas mensagens de forma a que sejam claras e simples, sem usar termos complexos, pois é necessário o receptor perceber a mensagem (só assim se atinge uma comunicação efectiva).
Active Listening à Muitos de nós somos maus a ouvir, pois não chega somente ouvir o que o emissor tem para nos dizer, é necessário “Ouvir Activamente/Atentamente”, ou seja, ouvir e tentar percepcionar o seu significado sem efectuar juízos ou julgamentos prematuros. “Active Listening” envolve:
- Empatia;
- Manter “eye contact”;
- Evitar interromper o emissor;
- Fazer questões.
 
Controlar as Emoções à as emoções perturbam e distorcem a transferência de um significado. Sempre que necessário o melhor será suster a comunicação até se recuperar a compostura.
Ver os Indícios Não Verbais à as acções devem estar alinhadas com as palavras, a mensagem não verbal deve reforçar a mensagem verbal.

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Comunicação Formal
É uma comunicação que segue a cadeia de comando oficial ou a comunicação requerida num posto de trabalho. Toma o lugar dentro do trabalho organizacional prescrito.
 
Comunicação Informal
Não é definida pela estrutura hierárquica das organizações. Preenche dois propósitos:
- Permite aos empregados satisfazerem as suas necessidades pela interacção social;
- Cria canais de comunicação alternativos, e frequentemente mais rápidos e eficientes.
  
Direcção do Fluxo Comunicacional
Descendente à os fluxos de comunicação que ocorrem de um gestor para os seus subordinados. Usado para informar, dirigir, coordenar e analisar os empregados.
Ascendente à fluxos dos subordinados para os gestores. Esta torna os gestores conhecedores dos sentimentos dos empregados. É uma fonte de ideias para a melhoria das operações. O montante de comunicação ascendente é afectado pela cultura da empresa, sendo que a confiança e enpowerment aumentam o fluxo ascendente, e um ambiente mecanicista e autoritário diminui o fluxo ascendente.
Lateral à fluxo comunicacional entre trabalhadores do mesmo nível hierárquico.
Diagonal à fluxo comunicacional que ocorre entre áreas de postos de trabalho e níveis organizacionais. Com esta existe um beneficio em eficiência e rapidez, (o email ).
 
Organizational Communication Networks
 
Gravinha
Uma rede informal que é activa quase em todas as organizações. Esta é uma importante fonte de informação. Identifica os problemas que os empregados consideram importantes e que produzem ansiedade. Pode, eventualmente, usar-se a gravinha para disseminar a informação importante. A gravinha não pode ser abolida.
 
Redes de Comunicação Organizacional
Combinação de fluxos verticais e horizontais numa variedade de padrões.



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