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Como Swatch salvou a indústria relojoeira suíça
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Esta semana, o paterfamilias da indústria relojoeira suíça, Nicolas G. Hayek, deu seu último suspiro. Hayek foi uma personalidade forte, mas mesmo aqueles que não mantêm relações cordiais com ele tem que reconhecer as suas realizações. Ele deixa um vasto império relojoaria que faz tudo de alguns dos relógios mais caros do planeta para o mais humilde dos componentes do relógio. Ele deixa também uma indústria de forma muito melhor, então quando ele se juntou a ele, e a razão pode ser encontrada em nome de sua empresa, o Grupo Swatch.

Big Bang, a Sony Walkmans, filo-faxes, computadores pessoais, a nouvelle cuisine, a água não de uma garrafa a torneira ... Durante a década de 1980, o mundo estava mudando rapidamente e parecia que o negócio de relógios suíços simplesmente não conseguia acompanhar.

Relógios electrónicos baratos, fino, preciso e moderno, a partir do Extremo Oriente apareceram pronta para extinguir uma relojoaria orgulhosa tradição de séculos. Parecia que em poucos anos o único lugar que você seria capaz de encontrar um relógio suíço seria um museu: a cultura parecia condenado. O que tinha sido uma vez uma indústria que empregava dezenas de milhares de pessoas estava em crise. De uma elevação de 84,4 milhões em 1974, o número de relógios e movimentos produzidos na Suíça, havia caído para 30,2 milhões em 1983.

E então veio Swatch.

Ainda me lembro da campanha de teaser no início de 1980 que prometia uma reflexão radical sobre o relógio de pulso. Quando eu vi meu primeiro Swatch em 1983, eu não estava muito certo o que fazer com ela. Na época, eu estava comprando relógios mecânicos antigos em lojas de sucata e de vendas confusão, por isso não foi o mercado-alvo, mas ainda pude ver que era interessante. O visor de cristal líquido piscando tinha tudo, mas substituído mãos se movendo ao redor do dial como a forma padrão de dar a hora do dia, mas aqui era um relógio que parecia anunciar um regresso ao método tradicional de contar o tempo e ainda não havia nada tradicionais sobre o resto. Era de plástico, para começar.

Em vez de tentar mascarar suas inexpressivos, ele revelou em sua acessibilidade e disponibilidade. técnicas de fabricação nova e radical, como a utilização de parte de trás do caso, como a placa de base sobre a qual o movimento local, teve reduzir drasticamente o número de componentes necessários para fazer um relógio. Em vez de ser encorajados a tratar um relógio como uma herança a ser zelosamente guardado, a Swatch foi para o aqui e agora, era para ser usado, apreciado e, em seguida, lancei. O "S" no início do nome do estado para "Suíça" e para "assistir" segundo. Aqui era algo radical: um relógio suíço para fins de semana e para se divertir.

Mas o génio da Swatch reside na sua capacidade aparentemente paradoxal de ser ambos simultaneamente alta qualidade e descartáveis. E o jeito que olhou era estrondo na tendência, em um ensaio elegante sobriedade: os numerais romanos preto sobre um mostrador branco com uma fita preta. Esta foi a idade preto fosco, numa época em design tratados nas linhas de popa e contrastes. Naquela época design era uma religião: não foi só passar a fazer produtos melhores, que ia salvar o mundo. Designers, nos anos 80 eram como estrelas do rock nos anos 70 e na década de 60 fotógrafos. E a Swatch foi o relógio - era elegante e democrática, de uma só vez, uma espécie de Bauhaus no pulso.

O epíteto de clássico "design" é, naturalmente, criminosamente maltratadas. Mas, como regra geral, se algo parece tão bom agora como o fez há quase 30 anos, e se ele ainda pode ser usado para a função que se destinava, então as chances são de que ele é uma parte permanente do projecto: critérios que um Swatch desde 1983 cumpre admiravelmente.

Logo a Swatch gerou o seu próprio estilo. Ficou legal para usar dois deles de uma vez, eles foram usados para manter rabos de cavalo no lugar e, naturalmente, a Swatch foi perfeito para quem quisesse jogar o jogo esnobismo inverso.

Desde então, centenas de milhões de Amostras foram vendidos em todos os tipos de cores. marketing da Swatch, também, é uma obra de brilho, posicionado como um produto pop eternamente jovem. Houve Swatches arte pelos gostos de Keith Haring, por Amostras de moda Vivienne Westwood, Amostras com pagers, Swatches que tocam música, Swatches que funcionam como passes de esqui, uma série de patrocínios de esportes radicais e da promoção de uma comunidade global dos coleccionadores. O resultado é uma marca como a Coca-Cola sem classes.

Mas como agora eu estou preocupado o legado mais duradouro de Swatch tem de ser a saúde, a crise não obstante, da relojoaria suíça hoje. Swatch ajudou a Suíça recuperar uma parte do mercado de massa.



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