Catch 22
(Joseph Heller)
Catch 22 é um romance extraordinário palavras e notável, não pode descrever a magnitude total do seu brilho.
O romance não é sobre o que me pode esperar inicialmente a partir de um olhar superficial, logo fica claro que o romance é virulentamente anti-guerra, e não a guerra, tal como a conhecemos.
Catch 22 não é sobre os americanos que lutam contra os alemães. É sobre a luta contra os militares americanos, a burocracia, e os homens que eles controlam. Embora seja definido durante a guerra, o romance também satiriza outros aspectos da vida depois da guerra durante a década de 1950 como o materialismo, a Guerra Fria e do comunismo e toda a paranóia que isso implicava. A novela mostra também a loucura ea falta de lógica em tratar todos da mesma maneira e como organizações burocráticas estão destruindo nossa individualidade.
O romance é ambientado durante a Segunda Guerra Mundial na ilha de Pianosa em uma base aérea norte-americana.
O personagem principal é Yossairan que é um membro de uma tripulação de um bombardeiro. Ele costumava se considerar um patriota, mas depois de uma série de eventos, como a terrível morte de seu amigo. Ele também cresce a desprezar Coronel Cathcart que faz seus homens voar a missão. Yossarians único objectivo agora é sobreviver à guerra e já não se importa atingir seu objectivo países.
Yossarian muitas vezes finge que ele é mentalmente ou fisicamente doente, na esperança de que ele é transferido para o hospital. Por várias vezes ele envenenou sua própria comida ou falsificar informações para que as autoridades acreditam que eles têm bombardeado um site que foi deixado intacto. Seus métodos podem não parecer muito nobre, mas em um nível mais profundo, pode-se ver a natureza trágica de sua existência, a qualquer momento, o comandante militar, que determinam o seu destino poderia matá-lo. O coronel encarregado não têm interesse em estratégia e ganhar a guerra. Os homens voar missões na esperança de que ele pode ser promovido.
O título do livro refere-se a uma política, que afirma que se uma pessoa está mentalmente desequilibrado, em seguida, essa pessoa pode ser fundamentada e não terá nenhuma missão para fazer mais. No entanto, se Yossarian diz ao médico que ele é louco, então deve significar que ele é sensato, é uma situação sem vitória.
Yossarian não é capaz de sair da situação assim que tem que voar mais de missão para o Coronel Cathcart. Yossarian é retratado como a luta contra a impotência individual contra a burocracia, sem rosto desumanizado.
Outro aspecto importante deste livro é a sua sátira da Guerra Fria. O medo e a paranóia são evidentes quando os funcionários são vistos lutando entre si. Heller também é crítico de Joseph McCarthy, um senador que muitos funcionários públicos acusados de apoiar ou estar activamente envolvido com o comunismo. Pouca evidência foi produzida por McCarthy para apoiar as suas reivindicações, mas o pânico espalhou acusações entre os funcionários muitos dos que perderam seus empregos ou foram colocadas na prisão.
Essas ações são satirizados em incidentes, tais como declarações de lealdade aos homens devem fazer e a zombaria do julgamento Clevinger
Existe uma grande variedade de personagens em Catch 22, a maioria dos quais nem louco, de uma forma ou de outra, de uma maneira isso mostra como a loucura da guerra é reflectido na loucura da vida diária.
Heller tenta mostrar como o desprezo com que trata seus homens seu próprio transforma em pessoas cada vez mais indesejável. Por exemplo, o homem tornou-se tão Aarfy torcida que quando ele joga a mulher para fora da janela, ele não mostra nenhum remorso por isso.
Outro personagem Milo Minderbinder tornou-se tão ávidos pelo espólio de guerra que ele rouba de seus companheiros soldados e vende os itens no mercado negro. Eventualmente, ele ainda organiza o bombardeio de sua própria base, porque os alemães lhe pagou.
É um mundo louco, você tem Coronel Cathcart, que continua a oferecer os seus próprios homens para missões mais perigosas apenas para que ele possa aumentar sua própria reputação. Yosarrian vida em um mundo louco cercado de pessoas, o pensamento só são o que resta é o que o leva a permanecer vivo.
Um precisa de olhar mais profundo deste livro para localizar a sátira e descobrir as verdades que ele está tentando revelar. Como tal, é um romance que melhora a cada leitura, e sua mensagem é tão importante hoje como quando foi escrita.
Resumos Relacionados
- Pegue 22
- Catch 22
- Changi
- Catch-22
- Ninguém Escreve Ao Coronel
|
|