Criatividade pode ser ensinada?
()
Um artigo recente da revista Newsweek oferece uma leitura bastante alarmante, no qual a manchete principal é que as contagens de criatividade (como medido por testes de Torrance) entre crianças E.U. tem vindo a diminuir desde 1990. Segundo o artigo, é o grande número de jovens, crianças do jardim de infância através da sexta série, para quem a queda é "mais grave".
Isso claramente coloca a questão imediata do "porquê"? culpados em potencial incluem as crianças passam mais tempo com televisão e jogos de vídeo, contra a prática de actividades criativas - e da falta de desenvolvimento da criatividade em nossas escolas. Em suma - não há nenhum esforço concertado e organizada para estimular a criatividade.
artigo da Newsweek bateu muito perto de casa para nós - afinal, a criatividade é a fonte de todas as ideias que nós seguimos, ajudar a difundir e incentivar. As implicações da redução da criatividade é maior (e mais perigosa) do que aquilo que tem estritamente para as artes tradicionais ", a criatividade é necessária para o engenheiro de soluções para políticas (relações internacionais, cuidados de saúde), estratégia de negócios (o crescimento), técnico (resolver unmet necessidades) e os desafios culturais.
Dito isto, o que pode ser feito para inverter esta tendência? Criatividade pode ser ensinada? Conforme estabelecido pela revista Newsweek, o mais recente em pesquisa em neurociência ajuda a lançar luz sobre a primeira parte desse quebra-cabeça - como o trabalho é a criatividade em nossos cérebros?
Quando você tenta resolver um problema, você começa concentrando-se em fatos óbvios e soluções familiar, para ver se a resposta está lá. Este é um estágio na maior parte esquerda do cérebro do ataque. Se a resposta não vem, os hemisférios direito e esquerdo do cérebro activar juntos. Redes neutrais no lado direito scan memórias remotas que poderia ser vagamente relevante. Uma vasta gama de informações que normalmente é distante sintonizada fica disponível para o hemisfério esquerdo, que busca padrões invisíveis, significados alternativos, e as abstracções de alto nível.
Tendo vislumbrado tal conexão, o lado esquerdo do cérebro deve bloquear rapidamente dentro nele antes que ele escapa. O sistema de atenção deve inverter radicalmente as artes, passando de atenção defocused a atenção extremamente focado. Em um instante, o cérebro reúne estes pedaços diferentes de pensamento e de liga-los em uma única ideia nova que entra a consciência. Esta é a aha! "Momento de introspecção, muitas vezes, seguido por uma centelha de prazer como o cérebro reconhece a novidade do que é vir acima com.
Agora, o cérebro deve avaliar a ideia de que apenas gerado. Vale a pena perseguir? Criatividade requer mudança constante, os pulsos de tanto liquidificador o pensamento divergente e pensamento convergente, para combinar a informação nova com ideias velhas e esquecidas. pessoas altamente criativas são muito bons no empacotamento de seus cérebros para o modo bilateral, e os mais criativos que sejam, mais eles dual-ativar.
Citando exemplos de pesquisas actuais e dos avanços feitos em escolas particulares E.U., o artigo demonstra que as actividades particular pode realmente ajudar a cultivar a criatividade. O que há de comum sobre programas bem-sucedido é que o pensamento divergente máximo alternativo com surtos de pensamento convergente intensa, por vários estágios. Quando a resolução de problemas desafios (ou seja, como podemos reduzir o nível de ruído causado pela construção de uma biblioteca externa?) São aplicadas de forma sistemática para o processo quotidiano de trabalho ou de escola, melhora a função cerebral.
Além disso, a pesquisa identificou factores específicos que podem ajudar a ensinar mais, cultivar e incentivar a criatividade:
- Adultos altamente criativas tendem a crescer em famílias que contém os opostos. Os pais encorajados singularidade, ainda proporcionou estabilidade. Eles eram altamente sensíveis às necessidades dos miúdos, mas desafiou as crianças a desenvolver habilidades. Isto resultou em uma espécie de adaptabilidade: em tempos de ansiedade, de regras claras poderia reduzir o caos, mas quando as crianças estavam entediados, eles poderiam buscar a mudança, também. No espaço intermediário entre a ansiedade e o tédio era o lugar onde a criatividade floresceu.
- Adultos altamente criativas frequentemente cresceu com dificuldade. Dificuldades, por si só não leva à criatividade, mas os miúdos força para se tornar mais flexível, flexibilidade e ajuda com a criatividade.
- Na infância, tipos distintos de jogo livre estão associados com alta criatividade. Role-playing ajuda a desenvolver a capacidade de analisar situações de diferentes perspectivas. Tocar serve como um porto seguro para trabalhar com os pensamentos e as emoções proibidas.
- No meio da infância, criando paracosms fantasias de todo mundos alternativos - picos de 9 ou 10 anos, e é um sinal muito forte de criatividade futuro.
- As pessoas criativas tendem a apresentar modos activo e afecto positivo. Eles não são particularmente felizes contentamento é uma espécie de complacência pessoas criativas têm raramente. Mas eles estão comprometidos, motivados e abertos para o mundo.
Resumos Relacionados
- Criatividade
- Criatividade E Inovação
- O Poder Da Criatividade
- O Que Um Lider Deve Pedir A Deus Diariamente.cp30
- Criação E Criatividade
|
|