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Métodos e técnicas no uso das novas tecnologias
(Eliete Cássia da Silva)

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Métodos e técnicas no uso das novas tecnologias

Na chamada sociedade do conhecimento o uso das novas tecnologias do contexto educacional esta cada vez mais presente. As novas ferramentas trazem novas perspectivas e muitos desafios. As possibilidades de incrementar as aulas, mostrar outras fontes de ensino e pesquisa, motiva alunos e professores. Entretanto, o desafio esta na seleção e uso dessas tecnologias no ambiente escolar. Desse modo, faz-se necessário um estudo criterioso das necessidades educacionais de cada aluno, para que o computador (principal objeto tecnológico), seja usado de forma correta, e não vire canal para distração, tornando-o prejudicial ao desenvolvimento dos alunos, quando deveria atuar para a capacitação dos mesmos.
O uso das novas tecnologias
O uso das novas tecnologias tem como principal objetivo ativar o raciocínio lógico e cognitivo do aluno, assim como atuar como uma ferramenta motivadora no ambiente escolar. A internet pode permitir a comunicação e o compartilhamento de recursos e dados entre os alunos e destes com outras pessoas em sua rua e ao redor do mundo. Uma das maiores vantagens da Internet é que ela é uma ferramenta que fornece acesso a uma enorme quantidade de informações que estão disponíveis em todo o mundo. Assim, as tecnologias de informação, como as comunicações em rede, publicações eletrônicas, hipermídia, bases de dados online, hipertexto, rádio, televisão, internet, jogos educativos, dentre outros, são recursos didáticos ao alcance dos professores. O desafio consiste na escolha do método e da técnica de ensino, bem como o recurso didático tecnológico mais adequado para conduzir a aprendizagem dos alunos.
Nesse sentido vários autores apresentam suas contribuições teóricas para facilitar a escolha dos melhores softwares educativos. Abaixo os principais teóricos e suas teorias:
Ø SKINNER- O ser humano é resultado da herança genética e das experiências que adquire na interação com o ambiente. Skinner afirma que o que ocorre na mente não causa o comportamento, mas é um resultado periférico ou colateral do comportamento. O Software educativo deve ter uma seqüência efetiva, uma aprendizagem multidimensional.
Ø GANGNÉ- A aprendizagem é um processo que ocorre internamente e é verificado com a mudança comportamental persistente. O software tem que atender a oito fases no processo de aprendizagem.
1. Motivação
2. Apreensão
3. Aquisição
4. Retenção
5. Lembrança
6. Generalização
7. Desempenho
8. Feedback
Ø BRUNER – (não possui teoria Apr. Completa)
Tem como ponto a participação ativa da criança, formando a aprendizagem por descoberta. Estágios desenvolvimento mental.
Inativa – representa eventos passados.
Icônica – A crônicas percebem o ambiente e transforma em imagens.
Simbólica= Os elementos do ambiente não precisam estar presentes no tempo e em ordem. Seu ambiente é interno e inclui historicidade e arbitrariedade.
Ø PIAGET:
Conceitua a aprendizagem com a aquisição realizada em função da experiência ao longo do tempo.
O Aprendizado ocorre através da maturação biológica.
1- Desenvolvimento da inteligência.
2- Aquisição de novas respostas para determinadas operações mentais.
O software educativo deve trabalhar com diferentes estilos de aprendizagem.
As ferramentas mais usadas na internet:
Chat; Fórum e E-mail
Ø Forum - é uma ferramenta para páginas de internet,destinada a promover debates através de mensagens publicadas abordando uma mesma questão.
Ø Chat - significa bater papo com outros usuários da internet, usado como forma de passatempo.Permite a comunicação de forma mais interativa e dinâmica
Ø E-mail Método eletrônico usado para compor, emitir e receber mensagens de comunicação na internet .
Considerações finais
As tecnologias de comunicação não substituem o professor, mas modificam algumas das suas funções. A tarefa de passar informações pode ser deixada aos bancos de dados, livros, vídeos, programas em CD. O professor se transforma agora no estimulador da curiosidade do aluno por querer conhecer, por pesquisar, por buscar a informação mais relevante. Num segundo momento, coordena o processo de apresentação dos resultados pelos alunos. Depois, questiona alguns dos dados apresentados, contextualiza os resultados, os adapta à realidade dos alunos, questiona os dados apresentados. Transforma informação em conhecimento e conhecimento em sabedoria.



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