BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Breves CONSIDERAÇÕES SOBRE A INTEGRAÇÃO DO ALUNO-ENFERMO COM A ESCOLA
(NELSON PASCARELLI FILHO)

Publicidade
"O que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade."(Karl Mannheim)No processo de integração do aluno-enfermo com a escola, é importante ressaltar estas ações a serem exercidas pelos gestores e professores:? Manter o foco da educação inclusiva, os seres humanos possuem diferenças e o cenário educacional deve adaptar-se a todas as crianças sem excluí-las;? Promover acolhimento e aprendizagens significativas concatenadas com necessidades de cada aluno;? Minimizar o impacto do período de hospitalização da criança através atendimento psicopedagógico permanente, assim sua socialização e desenvolvimento cognitivo não ficarão mitigados;? As atividades pedagógicas realizadas no âmbito hospitalar devem permitir que a criança mantenha o vínculo com a vida, retomando e re-significando seu cotidiano; ? Estudar no hospital diminuirá a defasagem na aprendizagem, evitando que ocorra a exclusão escolar; ? Urge esclarecer as famílias e todos os gestores educacionais que é direito das crianças estudarem durante o período de hospitalização; ? Os educadores devem pontuar para as famílias que as crianças precisam aprender a conviver com as diferenças humanas e é assim que se formam cidadãos com responsabilidade social e promove-se a alteridade; ? As intervenções psicopedagógicas devem eliciar na criança hospitalizada a descoberta de potencialidades e possibilidades a serem exploradas, fortalecendo a auto-estima e o autovalor;? Promover constante capacitação docente através de reuniões pedagógicas, discussões de casos clínicos, seminários, grupos de estudos e ficar atento à saúde mental de todos os envolvidos nesse desafiador processo de resgate da dignidade de quem tão jovem já enfrenta os limites da vida flertando com a morte.Para Saber MaisLivroTeoria e Prática na Pedagogia Hospitalar – Novos Cenários, Novos Desafios. Patricia Lupion Torres e Elizete Lucia Moreira Matos, Organizadores. Editora Champagnat. 2010.FilmeDoutores da Alegria. Mara Mourão. Brasil. 2005.Contatos para [email protected] mais: www.pascarellisciensead.com.br



Resumos Relacionados


- Crianças Com Necessidades Educacionais E A Psicopedagogia

- Educação Antes De Tudo E Todos Pela Educação

- A TrajetÓria HistÓrica Da InclusÃo Da CrianÇa Especial Na EducaÇÃo

- Ciencia Da Aprendizagem E ConstruÇÃo Do Pensamento

- Reflexões Sobre Alfabetização



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia