Didática como Reflexão Sistemática: a prática educativa intencional
(MARCOS MASETTO)
RESENHA CRÍTICA
GRIGÓRIODUARTE NETO
MASETTO, Marcos. Didática: a aula como centro. (Coleção aprender e ensinar). 4 ed. São Paulo: FTD, 1997. Pág. 13.
A presente resenha crítica é direcionada a todos aqueles que, em ambientes escolares e/ou não-escolares, exercem a prática pedagógica profissional, pedagogos, licenciados, assim como estudantes de Educação que queiram usá-lo em seus trabalhos. A mesma, para que fosse redigida, necessitou dos auxílios de leitura em obras como Administração Escolar: Introdução Crítica (de Vitor Henrique Paro) e Pedagogia e pedagogos, para quê? (de José Carlos Libâneo), assim como outros textos-base que enriquecessem o diálogo produtivo com o leitor, facilitando a interpretação.
A Didática, como disciplina eminentemente pedagógica e integradora do fazer pedagógico-docente, do ensino-aprendizagem, estuda as teorias do ensino e de aprendizagem aplicadas ao processo educativo escolar e não-escolar. Ora permitindo que o professor/educador (re)dimensione seu trabalho a favor de obter resultados satisfatórios, ora reconhecendo no aluno/educando o real software motor da aprendizagem escolar ou inserida na prática educativa inerente às relações globais da sociedade neste imenso computador que é o sistema de ensino/educacional.
Quando falamos que o aluno é um software, metaforizando as relações de trabalho escolar, não estamos automatizando ou apenas instrumentalizando o fazer pedagógico e, tampouco, favorecendo interpretações parcializadas no sentido processo-produto.
Neste sentido, concebemos o aluno educado tanto como processo do que é realizado, já que é um ser ativo e sujeito responsável pelo conhecimento, quanto produto do que se espera dele em um determinado ou dado momento sócio-histórico-cultural.
A Didática, assim, é uma área da Pedagogia para a qual convergem diversos ramos do conhecimento humano: Filosofia, Sociologia, Psicologia, Antropologia, História, Política, Teorias da Comunicação, entre outras. Sendo que há muito tempo, e de forma organizada e sistematizada, vem estudando e pesquisando seu arcabouço teórico-metodológico na busca de questões norteadoras para o ensino, a prática educativa intencional.
Podemos, então assim, desmistificar a dualidade teoria e prática, resguardando à Didática o estudo pormenorizado e aprofundado sobre os processos de ensino e de aprendizagem, concebendo-a como uma unidade da práxis pedagógica em prol do saber elaborado, historicamente acumulado e culturalmente organizado pela humanidade.
Resumos Relacionados
- Utilização Da Tecnologia Na Escola
- Didática: Metodologias De Ensino E Estágio
- A Legitimação Psicológica Do Insucesso Escolar E A (des)responsabilização Dos Professores
- Pedagogia De Projetos Proposta Triangular
- A Construção Da Didática Numa Perspectiva Histórico-crítica - Parte 1
|
|