BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Um FARISEU NO TEMPLO
(ANTONIO LUIZ ZEVIANI COMENTA- LUICAS 18.9-14)

Publicidade
UM FARISEU NO TEMPLO - 26/07/2010- 418 -
                      (LUCAS 18.9-14) Neste trecho da palavra de Deus nós encontramos dois tipos de pessoas e de comportamentos antagônicos, um tinha a posição de orar de pé e informava em voz audível a sua fidelidade, como participava da vida do templo e o outro não tinha coragem de levantar a sua voz e o seu rosto para ser visto, ouvido e avaliado. Pouco se referencia sobre o templo onde o povo se reunia para celebrarem as suas festas, sabendo apenas que o lugar onde se encontravam que era o templo, eles, ali cultuavam a Deus, e cada um à sua forma.   O fariseu olhava de si para si, e sua oração também era para si. O publicano (cobrador de impostos) era acusado pelo povo como um roubador do caixa daquela exatoria. Ele chamou para si toda a culpa do julgamento daquele povo, embora nada devesse. Em sua oração limitava-se apenas em dizer: Sê propício a mim pecador e assim ele orava a Deus com o coração contrito, entristecido sendo julgado sem culpa sobre si lançado. O templo era o lugar onde aquele povo se reunia e ainda hoje o fazem e ali trazem as suas ofertas, os dízimos, se reuniam para aas suas festas, consagrações, sacrifícios e holocaustos. Outros, no entanto, nos dias atuais vão para se encontrarem com alguém pretendente, olhar o vestuário de quem se veste bem, quem chega atrasado, e às vezes por falta de postura são chamados a se portarem de forma ordeira e descente. Outros chegam a participar da comunhão dos santos e depois saem comentando tudo o que viu e ouviu. O que são hábitos? São costumes que perduram por determinado tempo com a mesma freqüência ou intensidade. Uns tem hábito de irem ao mercado ou banco ou lojas em determinado dia da semana, freqüentar restaurantes com a família, ir ao banco pagar contas e fazer os depósitos e assim por diante. Nestes versículos Jesus se ocupava em observar as pessoas, como se portavam e qual era o real motivo de irem ao templo. O que aconteceu como dever de servir ao Senhor, e qual a postura deste povo que se dizia religioso. Hoje não somos diferentes, muitos vão à igreja (templo) para conversar com amigos, fechar negócios, mostrar o lançamento de um novo perfume, ou namorado, ou ainda pelas roupas curtas mostrarem parte do corpo que poderia estar coberta. Outros vão à igreja para levarem sua gratidão, mas como o fariseu dizia em sua oração que não era adúltero, roubador ou ainda pecados como o outro, e assim mostrar aos demais o tamanho da sua arrogância. O outro, no entanto como dito anteriormente foi para justificar o seu pecado e assim receber o perdão de Deus, e em silencio o fazia, pois quem assim procede em secreto também é abençoado e perdoado. Deus ouve a oração do simples e o justifica do pecado e da ira vindoura. Podemos citar um exemplo e modelo de oração como o profeta (DANIEL 10.10-21). Ele orava a Deus e apresentava as suas culpas, pecados, petições para o povo e para o rei. Chegou a cobrar de Deus a providência do seu pedido, e em resposta ouviu do Senhor que a demora em enviar o anjo atendendo o seu pedido foi em decorrência das lutas no reinado da Pérsia, pois o inimigo não queria permitir que o anjo trouxesse a Daniel a provisão do que ele precisava e por isso ele apresentou diante de deus a sua oração. Amigo eu quero lhe dizer que muito pode por sua eficácia a oração de um justo (TIAGO 5.16) Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação. Ir ao templo orar e confessar não é apenas uma ação protocolar, mas de reconhecimento da presença de Deus, do local onde todos se reúnem com o mesmo propósito e sem atentar para a forma física dos demais, qual a roupa e até mesmo a forma de dirigir as palavras, pois a boca fala do que está cheio o coração. (LUCAS 6.45) O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. Tome você também uma acertada decisão de ir ao templo, orar a Deus, participar dos trabalhos quando possíveis, fazer a sua oferta ou dizimar, se tiveres um testemunho que possas apresentar á igreja das bênçãos que Deus tem lhe concedido uma oportunidade com vitória, uma restauração, um livramento de um acidente, tudo isso é importante quando você colocar em primeiro plano que tudo foi possível porque deus esteve contigo e lhe concedeu esta bênção maravilhosa. Deus não está preocupado com o teu dinheiro, pois dele é o ouro e a prata. (AGEU 2.8) Minha é a prata, e meu é o ouro, diz o Senhor dos exércitos. Deus quer a consagração da tua vida, confesse o teu pecado.
ORAÇÃO - Senhor nosso Deus e nosso Pai, neste instante quando a Tua palavra tocou o meu coração me direcionando para o teu altar santo, onde eu posso confessar arrependimento pelo meu pecado, eu Te peço Senhor muda a minha vida perdoando o meu pecado. Por Cristo Jesus hoje e sempre. Amém.

ANTONIO LUIZ ZEVIANI



Resumos Relacionados


- Vá Ao Templo Enquanto é Tempo.

- Uma Oração Eficaz

- Oração Por AuxÍlio Divino

- Vida Com PropÓsito Para Deus

- Progredir Sempre Retroceder Jamais



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia