Musashi
(Eiji Yoshikawa)
Grande conhecido da literatura japonesa, "Musashi", de Eiji Yoshikawa, trata da história de Miyamoto Musashi, um famoso samurai do período Edo, tempo dos xoguns. O autor narra a tragetória de seu personagem em busca do seu maior sonho: se tornar o samurai mais forte de seu tempo. Para isso, ele viaja por todo o Japão afim de aperfeiçoar o seu estilo de luta, conhecido como Escola de Duas Espadas, e desafiar a todos aqueles que são considerados mais fortes que ele.
A história começa então com a batalha de Sekigahara, onde se inscreve para lutar junto de seu melhor amigo Matahachi. Após o fim da guerra, de resultado negativo para seu lado, Musashi e seu melhor amigo Matahachi se escondem em um casebre onde mora uma senhora de nome Okoo e sua filha chamada Akemi. Por ironia do destino, as tropas inimigas encontram seu esconderijo e vão atrás deles, fazendo assim com que Musashi e Matahachi se separem. É neste ponto da história que se inserem mais cinco personagens: Ostu, noiva de Matahachi, Tio Gon e Obaba, tio e mãe de Matahachi, respectivamente, Monge takuan, amigo de varias figuras importântes do Japão e Comandante Aoki, pai de Joutaro (futuro discípulo de Musashi). Otsu é predestinada para se casar com Matahachi, porém seu verdadeiro amor é por Musashi, que o retribui. Obaba idolátra seu filho e possui ódio mortal de Musashi. Junto de Tio Gon viaja por todo Japão a procura de seu filho e com o intuito de matar Musashi, reestabelecendo assim a honra da família (pois acredita que Musashi foi o culpado de arruinar a vida de seu filho, ao levá-lo para a guerra). Monge Takuan prende Musashi logo após ter abandonado a casa de Okoo com o intuito de lhe aplicar um corretivo (uma vez que sua aldeia o odiava): dependurá-o em uma árvore e lá o deixar por alguns dias, até soltá-lo e instruí-lo para que começasse sua grande jornada. O comandante Aoki tenta ter um caso com Otsu, mas é rejeitado e desmoralizado, perdendo seu emprego e sendo obrigado a abandonar mulher e filho. Seu filho, Joutaro é obrigado a trabalhar em um bar até ser resgatado por Musashi.
Depois de ser castigado e reeducado por monge Takuan, Musashi parte em sua jornada com seu discípulo Joutaro na busca pela perfeição. Deixa para trás seu amor Otsu e sua antiga vida. Em seu encalço estão Obaba e Tio Gon, buscando a vingança. Seu amigo Matahachi continua a morar com Okoo e acaba por se casar com ela. Como não trabalha, vive as custas do dinheiro de sua mulher. Musashi parte para seu primeiro desafio: enfrentar a academia Yoshioka (a de maiores adeptos do Japão). Não consegue terminar seu duelo e pretende voltar depois para terminar o que começou.
Até aí, acredita que o caminho para alcançar seu sonho é a força. Porém, ao tentar enfrentar o Grão-Mestre do castelo de Shoyagyu, Sekishusai, percebe que de nada adianta a sua força se não sabe dominar o seu espírito. Larga novamente tudo que conquistou para reiniciar uma nova jornada em busca da perfeição espiritual. Vê pela última vez sua amada Otsu, que estava no castelo como pretesto de auxiliar nos cuidados do Grão-Mestre (uma vez que esse é uma pessoa de idade avançada), deixa seu discípulo Joutaro com ela e parte sozinho. Durante todas as centenas de páginas seguintes, Eiji Yoshikawa conta dos sucessos de Musashi em suas batalhas contra seus diversos adversários, como Shishido Baiken, Denshichiro e Seijuro, herdeiros da academia Yoshioka entre diversos outros. Ganha fama por todo o Japão e se torna popular entre as classes de guerreiros, que sonham em duelar com ele. Por outro lado, seu amigo Matahachi segue um caminho decadende. Após ser expulso por Okoo de sua casa, vive na linha da pobreza e para tentar conseguir prestígio, usa a identidade de outro samurai famoso, conhecido como Sasaki Kojiro. Akemi se separa de sua mãe Okoo e passa a ser perseguida por Seijuro, que diz amá-la.
A fama de Musashi e Kojiro (o verdadeiro), aumentam a cada dia que passa. Ambos buscam um emprego como mestre espadachim de um nobre. Kojiro logo consegue uma boa ocupação, mas Musashi nega todos os pedidos a ele oferecidos, pois quer se aperfeiçoar ainda mais. Durante suas viagens, obtém mais dois discípulos: Iori (um menino orfão que Musashi conhece ao passar uma temporada em uma aldeia) e Muso Gonnosuke, (jovem que, junto de sua mãe, conhece Musashi e o desafia para uma luta. Após ser derrotado, une-se ao ser adversário para poder aprimorar sua técnica). Matahachi é desmascarado pelo verdadeiro Kojiro e passa a viajar com Akemi, com quem tem um caso. Otsu sai em uma longa viagem com Joutaro em busca de Musashi. Joutaro acaba por se perder de Otsu e vira refém de um ladrão, conhecido por ser uma boa pessoa, quando na verdade assalta castelos de xoguns. Otsu continua sua viagem a procura de joutaro e Musashi.
A história termina com a famosa batalha entre Musashi e Kojiro na ilha de Ganry?jima. Musashi ganha de Kojiro após uma intensa batalha. Matahachi acaba por se casar com Akemi, com quem tem um filho. Joutaro se reencontra com seu pai Aoki, que consegue novamente seu cargo de general. Monge Takuan continua a viajar pelo Japão. Musashi, após ganhar a batalha, parte em uma longa viagem e raramente foi visto, se tornando uma lenda.
Resumos Relacionados
- Musashi
- O Livro Dos Cinco Anéis
- O Livro Dos Cinco Anéis
- Samurai
- Livro Dos Cinco Anéis
|
|