Buda E BRAHMA
()
Buda é uma figura histórica e a 9a. encarnação de Vishnu. A concepção lembra o cristianismo: sua mãe sonhou com um elefante branco segurando uma flor de Lótus na tromba. Quando ele nasceu, sua mãe o pariu pelo lado do corpo. Brahma e outros deusas seguraram a criança, que deu 7 passos e começou a falar.
Em sua forma humana ele era o príncipe Gautama, que vivia cercado de luxo e beleza. Mas durante um passeio viu a dor, a velhice e a doença, abandonou o palácio e viveu 7 anos na floresta, meditando em busca da iluminação.
Certa vez, sentou-se sob uma figueira para entender o sofrimento. Os deuses se alegraram no céu, mas Mara, o deus da morte e da sedução, tentou distraí-lo sem sucesso. Depois de 49 dias, Gautama atingiu a iluminação e se tornou Buda, o Iluminado. Brama então o incentivou a deixar a floresta e iniciar uma pregação. O budismo, que nasceu de uma costela do hinduísmo, tornou-se uma religião que se espalhou pelo sul da Ásia até chegar ao Japão.
Brahma: Parte da trindade maior hindu, é o criador do Universo - ou melhor, dos muitos universos cíclicos. Alguns relatos o apresentam surgindo do umbigo de Vishnu. Outros apontam que apareceu de um ovo de ouro chamado Hiranyagarbha.
Resumos Relacionados
- Sidarta
- A Vida E O Pensamento De Buda
- Buda
- Buda: A História De Um Iluminado
- Buda Siddhartha Gautama
|
|